Buscar

Questões engenharia ambiental com resposta

Prévia do material em texto

O que é um bacia hidrográfica? Como se define? Quais suas principais características?
É a superfície do terreno, drenada por um rio principal com seus afluentes e subafluentes. A ideia de bacia hidrográfica esta associada a noção da existência de nascentes, divisores de aguas e características do cursos de aguas, principais e secundários, denominados afluentes e subafluentes. Uma bacia hidrográfica evidencia e hierarquização dos rios, ou seja, a organização natural por ordem de menor volume para maior volume, que vai das partes mais altas para as mais baixas. 
A bacia hidrográfica é a mesma para o aquífero? Porque?
Sim, pois bacia hidrográfica e um conjunto de meios hídricos (aquáticos) cujos cursos (ou leitos) se interligam. É um conjunto de terras banhadas por um rio principal e seus tributários (afluentes, subafluentes, etc).
O que é montante e jusante de um local?
Jusante e montante são lugares referenciais de um rio pela visão de um observador. Jusante é o fluxo normal da água, de um ponto mais alto para um ponto mais baixo. Montante é a direção de um ponto mais baixa para um mais alto. 
Quais os principais usos da água?
Abastecimento humano, industrial, irrigação, geração de energia elétrica, preservação da fauna e flora, navegação, agricultura, recreação, diluição de despejo. 
Quais os usos consuntivos e não-consuntivos? Qual a diferença? Quais os usos no Brasil?
Usos consuntivos referem-se aos usos que retiram a agua de sua fonte natural diminuindo suas disponibilidades. Ex. abastecimento humano, dessedentação de animais, irrigação e o uso industrial. 
Usos não consuntivos referem-se aos usos que retornam à fonte de suprimento praticamente a totalidade da água utilizada, podendo haver alguma modificação no seu padrão de disponibilidade. Ex. usos para lazer, navegação, geração de energia, etc.
Quais os impactos dos usos da água? Explique. 
Efluentes líquidos domésticos= proveniente da utilização de agua potável em zonas residenciais e comerciais; caracterizam-se pela grande quantidade de matéria orgânica, nutrientes (nitrogênio e fósforo) e microrganismos; podem conter microrganismos patogênicos provenientes de indivíduos doentes (propagação de doenças de veiculação hídrica). 
Efluentes líquidos industriais= aguas residuárias provenientes das industrias, podem apresentar produtos químicos que impossibilitem a sua coleta no mesmo sistema coletor do esgoto doméstico, composição: bastante variada, dependendo d indústria presença de compostos químicos tóxicos e metais pesados, temperatura elevada, provocando desequilíbrios ecológicos no corpo receptor, nutrientes em excesso, causando a eutrofização da água; um mesmo processo industrial pode apresentar grande variabilidade dos afluentes dependendo da matéria prima utilizada, do processo empregado e do nível tecnológico da empresa. 
Quais os impactos dos recursos hídricos sobre a sociedade? Explique.
A poluição hídrica caracteriza-se pela alteração das propriedades físico-químicas de um ambiente aquático, a sociedade é afetada com múltiplas doenças que são acometidas em razão da má qualidade da água e ela falta de saneamento básico em muitas localidades, tais como a esquistossomose e outras enfermidades relacionadas a ingestão de água contaminada. 
Quais os principais mananciais de água e como variam de acordo com as bacias?
Principais são: Amazonas e Rio Pará. Fonte de retirada o recurso hídrico (água), a retirada deve estar condicionada a disponibilidade e qualidade da mesma. 
Como é definido o domínio dos rios brasileiros?
São divididos em: águas federais= quando o rio atravessa mais de um estado ou país; e águas estaduais= águas subterrâneas e rios situados inteiramente no território de um único estado, exceto aqueles reservados em obras da União. 
O enquadramento dos rios é um instrumento que está na lei recursos hídricos e os critérios na resolução do CONAMA. Qual a finalidade do enquadramento e quem decide? O enquadramento é uma meta ou uma avaliação?
Quais são as poluições pontuais e difusas? Como se diferenciam?
Pontuais são: descarga de efluentes a partir de industrias e de estações de tratamento de esgoto. 
Difusas: escoamento superficial urbano, escoamento superficial de áreas agrícolas e deposição atmosférica. 
Elas se diferem pelo fato de que as pontuais são fáceis de localizar, identificar e monitorar, enquanto as difusas, como o próprio nome já diz, se espalham por toda a cidade, são difíceis de identificar e tratar. 
O que é a carga de um sistema hídrico? 
É a carga de DBO (demanda bioquímica de oxigênio), que dá uma ideia do grau de poluição, correlaciona o indicador com a quantidade de despejos. Representa a quantidade de oxigênio que vai ser requerida do corpo d’água na unidade de tempo.
 Qual a diferença de comportamento de um rio e reservatório do ponto de vista hidráulico e de transporte de poluentes?
Rio é um curso de água natural, mais ou menos torrencial, que corre de uma parte mais elevada para uma mais baixa, e que deságua em outro rio, mar ou lago, levando consigo seus poluentes, se não existe mais despejos ao longo do rio, sua condição vai melhorando. Já o reservatório, como o próprio nome já diz, é feito para armazenar, guardar, a água, e, logicamente, se existe poluentes ali, permaneceram ali, sem nenhuma melhora, e com possibilidade até de piora. 
O que é eutrofização? Qual a sua importância? Porque é necessário conhecer um sistema nestas condições?
A eutrofização é um processo que ocorre em ambientes aquáticos (tanto marinhas quanto dulcícolas), em função de um grande aumento da disponibilidade de nutrientes (especialmente fosfatos e nitratos) na água, geralmente ocasionado pela emissão de esgotos domésticos ou pela contaminação das aguas com fertilizantes agrícolas. 
Um ambiente aquático eutrofizado acaba tendo uma grande perda de biodiversidade e uma drástica redução no tamanho das populações de seres vivos. Além disso, a agua passa a apresentar mal cheiro e ficam turvas. 
Outro problema ambiental que leva a eutrofização é a destruição de matas ciliares. Sem a cobertura vegetal as margens dos rios sofrem erosão e seus sedimentos são carregados para o fundo dos rios, gerando a assoreamento. O assoreamento dos rios ajuda a aumentar a disponibilidade de sais minerais na agua. Por ultimo, podemos citar os efluentes provenientes das industrias produtoras de fertilizantes que liberam em grande quantidade de fosforo e nitrogênio em seus esgotos industriais. Por fim, a importância de ter conhecimento sobre isso, é a conscientização. 
Podemos associar a qualidade de um manancial, de acordo com os usos e ocupação do solo em seu entorno? Explique.
Sim, depende. Pois cada uma das fontes possui características próprias quanto aos poluentes que transportam, como, contaminantes orgânicos, nutrientes, bactérias, etc. 
 Com relação a emissão de contaminantes oriundos de fontes pontuais, que variáveis são importantes analisar para indicar seu potencial de impacto no curso d’água receptor?
Sólidos em suspensão; Mat. Org. (DBO); Nitrogenio; Micropoluentes org e inorg. ; Indicadores cont. fecal; Algas (Cianobacterias)

Continue navegando