Buscar

trabalho de concreto I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTRUTURAS DE CONCRETO I
TIPOS DE LAJES
Nome: Jairo Alves
Matrícula: 201502285274
	A laje é um plano horizontal estrutural que se apoia nas vigas e pilares ou nas paredes estruturais. São usadas para cobrir a casa ou colocadas embaixo do telhado, como forro, para melhorar a sensação térmica e diminuir ruídos. Também se faz uma laje sobre o chão de terra, antes dos pisos em casas térreas e para criar novos níveis em andares superiores. Ela deve ser bem planejada para aguentar o que vier apoiado nela.
(O pedreiro confecciona a laje maciça na obra e sustenta com madeira de escoramento)
Tipos mais comuns: laje maciça é pré-moldada
	A laje maciça é construída na obra. O pedreiro confecciona uma forma de madeira e sustenta com madeira de escoramento, monta a ferragem dentro da forma e depois preenche com concreto.
	O pedreiro deve tomar muito cuidado com a concretagem da laje e usar ferramentas e equipamentos adequados para garantir que a resistência seja suficiente para suportar o peso.
	Esse tipo de laje vence grandes vãos e permite um acabamento liso na parte debaixo (aparente). Elas podem ser de vários tipos como: as simples, que se apoiam nos pilares e vigas da construção; as cogumelos, que se apoiam diretamente nos pilares; e as nervuradas ou caixão perdido, formadas por um conjunto laje + viga + laje que vence grandes vãos.
	Já a laje pré-moldada vem pronta para instalação. Isso deixa a obra mais rápida e dá mais certeza de que a laje terá a resistência necessária. Além disso, não será preciso usar as formas de madeira, que geram muito entulho na obra. Como desvantagem, é mais difícil dar um bom acabamento nesse tipo de laje.
(Lajes pré-moldadas agilizam a obra)
	Elas são compostas por placas ou painéis de concreto preenchidos com materiais diversos e os tipos de laje pré-moldadas mais comuns são: as lajes treliçadas constituídas por uma armadura de ferro em forma de treliça preenchida com lajotas cerâmicas para pequenos vãos, isopor para diminuir o peso da estrutura e as lajes de painéis de concreto treliçados para vencer vãos maiores.
	Tem ainda outras lajes pré-fabricadas menos usadas em casas, como as metálicas, as lajes conhecidas como “Danoninho”, porque suas fôrmas são semelhantes ao formato de potes do iogurte e várias outras.
Cuidados importantes
	Antes de colocar a laje é necessário ter um esquema de montagem e de escoramento, fornecido pelo fabricante (no caso das pré-moldadas) ou pelo engenheiro estrutural e que deve ser seguido com o acompanhamento do responsável técnico da obra.
	Outra coisa importante: Se tiver que fazer recortes na laje (para passar tubulão, para iluminação ou escadas), será preciso reforçar o local e deixar o vão. Atenção: não quebre partes da laje e nem corte os vergalhões. Ela fica frágil e pode desabar.
	Também é preciso respeitar o tempo de secagem (cura) que pode variar dependendo dos aditivos para diminuir o tempo de desforma e retirada de escoramento e até do cimento usado na mistura. O tempo fica entre 7 a 28 dias para retirar a forma e o escoramento. 
Pré-fabricada de isopor:
Vantagens:
Leveza, rapidez na montagem, facilidade de instalação de canos e conduítes, preço.
Desvantagens:
Não é possível fazer furos na parte inferior. É preciso passar uma cola especial na face aparente do isopor para que o acabamento (chapisco ou gesso) possa aderir ao material.
Pré-fabricada de lajotas cerâmicas:
Vantagens:
É o sistema mais barato para lajes finas que cubram pequenos vãos.
Desvantagens:
Frágeis, as lajotas podem quebrar no transporte, na colocação e na concretagem
Pré-fabricada de painéis treliçados
Vantagens:
Dá resistência à peça e facilita seu transporte. Sua colocação dispensa encaixes e acabamentos na parte inferior. Menor uso de madeira para escoramento.
Desvantagens:
Custa, em média, 30% a mais que os demais sistemas pré-fabricados
Maciça ou moldada na obra:
Vantagens:
Menos suscetível a fissuras e trincas (depois de seco, o concreto torna-se um monobloco que dilata e contrai de maneira uniforme).
Desvantagens:
Gasto maior de madeira para a base e escoramento. É a mais pesada e, em geral, cara.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando