Buscar

Organização do Estado np1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

8) É um poder que se constitui de uma nova constituição quando criada ou quando substitui a antiga por uma nova constituição, podendo ser feita de forma democrática revolucionária ou por meio de um golpe de estado. Tendo como característica:
Inicial: não existe nenhuma anterior ou acima dele; 
Incondicionado: não está submetido a nenhuma regra de forma de conteúdo; 
Permanente: continua existindo mesmo após a conclusão da obra; 
Inalienável: sua titularidade não pode ser transferida. 
9) Poder Constituinte decorrente não precisa de uma votação para inserir uma emenda na Constituição, já o Poder Constituinte derivado precisa de uma votação para virar uma emenda constitucional. 
10) A supremacia da Constituição é o que a faz ser rígida, pois as flexíveis não são escritas. 
11) A Constituição tem que ser interpretada como uma unidade, de regras e princípios, parte que integra o mesmo sistema, buscando evitar conflitos, antagonismo ou antinomias em suas normas. Sem que haja qualquer hierarquia entre elas. 
12) Características da Constituição Política do Império do Brasil de 1824: 
O regime de governo estabelecido foi a monarquia hereditária.
Existência de Quatro poderes: Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário e o Poder Moderador.
O Poder Moderador, exercido pelo imperador, lhe dava o direito de intervir nos demais poderes, dissolverem a assembléia legislativa, nomear senadores, sancionava e vetava leis, nomeava ministros e magistrados, e os depunha.
Só os ricos podiam votar, pois o voto era baseado em renda. Este sistema eleitoral excluiu a maioria da população brasileira do direito de escolher seus representantes.
 Estabeleceu o catolicismo como religião oficial do Brasil. No entanto, a Igreja ficou subordinada ao Estado através do Padroado.
A capital do Brasil independente era o Rio de Janeiro que não estava submetida à Província do Rio de Janeiro. Esta tinha sua capital na cidade de Niterói.
 Características da Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1891:
A criação de três poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ficando extinto o Poder Moderador;
A separação entre o Estado e a Igreja Católica. O Estado seria o responsável pela emissão de certidões e certificados e o clero católico deixaria de receber subvenção do Estado;
A liberdade de culto para todas as religiões;
A garantia do ensino primário obrigatório, laico e gratuito;
Implantação da república federativa, com governo central de vinte estados membros.
Estabelecimento do voto universal masculino. Ou seja, somente os homens poderiam votar. Além das mulheres, não podiam votar: menores de 21 anos, mendigos, padres, soldados e analfabetos.
Características da Constituição dos Estados Unidos do Brasil de 1937:
Caberia ao presidente nomear os interventores (governadores estaduais) e estes deveriam nomear as autoridades municipais,
A Justiça Eleitoral e os partidos políticos foram extintos,
Suspenso o direito de Mandado de Segurança ou Ação Popular,
Instituição da censura prévia aos meios de comunicação,
Os meios de comunicação estavam obrigados a publicar e/ou transmitir os comunicados do governo,
Proibição do direito de greve,
Previsão de pena de morte para crimes políticos.
O poder Legislativo, em todos os níveis, foi extinto. Assim não existiam mais as Câmaras de Vereadores ou de Deputados Estaduais.
Carta outorgada era imposta
Regime ditatorial, intervenção do estado na economia
Características da Constituição da República dos Estados unidos do Brasil de 1946:
A igualdade de todos perante a lei;
 A liberdade de manifestação de pensamento, sem censura, a não ser em espetáculos e diversões públicas;
 A inviolabilidade do sigilo de correspondência;
 A liberdade de consciência, de crença e de exercício de cultos religiosos;
 A liberdade de associação para fins lícitos;
 A inviolabilidade da casa como asilo do indivíduo; 
A prisão só em flagrante delito ou por ordem escrita de autoridade competente e a garantia ampla de defesa do acusado; 
Extinção da pena de morte; 
Separação dos três poderes.
Características da Constituição de 1967:
O presidente era eleito de forma indireta, por um Colégio Eleitoral, em sessão pública, para um mandato de quatro anos.
Cassação e suspensão de direitos políticos pelo Poder Executivo;
Estabelecia o bipartidarismo;
Determinava eleições indiretas para governadores e prefeitos,
Instituía a pena de morte para crimes contra a segurança nacional,
Restringia o direito de greve,
Aumentava a Justiça militar, estendendo o foro especial a civis.
13) Constituição Cidadã porque era o Brasil, nessa época, um país recém-saído da ditadura militar na qual os princípios constitucionais foram trocados por porões de tortura dos oponentes políticos do militarismo. 
14) O Estado tem uma função de alocação de bens e serviços públicos, de estabilizador ou regulador da atividade produtiva ou econômica e distributiva, seja de renda ou de propriedade.  
15) O Estado democrático de direito é um conceito que designa qualquer Estado que se aplica a garantir o respeito das liberdades civis, ou seja, o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais, através do estabelecimento de uma proteção jurídica. Em um estado de direito, as próprias autoridades políticas estão sujeitas ao respeito das regras de direito.
16)  Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
