Buscar

exercicio de fixação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A legislação americana e a brasileira que, segue a mesma linha, autoriza os casos de internação voluntária quando:
		
	
	as patologias mentais são intratáveis ou permanentes.
	
	solicitado por membros da sociedade em função do medo dos pacientes psiquiátricos.
	
	solicitada pela família que não tem tempo disponível para cuidar do paciente.
	 
	o paciente apresentar riscos de vida para si ou para outros em grau evidente.
	
	as patologias são apenas controladas temporariamente pelo uso de medicação.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmações relacionadas ao CRIANES (crianças com necessidades especiais de saúde) e marque a alternativa correta.
I - As crianças que dependem de modificações na forma habitual de cuidar também são consideradas CRIANES.
II - No Brasil, a população mais carente, agrava às estatísticas relativas à CRIANES em função da pobreza que aumenta a exposição da criança e da gestante ao adoecimento e a cronicidade da doença.
III - O CRIANES surgiu para caracterizar uma clientela específica de crianças com problemas de aprendizagem que requeriam uma atenção especial por parte dos profissionais de saúde.
		
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	 
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na área da saúde, tornam-se mais preocupantes alguns procedimentos e cuidados aplicados a pacientes PNEs. Equipes multidisciplinares de modo geral conhecem melhor as necessidades destas pessoas. Isso significa que:
		
	 
	Os pacientes portadores de necessidades especiais deveriam ser atendidos apenas por médicos que não atuam em equipe.
	 
	As equipes multidisciplinares atuam em aspectos diversos dos portadores de necessidades especiais, oferecendo mais benefícios.
	
	É correto que o familiar responsável pelo paciente portador de necessidades especiais deve ter diversos profissionais que atuam de forma individual e particular em momentos distintos para o atendimento de saúde eficaz.
	
	Os pacientes portadores de necessidades especiais devem ser atendidos apenas por médicos conforme sua necessidade específica. Os outros profissionais de saúde não estão aptos para atendê-los.
	
	As equipes multidisciplinares não beneficiam os pacientes portadores de necessidades especiais uma vez que os profissionais não estão preparados para atendimentos especializados.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Luma é paciente do hospital público de sua cidade. Sua mãe quer que ela receba tratamento especial porque Luma é paciente psiquiátrica. Segundo o que a mãe de Luma estudou no campo da ética sobre atendimento a pacientes especiais, a definição de paciente especial, diz respeito a:
		
	
	todo indivíduo que desejar ser especial.
	
	todo indivíduo que não possui alteração física, intelectual, social ou emocional.
	 
	todo indivíduo que possui alteração física, intelectual, social ou emocional e que necessita de educação especial e instruções suplementares temporárias ou definitivamente.
	
	toda gestante e mulheres com crianças de colo.
	
	todo indivíduo sadio
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Um rapaz de 16 anos apresenta paralisa cerebral e deu entrada no hospital com pneumonia. As pessoas têm dificuldades de compreender o que ele fala e ele não se locomove bem em função da doença. Este rapaz:
		
	 
	É um paciente especial
	
	Não deverá receber tratamento para pneumonia
	
	Não deve ser incluído em sociedade
	
	Deve ficar isolado em casa
	
	Não precisa de cuidados especiais
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Felizmente, tem sido constatada uma diminuição no número de casos definidos por ¿atendimentos especiais¿ ou registrados como PNEs (Portadores de Necessidades Especiais) em função de dois aspectos básicos: 1) O avanço tecnológico da medicina; 2) o próprio estímulo da sociedade em ações de inclusão social. Isso significa que:
		
	
	O avanço científico não constitui um benefício para os portadores de necessidades especiais uma vez que não oferece atenção diferenciada para este público e nem medicamentos para tratamentos específicos.
	
	A inclusão social beneficia diretamente as pessoas portadoras de necessidades especiais em função dos processos de averiguação de capacidades funcionais.
	
	O avanço tecnológico faz com que o número de atendimentos a pacientes especiais aumente, pois cada vez há mais tecnologia oferecida a esse público. E a inclusão social permite que as famílias superprotejam seus filhos e evitem escolas e médicos comuns ao público geral.
	
	O avanço tecnológico e os processos de inclusão social são maléficos para os portadores de necessidades especiais uma vez que este público precisa de atenção especial sempre.
	 
	O avanço tecnológico, através da descoberta de novos medicamentos e tipos de tratamento, têm reduzido significativamente muitas patologias. E a inclusão social faz com que essas pessoas não se vejam como pessoas que precisem de atendimento diferenciado.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Com relação aos atendimentos prestados ao paciente com necessidades especiais, analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.
I - Tem sido constatado um aumento no número de casos definidos por atendimentos especiais ou registrados como PNEs em função do aumento do número de partos prematuros.
II - O avanço tecnológico da medicina tem conseguido com novos medicamentos e tipos de tratamento reduzir significativamente muitas patologias.
III - A Odontologia, no Brasil, tem sido uma exceção com relação a falta de informação uma vez que promove cursos de especialização e uma série de congressos sobre atendimento de pacientes especiais.
		
	 
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Bruna é uma criança que depende de uma cânula de traqueostomia para respirar. Ela se encaixa em um dos padrões para caracterização de:
		
	 
	CRIANES
	
	Abuso infantil
	
	Maus tratos
	
	Risco materno
	
	Risco ético

Outros materiais