Buscar

as 4 ecologias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

As quatro ecologias, segundo Leonardo Boff
 Ecologia tem origem no grego ”oikos“, que significa casa, e “logos“, estudo, significando “O estudo da casa (Terra); ela foi por muito tempo vista como um sub-capítulo da biologia, e hoje é utilizada como um tema bastante discutido de maneira errônea na política, quando querem tratar do futuro da humanidade.
Segundo o vídeo do professor Leonardo Boff, sobre as 4 (quatro) ecologias: existe a Ecologia Ambiental, Social, Mental e Integral, e nós seres humanos devemos saber como lidar com cada uma, tendo a visão do que podemos melhorar em nossa sociedade, e o que devemos deixar de praticar.
A Ecologia ambiental se preocupa com o meio ambiente, para que não haja tantas devastações, para que possamos ter uma boa qualidade de vida e preservarmos as espécies em extinção, na ecologia ambiental a natureza é vista fora do ser humano e da sociedade.
Há a procura e necessidade de descobertas de tecnologias novas, de produção de menos poluentes, privilegiando soluções técnicas, sendo ela importante para acabar com a produção da indústria que sempre afeta a natureza sem se preocupar com os danos ecológicos que ocasiona, devemos ter cuidado com o planeta, os recursos que temos hoje se tornarão escassos, não irão se renovar, e dessa forma a terra será destruída.
A Ecologia social não lida apenas com o meio ambiente, mais sim com o ambiente inteiro, e esse é nosso dever como seres humanos, nós fazemos parte da sociedade que está dentro da natureza.
 Essa ecologia não está preocupada apenas com o desenvolvimento da sociedade, como as construções, mas sim com a qualidade de vida de todos, que não exista diferenciação de uma classe para outra, devemos discutir que tipo de sociedade é boa para o planeta, por que o modo que estamos vivendo, não é a boa, temos que mudar o modo que nos relacionamos, temos que viver em uma sociedade sustentável.
A ecologia social defende o desenvolvimento sustentável, onde não podem existir injustiças, é a ecologia que visa atender às carências básicas dos seres humanos hoje sem sacrificar o capital natural da Terra e se considera também as necessidades das gerações futuras que têm direito à sua satisfação e de herdarem uma terra habitável com relações humanas minimamente justas, sem isso não poderemos organizar a sociedade em que vivemos, não haverá uma mínima organização, no modo de produção, no modo que distribuímos os recursos, e a terra não irá conseguir se manter.
A ecologia mental está baseada na aquilo que está dentro da mente, nossos valores e visões do mundo, nossas metas, ela trabalha com a ideia que nossa sociedade está desta forma por causa de nossa mentalidade, nós ainda não conseguimos mudar nossa concepção de mundo, continuamos achando que a terra por si só irá se renovar, que o que existe hoje, sempre haverá de existir, e não é dessa forma.
Em nós está enraizado a cultura do antropocentrismo, que nos leva a agirmos como reis e rainhas da terra, e não é assim, segundo Boff e o ensinamento cristão, nós seres humanos, fomos os últimos a serem criados, primeiro Deus fez o céu e a terra, os oceanos, os animais e por último nós, os seres humanos. E cada um é independente do outro, e todos são importantes, entretanto dentro de nossa mente há diversos mecanismos que nos levam a guerrear contra a terra.
 A ecologia integral é uma nova vertente, que integra todas as coisas, nela está inserido a sociedade e a cultura a qual pertencemos, assim como o complexo ecológico, essa Ecologia trata sobre relação que todos os seres vivos e não vivos, naturais e culturais têm entre si e com o seu meio-ambiente.
Nesta perspectiva também se engloba as questões econômicas, políticas, sociais, educacionais, tendo em vista, que ela faz junção aos outros elementos das demais ecologias, a ecologia integral é completa.
Nós seres humanos somos seres cosmos, parte desse todos, unidos pelo universo gravitacional, pela eletromagnética, pela energia nuclear fraca e forte, o ser humano é a própria terra, os cosmólogos, vindos da astrofísica, da física quântica, da biologia molecular, que nos advertem que o universo se encontra em cosmogênese. 
Assim a ecologia não é apenas preservar a natureza, é muito mais, porque tudo está interligado no Planeta, todos os saberes devem ser ecologizados, vale dizer, postos em relação entre si e orientados para o bem da nossa sociedade, não podemos mais ser competitivos, mas ser cooperativos, cuidar mais dos fracos, integrar aqueles que estão excluídos, convivendo todos em harmonia, nossa missão é cuidar e preservar essas maravilhas que herdamos do universo e do Criador, vivendo mais e melhor.

Continue navegando