Buscar

SIMULADO QUARTO PERÍODO 2017 1

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SANTA CATARINA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA: ENSINO CLÍNICO I - SIMULADO
01. Qual a definição de Saúde e Doença?
02. Vc assistiu ao vídeo ‘História das Políticas de Saúde no Brasil’, (http://youtu. be/6tIfTK3dDrU) é importante entender que a história contada nesse vídeo é uma das versões que nos ajuda a compreender as relações políticas e institucionais, bem como as tramas da conformação da política de saúde no Brasil até a consolidação do SUS. Sem dúvida, a forma como a história foi contada nos ajuda a organizar o pensamento e a perceber melhor o quão imbricada é a história das políticas de saúde com a própria história do Brasil. A partir deste, possa refletir e sistematizar as seguintes questões: 
a) Quais os períodos e as principais instituições que marcaram a história da constituição do sistema de saúde brasileiro?
b) Como estava estruturada a rede de assistência à saúde antes do SUS e quem tinha acesso a essa rede?
c) Do ponto de vista do acesso, o que mudou com a consolidação do SUS?
03. O processo histórico de construção do Sistema Único de Saúde culminou com sua regulamentação em 1990, através da Lei Orgânica da Saúde. Considerando os fatos da trajetória de construção do SUS, e o ano do acontecimento deles, numere a coluna da direita, que trata dos fatos históricos, segundo a coluna da esquerda, que identifica os anos correspondentes a esses fatos. 
	Ano
	Fato histórico
	 I. 1941
	( ) VIII Conferência Nacional da Saúde
	 II. 1953
	( ) Criação do Ministério da Saúde
	III. 1984
	( ) Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde
	IV. 1986
	( ) I Conferência Nacional de Saúde
	 V. 1987
	( ) Ações Integradas de Saúde
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
III, I, V, II, IV 
IV, II, V, I, III
V, I, IV, II, III
IV, I, III, II, V
IV, I, V, II, III
04. A Revolta das Vacinas constitui-se num importante movimento da história das Políticas Públicas de Saúde no Brasil. Sobre a Revolta das Vacinas assinale com V as alternativas Verdadeiras e com F as alternativas Falsas:
( ) O fator imediato da deflagração da Revolta das Vacinas foi a publicação em 1904 do decreto de regulamentação da aplicação da vacina obrigatória contra a varíola.
( ) A Revolta das Vacinas constitui-se num movimento de protesto dos profissionais de saúde (médicos/enfermeiros) contra a política governamental imposta pelo presidente Rodrigues Alves de obrigatoriedade das vacinas, na cidade do Rio de janeiro. 
( ) A Revolta das Vacinas aconteceu no início do século passado na cidade do Rio de Janeiro em decorrência das medidas sanitárias adotadas por Osvaldo Cruz no combate a febre amarela, peste bubônica e varíola, bem como as medidas para higiene urbana que se caracterizavam pela utilização de medidas jurídicas impositivas, no que se refere a notificação de doenças, vacinação obrigatória e vigilância sanitária em geral.
( ) A Revolta das Vacinas aconteceu no início do século passado na cidade de São Paulo, em função da promulgação da Lei de Vacinação obrigatória contra a febre amarela. Oswaldo Cruz conduziu as ações que permitiram que os agentes “mata-mosquitos” entrassem nos quintais e casas com o objetivo de eliminar os focos do inseto e essa ação não foi bem aceita pela população, originando o movimento que ficou conhecido como a Revolta das Vacinas. 
( ) A obrigatoriedade da vacinação contra a varíola, considerado o motivo imediato de deflagração da Revolta das Vacinas no início do século passado, tem razão em causas sociais, como, por exemplo, a necessidade de saneamento dos portos e núcleos urbanos, mais especificamente: Rio de Janeiro, São Paulo e Santos. Essa medida estava ligada à criação de condições sanitárias mínimas para garantir as relações comerciais com o exterior e a política de imigração, cujo objetivo era garantir a mão de obra necessária à construção do mercado de trabalho capitalista.
