Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Global Sourcing – Aquisição de produtos ou serviços de fornecedores independentes ou de subsidiárias da própria empresa localizada no exterior para o consumo no país de origem ou em outro país. Fatores – Diminuição dos custos de comunicação e transporte; A generalização do acesso à informação ampla, incluindo a crescente conectividade entre os fornecedores e os clientes que eles atendem; Empreendedorismo e rápida transformação econômica em mercados emergentes.
Business Process Outsourcing (BPO) - Terceirização de funções de negócios para fornecedores independentes, como contabilidade, folha de pagamentos e atividades de recursos humanos, serviços de TI, atendimento ao consumidor e apoio técnico. ; O BPO inclui - Atividades de retaguarda, que incluem funções internas de negócios, como os pagamentos de salários e o faturamento ; Atividades de vanguarda, que incluem serviços aos clientes, como marketing ou suporte técnico
Beneficio Global Sourcing – Eficiência de custos ; Produtividade Melhorada ; Flexibilidade Tecnológica ; Melhor agilidade para redesenhar as atividades da empresa ; Acesso a pessoal mais habilidoso ; Maior velocidade no mercado ; Acesso a novos mercados
Desafios do Global Sourcing - Vulnerabilidade para as flutuações cambiais ; Seleção do parceiro, qualificação e monitoramento dos custos ; Complexidade de gerenciamento de uma rede de parceiros mundial e uma cadeia de fornecedores global ; Influência limitada no processo de manufatura do fornecedor
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Global – Rede integrada de abastecimento, produção e distribuição da empresa organizada em escala mundial e localizada em países onde a vantagem competitiva pode ser maximizada ; Receber inúmeros fornecedores espalhados pelo minho requer um gerenciamento eficiente da cadeia de abastecimento ; Prestadores de serviços terceirizados de logística ( FedEX, TNT)
Característica da Cadeia de suprimentos - Custos associados com a entrega física de um produto para o mercado de exportação pode ser responsáveis por mais de 40 por cento do custo total ; Empresas experientes usam tecnologias de comunicações e da informação (ICTs) para agilizar as operações, reduzir custos e aumentar a eficiência da distribuição ;Logística envolve mover fisicamente mercadorias através de cadeia de suprimentos. Incorpora informação, transporte, inventário, armazenagem, manuseio e atividades similares associadas com a entrega de matérias-primas, peças, componentes e produtos prontos./ Modo de transporte – Terrestre ; Aereo ; Maritimo
Riscos no Global Sourcing - 1. Redução de custos menor que a esperada. Conflitos e problemas surgem de várias fontes. 2. Fatores ambientais. Exemplos incluem flutuações nas taxas cambiais, barreiras comerciais, eventos macroeconômicos, altos custos de energia e greves trabalhistas. 3. Ambiente jurídico fraco. Pode afetar a proteção da propriedade intelectual, minando os principais ativos estratégicos.
Estratégia para diminuir os riscos - 1. Procure fornecedores no exterior pelos motivos corretos. A melhor razão é de cunho estratégico, tal como aumentar a qualidade oferecida, melhorar a produtividade e liberar competências essenciais. 2. Venda a ideia aos funcionários. Projetos de terceirização mal planejados criam tensão desnecessária com os funcionários existentes. 3. Escolha com cuidado entre uma operação própria e a elaboração de contratos com fornecedores externos. Encontre o equilíbrio entre o que fazer e o que comprar.
Ameaças Global Sourcing – Perda de empregos ; Redução de competividade naciona ; Piora nos padrões de vida
Gestão de recursos humanos internacional - Planejamento, seleção, treinamento, admissão e avaliação dos funcionários para operações internacionais. • Como a empresa recruta, treina e aloca pessoal qualificado em suas cadeias de valor mundiais, isso a separa da competição. • A combinação de conhecimento, habilidades, experiências dos funcionários são distintos e fornecem inúmeras vantagens para as operações da empresa mundialmente.
Diferenças entre a gestão de recursos humanos (GRH) doméstica e a internacional 1. Novas responsabilidades de RH. Por exemplo: taxação internacional, recolocação e orientação internacional, serviços para expatriados, relações com o governo, serviços de tradução de línguas. 2. A necessidade de uma perspectiva mais ampla. Por exemplo: estabelecer uma escala de remuneração justa e comparável, independentemente da nacionalidade. 3. Maior envolvimento na vida dos trabalhadores. Por exemplo: moradia, cuidados com a saúde, educação dos filhos, segurança, salários adequados, padrões de vida mais altos no exterior.
Tarefas da gestão internacional de recurso humano 1. Contratação – atividades direcionadas a recrutamento, seleção e alocação de funcionários. 2. Treinamento e desenvolvimento. 3. Avaliação de desempenho; envolve o fornecimento de feedback necessário para o desenvolvimento profissional do funcionário.
Contratação: buscando talento - Recrutamento: Procura e localização de potenciais candidatos para preencher as necessidades da empresa ; Seleção: União das informações para avaliar e decidir quem empregar em certas funções.
Características dos funcionários - Competência técnica. Deve ter capacidades gerenciais e técnicas adequadas ; Autoconfiança. Empreendedor, atitude proativa, gerentes expatriados trabalham com considerável independência e suporte limitado da matriz ; Adaptabilidade. Habilidade para se ajustar a culturas estrangeiras, empatia cultural, flexibilidade em diplomacia e atitude positiva.
Três componentes do treinamento para o pessoal que desempenha atividades no exterior -1. Estudos de área: Conhecimento factual de assuntos históricos, políticos e econômicos do país de acolhimento. 2. informação prática: Conhecimentos e habilidades necessários para funcionar efetivamente em um país, incluindo moradia, saúde, educação e vida diária. 3. consciência intercultural: A capacidade de interagir de forma eficaz e adequada com pessoas de idioma e cultura diferentes
Avaliação de Desempenho - A avaliação de desempenho é um processo formal para analisar a eficácia com que os trabalhadores executam suas tarefa ; Ajudam a identificar as áreas problemáticas em que um funcionário precisa melhorar e nas quais é necessário um pouco mais de treinamento ; Determina a remuneração do empregado e o desempenho da empresa.
As seis tarefas das oportunidades no mercado global 1. Analisar o preparo organizacional para a internacionalização. 2. Avaliar a adequação de produtos e serviços da empresa para os mercados externos. 3. Classificar os países para identificar mercados potenciais atrativos. 4. Avaliar o potencial, ou a demanda, de mercado de determinado setor, para produtos ou serviços no mercado-alvo selecionado. 5. Selecionar parceiros de negócios qualificados, como distribuidores ou fornecedores. 6. Estimar o potencial de venda de uma empresa para cada mercado visado.