Buscar

Técnicas de pesquisa

Prévia do material em texto

TECNICAS A filosofia surge no final do século VII e início do século VI a.C., na Grécia. Sobre a filosofia desse período, pode-se considerar como correta a seguinte alternativa: D Baseou-se em um discurso racional para explicar a origem do mundo
 Alguns historiadores da Filosofia consideram que o movimento de ruptura que o modelo grego representou diz respeito à passagem da visão teogônica para a visão cosmogônica e deste para visão cosmológica. Sobre a visão cosmogânica, pode-se afirmar: B Procurou explicar a geração da ordem do mundo pela ação entre forças vitais concretas e divinas. Comentário: alguns historiadores da Filosofia consideram que o grande movimento de ruptura que o modelo grego representou diz respeito à passagem da visão teogônica (que narra o nascimento de todas as coisas por meio das relações sexuais entre os deuses) para a visão cosmogônica (por meio da qual se narra a geração da ordem do mundo pela ação entre forças vitais concretas e divinas), e desta para a visão cosmológica, que explica, ou procura explicar, a origem do mundo por meio da determinação de um princípio originário racional. A pergunta refere-se à visão cosmogônica.
 Conhecer algo ou estudar algum fenômeno requer que usemos nossa capacidade intelectual, nossa razão. A razão é, portanto, o ponto de partida para a aquisição do conhecimento. A atividade racional pode ocorrer de duas formas: pela dedução e pela indução. Sobre o método raciocínio dedutivo, pode-se afirmar: EParte-se da elaboração de uma premissa geral (maior) e com base nela explicam-se os casos particulares (menor). a pergunta refere-se ao método raciocínio dedutivo. Esse método parte da elaboração de uma premissa geral e com base nela explicam-se os casos particulares. Exemplo: Todos os humanos são mortais (premissa geral); eu sou um ser humano (premissa particular);logo, eu sou mortal (dedução).
Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que corresponde ao nome do filósofo que defendeu a proposição de que somente os filósofos têm capacidade para governar. C Platão. Comentário: para Platão, os males apenas poderiam cessar quando os filósofos chegassem ao poder, pois a violência e a justiça ocorriam especialmente por conta de dois instrumentos: a força física e a palavra.
 Foi notável a influência do empirismo nos desenvolvimentos teóricos das Ciências Econômicas. Sobre o método empírico, pode-se afirmar. D- A explicação racional, ou as proposições, deve submeter-se aos fatos reais para sua validação. Comentário: o raciocínio lógico-matemático pretendia conhecer a realidade e interpretá-la, utilizando um método científico infalível e livre de visões parciais. A razão deveria ser enfatizada por meio da experiência e do empirismo, ou também o empirismo está relacionado à observação da realidade, ou seja, a dados da realidade sob a forma estatística.
 Karl Popper, em sua obra intitulada “A lógica da pesquisa científica” (1974), desfila a sua teoria do falseacionismo. Sobre as proposições defendidas pelo autor, pode-se considerar que falseacionismo corresponde à seguinte ideia: A - Uma teoria somente seria científica se fosse, em princípio, refutável e até rejeitada. Comentário: pregando nova forma de se fazer ciência por meio da eliminação de erros, o racionalismo crítico, proposto por Popper, procura conciliar a crença na racionalidade da ciência com o reconhecimento de que o conhecimento científico seja falível e de que uma teoria científica não seja capaz de explicar tudo. É em sua obra intitulada “A lógica da pesquisa científica”, que Popper (1974) desfila o falseacionismo em que uma teoria somente seria científica se fosse, em princípio, refutável e até rejeitada diante críticas.