Assinale a alternativa correta:
A ( ) V, V, F, F, V
B. ( ) F, V ,V, V, F
C. ( ) V, V, F, V, V
D. ( ) F, V, F, V, F
E. ( ) V, F, V, F, V
05. O que é Reforma sanitária?
06. O que é o SUS:
07. Quais as Leis Orgânicas de Saúde e o elas dispõe?
08. Quais os artigos da Constituição Federal 1988 que falam sobre saúde?
09. No texto da CF/1988, artigo 196, está explicitado que saúde é?
10. Cite e exemplifique os princípios doutrinários do SUS
11. Quais os princípios organizativos do SUS
12. Selecione um dos princípios ou diretrizes do SUS e analise suas repercussões na atualidade, a partir das LOS.
13. Assinale a alternativa incorreta: 
a. ( ) São diretrizes do SUS a descentralização e a participação da comunidade.
b. ( ) São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo às pessoas jurídicas de direito privado a sua regulamentação.
c. ( ) As ações e serviços de saúde serão executados diretamente pelo Poder Público ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
d. ( ) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença.
e. ( ) As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único.
14. De acordo com a Lei federal 8.080/90, o “conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema” é denominado: 
a. ( ) igualdade da assistência.
b. ( ) universalidade de acesso.
c. ( ) preservação da autonomia.
d. ( ) integralidade de assistência.
e. ( ) participação da comunidade.
15. Quanto a lei 8080 de 1990, que regula em todo o território nacional as ações e serviços de saúde, assinale a alternativa incorreta: 
a) A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício;
 b) A iniciativa privada não poderá participar do Sistema Único de Saúde em caráter complementar;
c) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação,a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País;
d) Nenhuma das alternativas anteriores.
16. De acordo com a Lei 8080 de 19 de setembro de 1990 estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):
I. A execução de ações de vigilância sanitária e epidemiológica;
II. A participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico;
III. A ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde;
IV. A colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho;
V. A participação no controle e na fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.
Assinale a alternativa que indica somente as afirmativas corretas.
a. ( ) I, II e V.
b. ( ) II, IV e V.
c. ( ) III, IV e V.
d. ( ) I, II, III e V.
e. ( ) I, II, III, IV e V.
17. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Tal definição está descrita no: 
a. ( ) Artigo 5o da Lei 10507.
b. ( ) Artigo 23o da Lei 8080.
c. ( ) Artigo 128o da Lei de Diretrizes.
d. ( ) Artigo 196o da Constituição Brasileira.
e. ( ) Artigo 320 da Constituição Brasileira.
18. O art. 6º da Lei nº 8.080/1990 (Brasil, 1990) apresenta como atribuições do SUS:
19. A Lei 8142, de 28 de dezembro de 1990, estabelece que o “Sistema Único de Saúde (SUS), de quetrata a Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas”: Assinale a alternativa correta.
a. ( ) A Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde.
b. ( ) O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).
c. ( ) Os Comitês Locais de Saúde, os Comitês Estaduais de Saúde e o Comitê Nacional de Saúde.
d. ( ) As Secretarias Estaduais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. 
e. ( ) As Secretarias locais de Saúde e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).
20. O que a Lei nº 8.142/1990 dispõe? 
21. A lei 8.142 de 1990 não dispõe sobre: 
a) A participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências
intergovernamentais de recursos financeiros na área de saúde;
b) A realização de conferencias de Saúde a cada dois anos com a representação de vários segmentos da sociedade com o objetivo de avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para formulação da política de saúde nos níveis correspondentes;
c) O Conselho de Saúde, em caráter permanente e não deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo;
d) nenhuma das anteriores.
22. A Lei Orgânica do SUS estabeleceu a criação de comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde, com a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a saúde. Assinale a alternativa que apresente corretamente três das seis atividades das comissões intersetoriais, previstas nessa Lei.
