Buscar

roteiro de estudo meio ambiente

Prévia do material em texto

*Ecologia das comunidades, considerando a necessidade de se estudar as espécies por grupos ou comunidades, e não apenas por indivíduos:
R:o estudo de “casa” deveria ser ampliado e percebido no meio em que os seres vivos se relacionam e onde ocorrem as interações entre as mesmas espécies, e também levar em conta as diferenças entre as populações e as comunidades. Tal interação era chamada de comunidade biológica ou comunidade de vida.
*Definição de caráter biológico onde há a biosfera:
R:referindo-se ao meio ambiente sem estabelecer um vínculo de interação do homem como parte integrante desse meio, onde houver vida, existe a biosfera, uma integração entre os seres que a compõem.
*Lei da política nacional do meio ambiente:
R:a lei federal n.6.938, de 31 de agosto de 1981 (com várias alterações em sua redação dadas por leis posteriores), que dispõe sobre a política nacional do meio ambiente no Brasil, define a expressão meio ambiente como “o conjunto de condições, leis, influencias e interações de ordem física, Química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas” 
*Meio ambiente:
R: é a interação de fatores químicos e biológicos que condicionam a existência de seres vivos e de recursos naturais e culturais
*A visão do biocentrismo:
R: que a natureza, o homem no meio social e a utilização dos recursos naturais estão em um mesmo patamar.
*Conceituação sistêmica de Meio Ambiente:
R: considerarmos “as relações existentes entre o comportamento dos elementos da natureza (físicos, químicos e biológicos) com o homem (como núcleo familiar) e sociedade (estrutura política social e econômica).
*Variável ambiental:
R:no entanto, nas empresas de nosso país, a incorporação da variável ambiental ainda é realizada basicamente por meio da fiscalização das instituições públicas ambientais e da pressão ecológica e social proveniente dos âmbitos nacional e internacional.
*Processo da liderança empresarial do meio ambiente como produção industrial:
R:algumas indústrias já se adequaram à proposta de trabalhar e se relacionar com o meio ambiente dentro de uma perspectiva sustentável, em sua grande maioria, as empresas brasileira agem de forma pouco consciente e pouco responsável em relação aos problemas ambientais. Uma proporção relativamente grande de empresários considera utópica a ideia de que é possível obter crescimento econômico juntamente com a proteção do meio ambiente, a pratica ambiental restringe-se ao cumprimento das normas de poluição e aos relatórios de impactos ambientais. A assimilação das novas demandas ambientais seja gradativa e lenta, encontramos um número crescente de empresas incorporando a variável ambiental a seus modelos de gestão. São empresas que percebem economia e vantagens competitivas nessa postura.
*Conceito de ecoeficiência:
R:expressa uma postura de gestão cujo objetivo é a sustentabilidade. Originou-se em uma publicação do conselho mundial de negócios para o desenvolvimento sustentável, que o define como a “entrega de bens e serviços com preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, reduzindo progressivamente impactos ambientais dos bens e serviços, através de todo o ciclo de vida, em linha com a capacidade estimada da terra em suportar.”
*Sistema de mercados também deve incorporar valores aos sistemas de preços dos produtos:
R:dessa forma, existe a necessidade de fixar os preços de forma que reflitam os custos do meio ambiente, o que significa inserir ou computar as externalidades. Estas, conforme esclarecimento de Maimon (1906), referem-se “aos danos ambientais causados por alguma atividade a terceiros.” Porque a economia tradicional não incorpora esses danos ambientais na elaboração e na fixação de preços dos produtos advindos de empreendimentos privados.
*Responsabilidade Social:
R:o envolvimento de todas as pessoas e de todos os setores na gestão ambiental. Aliás, considerando o fato de ser complicado e até mesmo impossível viver sem os outros elementos do meio, estamos falando de decisões que influenciam grandemente a qualidade de vida da raça humana.
*Quatro objetivos irradiadores da agenda global 21:
R:1- reduzir pela metade a proporção das pessoas que não têm acesso a agua potável ou o saneamento básico até 2015
2- recuperar as áreas pesqueiras até 2015
3- reduzir a perda da biodiversidade até 2010
4- estabelecer um cronograma de ações de modo que se possa usar e produzir produtos químicos que não agridam a saúde humana e o ambiente natural até 2020 
*As competências do MMA, definidas na lei n.10.683, 28 de maio de 2003. ART1° O MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE, ORGÃO DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA FEDERAL DIRETA, TEM COMO AREA DE COMPETENCIA OS SEGUINTES ASSUNTOS:
R:I- política nacional do meio ambiente e dos recursos hídricos
