Buscar

Atividade Diagnóstica 3 - Homem, Cultura e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)
(Adaptada - Universidade Federal de Alagoas/UFAL)
Um dos temas mais debatidos em várias áreas atualmente é o da globalização e os impactos que tal fenômeno promove. Sobre este tema, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) A origem do fenômeno pode ser identificada no período mercantilista, iniciado, aproximadamente, no século XV.
( ) A globalização das comunicações tem sua face mais destacada na rede mundial de computadores, que permite um intenso fluxo de troca de ideias e informações.
( ) A globalização das comunicações, paradoxalmente, diminuiu a universalização do acesso a meios de comunicação, apesar da inovação tecnológica. Isso se deve à lógica de mercado do sistema capitalista.
( ) Os efeitos da globalização no mercado de trabalho são evidentes com a criação de modalidades de emprego para países com mão de obra mais barata, voltada à execução de serviços que não exigem alta qualificação.
( ) A globalização intensifica o ritmo das mudanças nos meios de produção, tendendo a um aumento de tecnologias limpas e sustentáveis.
Escolha a alternativa que contém a sequência correta:
Alternativas:
a)
F – V – F – F – V.
b)
V – F – V – V – V.
c)
F – F – V – F – F.
d)
V – V – F – V – V.
Alternativa assinalada
e)
V – F – F – F – V.
2)É um mundo ao mesmo tempo plural e singular, exigindo um novo olhar geográfico nas diferenças e semelhanças das diversas regiões do espaço mundial.
(MOREIRA, Rui. Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e um novo olhar geográfico sobre o mundo. Revista Eletrônica de Ciências Humanas e Sociais e outras coisas, v. 1, n. 3, jun. 2007. Disponível em: <http://www.uff.br/etc/UPLOADs/etc%202007_1_3.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2015. Adaptado.)
O texto aborda os seguintes aspectos:
I. A ordem multipolar do início do século XX e a ordem atual apresentam as mesmas características. Ambas são dicotômicas, dualistas.
II. Neste início de século XXI, há o fortalecimento do conteúdo de um novo mundo globalizado, com novas formas de organização das sociedades contemporâneas. Trata-se de um mundo plural e singular ao mesmo tempo.
III. Cada território, dentro dos limites de suas fronteiras, apresenta características geográficas semelhantes, já que a globalização estabelece uma Nova Ordem Mundial.
Está correto o que se afirma:
Alternativas:
a)
Apenas em III.
b)
Apenas em II.
Alternativa assinalada
c)
Apenas em I e II.
d)
Apenas em II e III.
e)
Em I, II e III.
3)
(FATEC-SP – Faculdade de Tecnologia de São Paulo – Adaptada)
No atual processo de globalização econômica, vem ocorrendo uma verdadeira divisão econômica e geopolítica do mundo, que distingue centros de inovação tecnológica, áreas de difusão de indústria e agroindústria avançadas, áreas em desindustrialização, áreas com economia tradicional em decadência e áreas a serem preservadas. Sob o comando dos grandes agentes econômicos capitalistas transnacionais, o território dos países é utilizado intensivamente, afetando o poder dos Estados e alienando a vida das sociedades que vivem nesses territórios.
Analise as afirmações a seguir como elementos em jogo no processo de globalização descrito:
I. Hegemonia dos processos.
II. Fluxo de informação e formas de acessar dados emergem das tecnologias e da convergência das telecomunicações em redes mundiais.
III. Divisão mundial do trabalho entre centros hegemônicos.
IV. Tendência ao aumento das áreas naturais preservadas pelo “desenvolvimento sustentável”.
V. Nova organização da sociedade assegurada pela tecnologia que nos envolve de forma a alterar as relações sociais.
Pode-se assinalar, como verdadeiros elementos desse processo de globalização, o que está contido nas afirmações:
Alternativas:
a)
II e IV, apenas.
b)
I, II, III e IV, apenas.
c)
I, II, III e V apenas.
Alternativa assinalada
d)
IV, apenas.
e)
I, II e III, apenas.
4)No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos políticos atualmente eficazes.” (SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 23-24.)
Considerando o enunciado anterior sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
A globalização é um processo exclusivamente baseado no desenvolvimento das novas técnicas de informação, e sua origem está diretamente relacionada com a difusão e a universalização do uso da internet, que se deu a partir do final da década de 1990.
b)
Entre as características próprias da globalização, há a alteração profunda na divisão internacional do trabalho, em que a distribuição das funções produtivas tende a se concentrar cada vez mais em poucos países, como é o caso dos Estados Unidos e do Japão.
c)
Sobre as ações que asseguram a emergência do mercado global, o autor está se referindo à doutrina econômica neoliberal, que, entre outros princípios, defende o fortalecimento do Estado e a intervenção estatal como reguladora direta dos mercados – industrial, comercial e financeiro.
d)
Atualmente, as relações econômicas mundiais, compreendendo a dinâmica dos meios de produção, das forças produtivas, da tecnologia, da divisão internacional do trabalho e do mercado mundial, são amplamente influenciadas pelas exigências das empresas, das corporações ou dos conglomerados multinacionais.
Alternativa assinalada
e)
As estratégias protecionistas tomadas pelos governos em todo o mundo, dificultando a entrada de produtos estrangeiros em seus mercados nacionais, são consideradas características marcantes do processo de globalização

Outros materiais