Alimentação e nutrição; recursos humanos; humanização
Ciência e tecnologia; humanização e alimentação; nutrição 
Alimentação e nutrição; saneamento e meio ambiente; ciência e tecnologia
Saneamento e meio ambiente; participação da comunidade; recursos humanos
Humanização; saneamento e meio ambiente; participação da comunidade
23. Assinale a alternativa correta, considerando a legislação que trata da participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde.
As Conferências de Saúde são instâncias colegiadas, nas quais os vários segmentos sociais participam dos processos deliberativos da Política de Saúde, sendo convocadas a cada quatro anos pelo poder legislativo.
As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde têm sua organização e normas de funcionamento definidas pelo poder legislativo, homologadas pelo poder executivo.
As Conferências de Saúde são órgãos colegiados, em caráter permanente e deliberativo, criadas para manter a participação paritária dos usuários do SUS.
Os Conselhos de Saúde são instâncias colegiadas do SUS, concebidos para atuar na formulação de estratégias e controle de campanhas de saúde. 
Os Conselhos de Saúde são órgãos colegiados, em caráter permanente e deliberativo, compostos por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.
24. Qual conferência de saúde foi um marco na história do Brasil e por quê?
25. O controle social estabelecido pela constituição brasileira e, posteriormente, regulamentado pela ______________ afirma que as conferências nacionais de saúde devem ser realizadas de ________anos, e que os conselhos de saúde devem ter o caráter _____________ em relação a sua participação, assinale a sequencia correta. 
 a) NOAS, 4/4 anos, consultivo.
b) Lei Orgânica da Saúde, 4/4 anos, deliberativo.
Pacto pela Atenção Básica, 4/4 anos, consultivo.
Lei Orgânica do SUS, 2/2 anos, deliberativo.
26. O controle social é um dos princípios do Sistema Único de Saúde e está estabelecido na Lei 8.142/90, a qual afirma que esse se dá por meio de duas instâncias, principalmente: 
a. ( ) Conferências e conselhos de saúde.
b. ( ) Orçamentos participativos e organizações populares. 
c. ( ) Organizações estudantis e organizações não governamentais. 
d. ( ) Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e Conselho Nacional de Secretários de Saúde. 
e. ( ) Representações de categorias profissionais de saúde e representações do governo.
27. Assinale a alternativa correta. Quanto ao financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), pode-se afirmar que:
a. ( ) A legislação que rege o financiamento do SUS não está definida claramente.
b. ( ) É responsabilidade da União, sendo complementado pelos Estados, como estipulado pela Lei 8080.
c. ( ) É responsabilidade dos Municípios, quando estão em gestão plena, como estabelecido pela NOB-96.
d. ( ) É responsabilidade da União, Estados e Municípios, como estabelecido pela Emenda Constitucional - 29.
e. ( ) É responsabilidade da União, Estados e Municípios, como estabelecido pela NOAS-2002.
28. Considere as seguintes afirmações Falsas ( F ) ou Verdadeiras (V), nos termos da Constituição Federal de 1988: 
( ) A assistência à saúde é vedada à iniciativa privada.
( ) As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio,
tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
( ) É permitida a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições
privadas com fins lucrativos.
( ) É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.
( ) Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei, colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.
Assinale a alternativa que indica a seqüencia correta, de cima para baixo. 
a. ( ) V – V – V – F – V
b. ( ) V – F – V – F – V
c. ( ) F – V – F – V – V
d. ( ) F – F – V – F – V
e. ( ) F – F – V – V – V
29. O artigo 198 da Constituição Federal define o Sistema Único de Saúde – SUS, constituído por uma rede regionalizada e hierarquizada, integrada por ações e serviços públicos de saúde. 
Assinale a alternativa correta, sobre as diretrizes que organizam o SUS.
Participação da comunidade
Atendimento integral, com prioridade para os serviços assistenciais, sem prejuízo das atividades preventivas
Atendimento equitativo, com prioridade aos mais necessitados
Descentralização, com direção compartilhada em cada esfera de governo
Regionalização, com verticalidade gerencial e adstrição de clientela.
30. De acordo com o artigo 200 da Constituição Federal de 1988, compete ao Sistema Único de Saúde, além de outras atribuições: 
a. ( ) Colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. 
b. ( ) Descentralizar suas ações, com direção única em cada esfera de governo. 
c. ( ) Prover atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas. 
d. ( ) Promover a participação da comunidade em diferentes esferas de atuação. 
e. ( ) Coordenar o desenvolvimento científico e tecnológico em sua área de atuação.
31. O financiamento da Atenção Básica é de responsabilidade das três esferas de gestão do SUS. Os recursos federais comporão o Bloco Financeiro da Atenção Básica, dividido em por quais componentes? 
32. No que consiste esses dois componentes do financiamento?
33. O pacto pela saúde é dividido em?
34. O pacto pela vida reforça no SUS, o movimento da gestão pública por resultados através de cinco eixos. Assinale abaixo os eixos que são do pacto pela vida.
Saúde do idoso
Mortalidade materna e infantil
Câncer de colo de útero e de mama
Fortalecimento da Atenção Básica
Compensação deespecificidades regionais
Fator de incentivo de atenção básica aos povos indígenas
Incentivo à saúde no sistema penitenciário
Política de atenção integral à saúde do adolescente
A – os itens I, II, V e VII estão corretos; 
B – os itens III, IV e V estão incorretos;
C – os itens I, II, III e IV estão corretos;
D – todos os itens estão corretos;
E – todos os itens estão incorretos.
35. Qual o decreto que regulamenta a lei 8.080 de 1990? O que ele dispõe e para efeito do decreto acima considera oito itens, cite quatro. 
36. Significam, respectivamente, as seguintes siglas: RENASES e RENAME?
37. O documento que estabelece critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; e o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos a serem seguidos pelos gestores do SUS, é o: 
A) Mapa da Saúde 
B) Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica 
C) Contrato Organizativo
 D) RENAME
38. Sobre as Comissões Intergestores, é CORRETO afirmar que:
 A) As Comissões Intergestores estão organizadas em quatro instâncias, a saber: Comissão Intergestores Tripartite (CIT); Comissão Intergestores Bipartite (CIB); Comissão Intergestores Regional (CIR) e a Comissão Intergestores Intermunicipal de Saúde (CIM). 
B) Nas Comissões Intergestores, os gestores públicos de saúde poderão ser representados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e pelo Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS). 
C) Compete à CIT, CIB e CIR a pactuação dos critérios para o planejamento integrado das ações e serviços de saúde da Região de Saúde. 
D) Para efeitos administrativos e operacionais, a Comissão Intergestores Regional (CIR), está vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, do município sede da área de referência, devendo observar as diretrizes da CIB.
39. São considerados portas de entrada do SUS os seguintes serviços, EXCETO: 
A) atenção primária.
B) atenção de urgência e emergência.
C) de apoio diagnóstico.
D) atenção psicossocial. 
E) especiais de acesso aberto
40. Com base no funcionamento da organização do Sistema Único de Saúde -SUS analise as assertivas abaixo.
I. O SUS é destinado a todos os cidadãos e é financiado com recursos arrecadados através de impostos e contribuições sociais pagos pela população e compõem os recursos do governo Federal, Estadual e Municipal.
II. O SUS funciona de forma centralizada, onde o governo Federal é o único responsável.
III. O SUS em nível Estadual funciona apenas para repasse de recursos.
IV. O SUS funciona através do consórcio intermunicipal de saúde.
V. No SUS, a população participa da gestão do Sistema Único de Saúde através dos conselhos de saúde.
VI. O SUS está definido na Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990.
A seqüência CORRETA é:
( ) F,V,F,V,F,F
( ) V,F,F,F,V,V
( ) V,F,F,V,F,V
( ) V,V,F,F,F,F
( ) F,F,F,V,F,V

Continue navegando