 O método dedutivo (histórico ou hipotético) consagrou-se como instrumento preferencial nos estudos econômicos. Sobre esse fato, pode-se considerar que: e. Smith, Malthus e Marx usaram essencialmente o método histórico-dedutivo
 O positivismo foi um método importante no desenvolvimento das ciências. Sobre o positivismo, identifique a afirmativa correta: A-O positivismo é acima de tudo um método empírico. Comentário: o positivismo dentro de um sistema filosófico em que se busca estabelecer a máxima unidade na explicação de todos os fenômenos universais pelo emprego exclusivo do método empírico, ou, se assim desejar, da verificação experimental
 Sobre o falseacionismo de Popper, pode-se afirmar que se trata de um método: C- Hipotético-dedutivo. Comentário: o método hipotético-dedutivo de Popper inicia-se com o problema (hipótese), pois é ele que traz a dúvida, a indagação, a inquietação ao cientista. Se não houver interesse no objeto a ser estudado será demasiado difícil o levantamento de algo que seja passível de investigação. O problema, que pode ser de ordem teórica ou prática, surge de conflitos que pairam na mente do cientista, na comunidade científica ou mesmo na sociedade. Estabelecido o problema, o processo científico requer a propositura de uma solução prévia, uma espécie de conjectura tomada como teoria explicativa da questão norteadora. Podemos dizer que a hipótese funciona como dedução das consequências do problema que aparece na forma de proposição passível de teste.
Toda área do saber tem um objeto específico de estudo e um método peculiar de investigação desse objeto. No caso das ciências econômicas, pode-se identificar como objeto de estudo: D- As atividades humanas de produção, distribuição, comercialização e consumo de bens e serviços. Comentário: a ciência econômica, como uma ciência social, tem como objeto de estudo os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo de bens e serviços, ou seja, as atividades humanas de produção e troca de bens e serviços.
A escola neoclássica ou marginalista do pensamento econômico está fundamentada na questão da utilidade e sua análise de mercado. A partir da interação entre oferta e demanda, conduz a desenvolver as seguintes abordagens teóricas do mercado. E- Abordou o equilíbrio parcial, bem como o equilíbrio geral. Comentário: a separação das Ciências Econômicas da Ciência Política deu condições para o surgimento da escola neoclássica de equilíbrios parcial e geral. A abordagem de equilíbrio parcial analisa um mercado e não considera os possíveis efeitos que esse mercado isolado tem sobre os demais mercados existentes na economia. Aceita-se que os demais mercados podem afetar o mercado que estamos analisando de forma parcial, mas que este não afeta os demais. Na abordagem de equilíbrio geral é postulada uma relação entre todos os mercados, isto é, presume-se que todos os mercados dependem de outros mercados. A determinação dos preços dos bens está em função dos diversos insumos existentes e utilizados na economia, cujas demandas e ofertas de cada bem e serviços estão em função de todos os preços dos demais bens e serviços.
Com o surgimento da teoria keynesiana, novos postulados são incorporados ao estudo econômico. Sobre os postulados keynesianos, pode-se afirmar sinteticamente que: E- Introduziu a ideia de que a produção nacional é determinada pela demanda agregada e do papel do Estado como agente regulador dos ciclos econômicos. Comentário: ao contrário da ideia de um mercado autorregulado e de pressupostos de preços e salários flexíveis e pleno emprego, Keynes pressupunha salários monetários rígidos e desemprego, cuja intervenção do Estado e suas políticas econômicas e gastos públicos para estimular a demanda de bens e serviços elevaria os investimentos produtivos e o aumento do emprego. O que Keynes defendia era que economias capitalistas são instáveis, que passam por ciclos econômicos de alta e baixa e necessitam de um agente econômico que regulamente e coordene a economia para reduzir esses ciclos, por meio de uma maior eficiência alocativa dos fatores produtivos.
Há, nas Ciências Econômicas, correntes e escolas de pensamento que utilizam diferentes métodos científicos. Assim,pode-se afirmar que a escola clássica se preocupou com: C- A distribuição da riqueza. A economia clássica se preocupou com a distribuição; a economia neoclássica com o sistema de preços e a economia keynesiana deu destaque à moeda
O postulado da racionalidade coloca-se no contexto da explicação intencional, ou escolha racional, no qual o comportamento individual é compreendido a partir do esquema oportunidade versus necessidades e desejos. A partir desse postulado, identifique a alternativa que expressa a interpretação sobre o comportamento econômico do homem: B- Como agentes econômicos racionais, suas decisões estão voltadas a maximizar sua utilidade ou seu lucro. Comentário: o postulado da racionalidade permitiu a interpretação do comportamento humano e, a partir desse postulado, todos são considerados agentes econômicos racionais que buscam maximizar sua utilidade ou seu lucro.
