Buscar

CONTABILIDADE PÚBLICA AULA 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE PÚBLICA -Aula 6 
Ao observar um Balanço Orçamentário que demonstra um montante de execução da despesa inferior ao da arrecadação da receita, pode-se afirmar que ocorreu: um superativ da execução.
Quanto à Demonstração dos Fluxos de Caixa, de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional, é correto afirmar que o fluxo de caixa das atividades de investimento: inclui os recursos relacionados à aquisição e à alienação de ativo não circulante.
O art. 113 da Lei nº 4.320/1964, dentre outros aspectos, atribuiu competência ao Conselho Técnico de Economia e Finanças do Ministério da Fazenda para atualizar os anexos à referida Lei. Com a extinção deste Conselho, que órgão exerce atualmente essa função? Secretaria do Tesouro Nacional.
O Art.101 da Lei 4.320/64 determina que os resultados gerais do exercício sejam demonstrados através dos seguintes demonstrativos contábeis: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais.
A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidenciam as alterações ocorridas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária e o resultado patrimonial do exercício e pode ser elaborada de acordo com um dos dois modelos: Modelo Sintético e Modelo Analítico.
Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens, exceto: os saldos das contas representativas das disponibilidades financeiras.
Quanto à frase "As notas explicativas são consideradas parte integrante das DCASP e visam a prestar informações adicionais com o objetivo de facilitar a compreensão das demonstrações contábeis por parte dos seus diversos usuários, razão pela qual devem ser claras, sintéticas e objetivas", podemos afirmar que: Está correta, pois as notas explicativas são consideradas parte integrante das demonstrações e as demais afirmativas da sentença também são verdadeiras.
Dentre as demonstrações contábeis apresentadas pelo governo, conforme Lei 4.320/64, há uma que demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas, que é o: Balanço Orçamentário
De acordo com Lei 4.320/64, o balanço patrimonial destina-se: Apresentar a situação das contas patrimoniais em dado momento,
O Balanço Financeiro demonstra: As receitas e a despesas orçamentárias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécies provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, inclusive a Lei nº. 4.320/64, são demonstrações contábeis das entidades definidas no campo da contabilidade aplicada ao setor público: Balanço Patrimonial, Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Demonstracoes das Variacoes Patrimoniais, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
Entre as opções abaixo, assinale aquela que não faz parte do conjunto de Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP): Demonstração do Resultado do Exercício.
O Balanço Patrimonial previsto na Lei 4.320/64 difere em sua forma de apresentação da estrutura exigida pela Lei 6.404/76. No Balanço Patrimonial da contabilidade pública, os elementos patrimoniais são separados primeiramente em: financeiros e não financeiros, tanto para o ativo como para o passivo;
A atividade de administração patrimonial demanda a interação dos setores de patrimônio, contabilidade e almoxarifado e consiste na execução de diversas tarefas, dentre as quais podemos citar: Classificação dos bens.
Com base na Lei no 4.320/64 (Normas Gerais de Direito Financeiro), assinale a alternativa correta quanto aos balanços. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, bem como indicará o resultado patrimonial do exercício.
ADAPTADA-UNIVAP (CONCURSO PÚBLICO-TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO) De acordo com as normas de direito financeiro estabelecidas na Lei nº 4320/64 aplicáveis à União, Estados, Distrito Federal e Municípios são demonstrações contábeis: Balanço patrimonial, Balanço orçamentário, Balanço financeiro e Demonstração das variações patrimoniais.
O conjunto das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP) é composto pelas demonstrações enumeradas pela Lei nº 4.320/1964, pelas demonstrações exigidas pela NBC T 16.6, e pelas demonstrações exigidas pela Lei Complementar nº 101/2000. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que não representa uma Demonstração Contábil Aplicada ao Setor Público: Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados.

Continue navegando