Buscar

Discriminação e Meritocracia

Prévia do material em texto

Questão 1
Correta
Questão com problema?
O povo brasileiro foi originado a partir da miscigenação entre diferentes etnias. São inúmeras as etnias que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2016.
A partir do texto e da imagem, verifique se as proposições são verdadeiras ou falsas e se há relação de causa e consequência entre elas.
I. No Brasil não existe discriminação racial, a convivência entre brancos, negros e índios se dá de forma harmônica. Desse modo, não há discriminação pela cor da pele.
PORQUE
II. O preconceito seria de classe, legando aos mais pobres e consequência dos problemas brasileiros.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
Sua resposta
Correta
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Questão 2
Correta
Questão com problema?
Essas políticas surgiram da luta de movimentos engajados na garantia dos direitos aos públicos excluídos, como o movimento negro. Eles lutam e requerem, junto às instituições cabíveis, a mudança de leis e a criação de políticas que permitam a essas parcelas discriminadas da população terem acesso igual a direitos como educação, saúde, emprego, entre outros. Elas buscam afirmar a diferença para produção da igualdade, garantindo a essa parcela da sociedade o acesso a esses bens materiais e imateriais.
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2016.
De que política o texto e a imagem estão falando?
Sua resposta
Correta
Políticas de ações afirmativas.
Questão 3
Correta
Questão com problema?
A essência do patriarcalismo está na obediência da família, dos agregados e trabalhadores à figura do patriarca, na época, o senhor de terras. Essa obediência constituía a autoridade do senhor, visto que era legitimada, correntemente, pela dependência econômica dos demais grupos.
 
Fonte: .
 
A partir do texto e da imagem, analise as afirmativas a seguir:
1. Com a transformação do Brasil rural em Brasil urbano, o patriarcalismo foi sendo incorporado às famílias, com a manutenção do homem como o chefe da família.
2. O patriarca era o senhor de terras.
3. No Brasil, o patriarcalismo é ainda um fenômeno recorrente, sendo possível observá-lo nos números referentes à violência contra a mulher.
4. A luta dos movimentos feministas por emancipação das mulheres acarretou a ocupação do mercado de trabalho pelas mulheres, que, com sua autonomia financeira, passaram a contestar o patriarcalismo.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta do patriarcalismo no Brasil, do século  XVI ao século XXI.
Sua resposta
Correta
2 - 1 - 4 - 3.
Questão 4
Correta
Questão com problema?
Uma atitude discriminatória resulta na destruição ou comprometimento dos direitos fundamentais do ser humano, prejudicando um indivíduo no seu contexto social, cultural, político ou econômico.
(O que é discriminação. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2016).
Fonte: Disponível em: .Acesso em: 5 set. 2016.
Se pudessemos enumerar as atitudes discriminatórias, quais destas pessoas estariam propensas a sofrer um número maior de discriminações e quais sofreriam menos, baseado-se nas informações do texto e da imagem?
1. Mulher, negra, pobre, LGBT (Lébicas, Gays, Bissexuais, Transexuais).
2. Mulher, branca, rica, LGBT (Lébicas, Gays, Bissexuais, Transexuais).
3. Homem, branco, rico, heterossexual.
4. Homem, negro, pobre, LGBT (Lébicas, Gays, Bissexuais, Transexuais).
5. Mulher, branca, rica, heterossexual.
Assinale a alternativa que apresenta, na sequência correta, a síntese das discriminações que pessoas sofrem em nossa sociedade, partindo daquele que seria mais discriminado, para aquele que sofreria menor número de discriminações.
Sua resposta
Correta
1 –4 – 2 – 5 – 3.
Questão 5
Correta
Questão com problema?
A meritocracia é um modelo de distribuição de recursos, prêmios ou vantagens, cujo critério único a ser considerado é o desempenho e as aptidões individuais de cada pessoa. Como uma das ideias que fundamenta moralmente o liberalismo, a meritocracia é um princípio essencial de justiça nas sociedades ocidentais modernas. A partir dessa ideia é que se justifica e se legitima a forma como os recursos estão distribuídos na sociedade. Segundo essa tese, a mobilidade social deve ser um resultado exclusivo dos esforços individuais através da qualificação e do trabalho.
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2016.
Analise o texto e a imagem sobre a forma como a meritocracia é retratada na sociedade:
I- No Brasil, não há preconceito de cor e muito menos de classe. Segundo a meritocracia todos são livres e têm as mesmas oportunidades de construir a sua vida, basta querer.
II- Segundo a meritocracia, todos podem atingir os lugares ocupados pelos ricos, pela elite econômica e pela elite intelectual, com bastante trabalho e estudo.
III- No Brasil, existe desigualdade no acesso a recursos como educação, que permitem aos membros das classes mais altas estudarem nas melhores escolas e dedicarem todo seu tempo livre ao estudo, conseguindo então as melhores vagas nas universidades e os melhores empregos.
IV- As pessoas de classe mais baixa terão maior dificuldade de acesso a bons empregos e às universidades públicas, devido a estudarem em escolas públicas de qualidade inferior às privadas.
Assinale a alternativa cujas afirmativas se enquadram com a realidade da sociedade brasileira:
Sua resposta
Correta
Apenas III, IV.
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg

Continue navegando