Sobre a construção da teoria, pode-se considerar como correta a seguinte alternativa: D- É o conhecimento que resulta de um conjunto de observação a partir de uma abstração do mundo real. Comentário: essa questão refere-se à construção da teoria de um modo geral e não especificamente da teoria econômica. Nesse sentido, a resposta correta é que a teoria é uma tentativa de reconstituição abstrata do mundo real.
Sobre a divisão macroeconômica, pode-se afirmar: A – A macroeconomia estuda como se determinam as variáveis agregadas em mercados distintos como o de bens e serviços, trabalho, monetário e financeiro e o cambial. Comentário: a macroeconomia passou a realizar agregações absolutas de todos os tipos de bens e serviços produzidos em cinco mercados distintos, ou seja, os mercados de bens e serviços, de trabalho, o monetário e financeiro e o cambial
Sobre os campos de pesquisa da ciência econômica, pode-se afirmar que: A- Os campos em que se desenvolvem as pesquisas econômicas são vastos, em razão da complexidade dos problemas e do constante movimento de mudanças. Comentário: os campos em que se desenvolvem as pesquisas econômicas são praticamente tão vastos quanto os próprios campos da economia. Qualquer tentativa de enumeração e de classificação desses campos será, naturalmente, incompleta e arbitrária. Dentro de sistemas econômicos, há um universo de campos de pesquisa em economia, o que não facilita a tarefa de classificá-los de forma simples. O surgimento de novos campos de investigação acompanhou a complexidade dos problemas colocados diante das Ciências Econômicas. Ao observar o programa de Microeconomia, percebe-se que há vários campos de pesquisa econômica que vão do comportamento do consumidor ao impacto da tecnologia na produção, às formas de estrutura e à regulação desses mercados. O mesmo pode ser afirmado a respeito do programa de Macroeconomia que abrange os campos da economia monetária, políticas econômicas monetária, fiscal, cambial e de crédito; balanço de pagamentos, exportação e importação, fluxos de capitais, escolas e correntes de pensamento econômico, entre outros.
Sobre os keynesianos regulacionacionistas, pode-se considerar como correta a seguinte alternativa: D-Estudam a demanda agregada como engrenagem fundamental da economia capitalista, cujos processos de acumulação de capital e avanços tecnológicos causam alterações na utilização dos fatores de produção, principalmente o da mão de obra, alterando o nível de renda e sua distribuição. Comentário: os regulacionistas, representados por Robert Boyer, Michel Aglietta, entre outros cientistas econômicos, estudam a demanda agregada como engrenagem fundamental da economia capitalista, cujos processos de acumulação de capital e avanços tecnológicos causam alterações na utilização dos fatores de produção, principalmente o fator mão de obra, alterando o nível de renda e sua distribuição. Isso causa desajustes entre a demanda agregada e o nível de produção e resulta em crises de superprodução, subconsumo, desemprego e queda do nível de renda e de produto
Sobre os postulados teóricos utilizados pela escola monetarista, pode-se afirmar: B-Os agentes econômicos são racionais e formam expectativas adaptativas, ou seja, aprendem com o passado para tomar decisões racionais no presente. Comentário: para os monetaristas, os agentes econômicos são racionais e formam expectativas adaptativas, ou seja, os agentes econômicos aprendem com o passado para tomar decisões racionais no presente. A escola das expectativas racionais ou novos clássicos retomou os postulados de racionalidade dos agentes econômicos da escola neoclássica ou marginalista, nos quais esses agentes formam suas expectativas sobre as variáveis econômicas com base em informações simétricas ou perfeitas.
Uma análise que contemple um determinado setor de atividade econômica pode ser classificada em qual divisão do estudo econômico? B- Na divisão microeconômica por envolver um único setor de atividade. Comentário: a microeconomia também agregava dados, mas de forma setorial: por exemplo, o setor têxtil, setor agrícola, entre outros.

Continue navegando