Buscar

SEMANA 1 Tributário I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMANA 1
ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO E DIREITO FINANCEIRO
Determinado governador do Estado do Acre está em forte debate com a Assembleia Legislativa. Apesar de ter sido eleito em primeiro turno com uma expressiva maioria de votos, sua Assembleia é hoje composta em maioria considerável pela oposição ressentida por não ter reeleito o antigo governador, candidato da situação. Diante deste conflito político, o governador não consegue aprovar a lei orçamentária que se manifesta compatível com suas propostas. Sendo assim, decide baixar o orçamento por medida provisória. Deputado da oposição se recusa a votar a medida provisória e levanta argumentos tecnicamente adequados. Pergunta-se:
A) Quais seriam estes argumentos? 
R: O principal argumento seria de que a CF/88, no art.62, §1º, ”d”, veda expressamente, a edição de MP para aprovação de Lei Orçamentária.
b) Pode o governador editar medida provisória?
R: Sim pode, não há proibição expressa para matéria. Mesmo sendo a MP uma atribuição do Presidente da República, a doutrina constitucional, pelo princípio da simetria, também seria do Governador
c) Cabe medida provisória em Direito Financeiro?
R: Não, conforme disposição art. 62, §1º, “d”, da CF/88, que veda expressamente, a edição de MP para aprovação de Lei Orçamentária. Exceto em situações imprevisíveis e catástrofes, art. 62, caput, CF/88.
Objetiva: D

Outros materiais