II-política de preservação, conservação e utilização sustentável de ecossistemas, e biodiversidades e florestas.
III-proposição de estratégias, mecanismos e instrumentos econômicos sociais para a melhoria da qualidade ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais.
IV- políticas para a integração do meio ambiente e produção
V- políticas e programas ambientais para a Amazônia legal
VI-zoneamento ecológico-econômico.
*Variável ambiental e seus enfrentamentos:
R:as propostas, os objetivos e as metas traçadas são promissores; no entanto, diariamente os trabalhadores de órgãos de gestão ambiental (prefeituras, órgãos estaduais e municipais de meio ambiente, e o Ibama), bem como os militares de entidades da sociedade civil que atuam na área (ONGs ambientalistas, movimentos sociais, associações comunitárias, entidades de classes etc.), costumas tomar conhecimento de agressões e de ameaças ao meio ambiente.
*Dificuldades para cumpri a legislação ambiental?
R:são obstáculos de toda ordem que vão desde a falta crônica de condições de trabalho (meios materiais, equipe técnica adequada, recursos financeiros, instalações, acesso ás informações técnicas, apoio da chefia, etc.) até a ausência pura e simples de vontade política dos governantes para tornar esses órgãos presentes e atuantes na realidade social.
*Sistema Nacional do meio ambiente SISNAMA:
R:constituídos pelos órgãos e entidades da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, bem como pelas fundações instituídas pelo poder público, responsável pela proteção e pela melhoria da qualidade ambiental.
*Campanhas que tem por objetivo motivar a sociedade a evitar o desperdício:
R:- do reutilizar
- do reciclar
- do dar destinação adequada
- do evitar certos consumos, de sacolas plásticas, do abuso de agua e luz etc
- do identificar os produtos que possibilitam uma melhor qualidade de vida
*Responsabilidade de preservação e defesa do meio ambiente:
R:em suma, a constituição visa assegurar o direito à qualidade de vida da geração presente sem comprometer o da geração futura. Entretanto, mesmo conferindo também a coletividade a obrigação de proteger o meio ambiente, segundo Brinckmann(1997), a constituição fez o poder público o principal responsável pela garantia a todos os brasileiros do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado
*Papel do poder público na gestão ambiental:
R:o poder público estabelece padrões de qualidade ambiental, avalia impactos ambientais, licencia e revisa atividades
Efetiva e potencialmente poluidoras, disciplina a ocupação do território e o uso de recursos naturais, cria e gerencia áreas protegidas, obriga a recuperação do dano ambiental pelo agente causador, e promove o monitoramento, a fiscalização, a pesquisa, a educação ambiental e outras ações necessárias ao cumprimento da sua função mediadora.
*Problema e conflito ambiental:
R:problema ambiental- refere-se aquelas situações onde a riscos ou dano social ambiental, mas não há nenhum tipo de reação por parte dos atingidos ou de outros atores da sociedade civil face ao problema.
Conflito ambiental- são situações onde há confronto de interesses representadospor diferentes atores sociais, em torno da utilização ou gestão do meio ambiente, diferentemente do que acontece na concepção de problema ambiental. Nesse caso, tem-se reação dos atores sociais diante de uma situação; eles reagem em defesa dos seus interesses, o que significa uma atitude participativa e consciente pela utilização ou pela gestão dos recursos ambientais.
* Exemplos de movimentos em prol do meio ambiente:
R: - moradores que se organizam para evitar a reativação de um aterro sanitário ou a construção de um incinerador de lixo pela prefeitura
-pescadores que contestam o período de defeso decretado pelo Ibama e exigem participar E da elaboração da portaria referente ao evento
-grupos ambientalistas que se mobilizam para contestar a construção de uma hidrelétrica ou de uma estrada
-grandes fazendeiros de soja que lutam pela construção de uma hidrovia que facilita o escoamento de sua produção
- outros atores sociais que se organizam para lutarem por seus interesses ou de sua coletividade
*Selo e rótulos ambientais:
R:é importante reiterar que a natureza da rotulagem ambiental é voluntaria: não existe, no brasil, obrigação por força de lei. No caso de uma empresa almejar a rotulagem ambiental, a ABNT- qualidade ambiental possui uma comissão de certificação composta por representantes dos comitês brasileiros de normalização
*Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999:
R:dispõe sobre educação ambiental, institui a política nacional de educação ambiental e das outras providencias.
*Impacto ambiental:
R:alterações das características físicas do meio ambiente provocadas por atividades, produtos ou serviços de uma empresa, que sejam benéficas ou maléficas.

Continue navegando