 II - a cidadania;
 III - a dignidade da pessoa humana;
 IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
 V - o pluralismo político.
 Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição
17) É o alicerce sobre o qual as instituições devem se desenvolver para que possam cumprir o compromisso de conduzir as ações do Estado de acordo com o interesse do povo. 
18) (...) os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário sejam desempenhados por órgãos diferentes, “de maneira que, sem nenhum usurpar as funções dos outros, possa cada qual impedir que os restantes exorbitem da sua esfera própria de ação”. Só assim é possível o controle do poder pelo poder, só assim é possível a plena realização da separação de Poderes, que se traduz – sintetizamos – na separação funcional (cada função deve ser confiada a cada órgão da maneira mais especializada possível) e na separação orgânica (os órgãos da soberania devem ter independência mútua e devem estar, em tudo, em idêntico pé de igualdade). É essa a essência da doutrina da separação de Poderes. 
19) “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I – construir uma sociedade livre, justa e solidária; II – garantir o desenvolvimento nacional; III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV – “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.”
20) Estado unitário há apenas descentralização administrativa, enquanto no Estado Federal vigoram as descentralização política e administrativa. 
21) è um Estado composto por diversas entidades territoriais autônomas dotadas de governo próprio, isto é, possuem um conjunto de competências ou prerrogativas garantidas pela constituição que não podem ser abolidas ou alteradas de modo unilateral pelo governo central. 
22)  O Pacto Federativo é um acordo firmado entra a união e os estados federados.Este acordo estabelece as funções, direitos e deveres da união e dos estados, o pacto federativo Brasileiro, centraliza o poder na capital federal, e distribui os recursos arrecadados de maneira injusta, gerando guerras fiscais entre os estados.Onde os estados são obrigados a reduzirem sua arrecadação para atrair empresas.Enquanto os impostos federais são concentrados em Brasília.
23) Isso porque nesta situação de concentraçãode poderes não haveria liberdade política nem controle mútuo e recíproco (checks and balances; sistema de freios e contrapesos entre os Poderes, essenciais às liberdades públicas) – evita a interferência nos outros.
24) A rigidez constitucional, tem uma constituição escrita com normas a serem seguidas por todos e só terá mudanças por meio de emenda constitucionais que devem ser votadas pelas câmaras. 
25) É a técnica que a CF utiliza para partilhar entre os entes federados as diferentes atividades do Estado federal. O principio fundamental que orienta o legislador constituinte na divisão de competências entre os entes federativos é o da predominância do interesse.
26) I - manter a integridade nacional; II - repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra; III - pôr termo a grave comprometimento da ordem pública; IV - garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação; V - reorganizar as finanças da unidade da Federação que: a) suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de força maior; b) deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas nesta Constituição, dentro dos prazos estabelecidos em lei; VI - prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial; VII - assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais: a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático; b) direitos da pessoa humana; c) autonomia municipal; d) prestação de contas da administração pública, direta e indireta. e) aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde.          
27) Os Estados-membros poderão intervir nos Municípios localizados em seu território. Ressalvada a hipótese de intervenção federal em Município localizado em território federal, todas as intervenções em Municípios serão decretadas e executadas pelo Estado. 
28) Os Municípios têm Lei Orgânica (e não Constituição) porque a Constituição Federal de 1988 assim prevê. Veja o que diz o caput do art. 29 da CF/88: "Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal (...)" 
29) A Constituição Federal é a carta Magna de uma nação, a Constituição Estadual é a Lei Maior de um Estado Federativo e não pode ir contra os preceitos da CF, assim a Lei Orgânica é a Constituição do Município e também não pode contrariar a CF.Todas as Leis devem seguir os princípios da Constituição Federal.
30) O STF tem a responsabilidade de guardar nossa Lei Maior, uma vez que está escrito no caput da CRFB/1988. 
31) Estado de Defesa consiste numa medida constitucional que suspende, temporariamente, alguns direitos individuais dos cidadãos. Esta ação tem como objetivo a preservação ou restauração da paz social e ordem pública, principalmente em locais que sofrem com instabilidades institucionais, grandes calamidades ou situações de guerra, por exemplo. Estado de sítio é um estado de exceção, instaurado como uma medida provisória de proteção do Estado, quando este está sob uma determinada ameaça, como uma guerra ou uma calamidade pública. Esta situação de exceção tem algumas semelhanças com o estado de emergência, porque também implica a suspensão do exercício dos direitos, liberdades e garantias.

Outros materiais