Buscar

Civil caso 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Civil caso4 
Caso concreto Supondo-se que em uma família composta por pai, mãe e 2 irmãos, haja um acidente de carro, ocasionando a presunção de morte simultânea entre o pai e um dos irmãos, pergunta -se: a) Qual o instituto que denomina a presunção de morte simultânea? Indique o dis positivo legal pertinente. b) Em que ramo do direito este instituto tem grande relevância e por quê?
a)
O Instituto jurídico que trata da presunção da simultaneidade dois óbitos é a comoriência que significa a impossibilidade de se estabelecer a cronologia, ou seja, há necessidade das mortes entre pessoas de uma mesma família, seja em decorrência do vínculo matrimonial ou do parentesco. Uma vez que decretada a comoriência, ela produzirá os efeitos jurídicos pertinentes à morte da pessoa natural. 
b) 
A determinação da comoriência apresenta interesse no campo do direito sucessório, ou hereditário, já que, a regra daqueles que morrem abintestato (sem deixar testamento), deve ter o chamamento dos herdeiros, seguindo uma ordem de vocação hereditária e quando tal fato se torna impossível em razão da comoriência, ou seja, não houve uma transmissão de herança para uma pessoa à outra, de tal modo que, não há sucessão de comoriente. 
Objetiva D

Continue navegando