Buscar

didática Estácio AVP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

É concebida como "um saber de mediação e garante sua especificidade pela preocupação com a compreensão do processo ensino-aprendizagem e a busca de intervenção na prática pedagógica, concebida como prática social, articulando sempre o fazer com o sentido ético e político de todo projeto educativo" (CANDAU, 2003, p. 74). Avalie as afirmações a seguir e marque a alternativa em que esteja de acordo com essa linha de pensamento:
	
	
	 
	Didática fundamental
	
	Didática de ensino
	
	Didática acrítica
	
	Didática instrumental
	
	Didática magna
	
	A Didática, como disciplina e campo de conhecimento, é marcada pelas mudanças gestadas pelo próprio campo em interface com as áreas afins. Como disciplina e campo de conhecimento, a Didática tem como objeto de estudo:
	
	
	
	o aluno.
	
	os recursos didáticos.
	
	o currículo escolar
	 
	o processo de ensino e aprendizagem.
	
	o professor.
	
	Somente a partir da década de 60 é que a crítica aos modelos vigentes irá descentrar a organização do currículo em torno dos conteúdos acadêmicos e focalizar as experiências, a cultura, os saberes e diferentes competências dos agentes envolvidos no processo de aprendizagem. Isso significa dizer que na atualidade, é preciso enfatizar:
	
	
	 
	o processo formativo
	 
	o domínio cognitivo
	
	o resultado dos alunos nas provas
	
	a classificação dos alunos
	
	a aprovação e a reprovação
	
	Os princípios subjacentes ao ideal pedagógico de Comenius, educador do século XVII, sustentam-se nos ideais de uma escola na qual todas as classes sociais sejam educadas, isto é, onde o ensino seja destinado a todos sem qualquer tipo de discriminação. As contribuições do pedagogo Comenius impulsionaram reflexões sobre a escola e o papel da educação na sociedade, instigando naquele contexto histórico a I busca por um método de ensino mais racional, ordenado e mais apropriado para garantir aos indivíduos o acesso aos conhecimentos produzidos pela sociedade moderna. II busca pela democratização do saber, considerando a exceção dos que não tinham aptidão e inclinação para os estudos segundo a sua natureza humana. III defesa de uma escola universal, partindo do pressuposto da natureza educável do homem e da necessidade de uma educação escolarizada para ele. IV construção de um projeto educativo que inclua todos os homens e a disposição de um saber universalizante que se encontra na base da formação humana. Assinale a opção em que todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	
	I, II e IV.
	
	II, III e IV.
	 
	I, III e IV.
	
	I, II e III.
	
	É conhecida uma concepção de educação escolar onde a escola é entendida como local, por excelência, onde ocorre educação e os pressupostos de aprendizagem colocam o aluno numa posição passiva, num processo receptivo e mecânico. Ao professor é conferido o papel de detentor de um saber a ser transmitido aos alunos. Segundo Libâneo (1984), "Os conteúdos são separados da experiência do aluno e das realidades sociais (...)". Assinale, das alternativas abaixo, aquela que indica a tendência marcada por essas características:
	
	
	
	Liberal Renovada Progressivista
	
	Progressista Libertadora
	
	Liberal Renovada Não-diretiva
	 
	Liberal Tradicional
	
	Progressista Libertária
	
	Todas as afirmativas estão relacionadas à tendência escolanovista EXCETO uma:
	
	
	
	A tendência escolanovista teve em Dewey sua maior influência
	
	A tendência escolanovista estimulava o aprender fazendo
	
	A tendência escolanovista gerou o manifesto dos pioneiros
	
	A tendência escolanovista também foi denominada de renovadora
	 
	A tendência escolanovista tem o professor como centro do processo de aprendizagem
	
	Qual das características citadas a seguir corresponde com a da Tendência Pedagógica Progressista Libertadora?
	
	
	 
	Reflexão crítica acerca de problemas reais.
	
	Orientações político-econômicas oriundas do regime militar.
	
	Aprendizagem mecânica, avaliação punitiva e classificatória.
	
	É focada no conhecimento fragmentado e isolado do contexto.
	
	O papel da escola é preparar o aluno para o mercado de trabalho.
	
	Com relação ao ALUNO, assinale a alternativa que corresponde a perspectiva pedagógica progressista: 
I - O aluno é o sujeito da aprendizagem: ele irá dialogar opinar, participar. Professor e aluno analisam problemas e a realidade imediata da sociedade e, assim, os conteúdos surgem como "temas geradores" do trabalho educativo.
II - aluno é sujeito protagonista do processo de aprendizagem, sendo instigado em sua reflexão crítica a partir da problematização da ciência e articulação à sociedade.
III - O aluno deve assimilar o conhecimento científico, considerando-o como legítimo e inquestionável, visando sua adaptação e ajustamento social.
IV. O aluno é considerado reprodutivista do conhecimento do professor , autoridade máxima do processo de aprendizagem.
	
	
	
	Todas estão corretas
	
	I, II e IV etão corretas
	
	III e IV estão corretas
	
	III está correta
	 
	I e II estão corretas
	
	A gestão democrática implica necessariamente a participação e envolvimento:
	
	
	
	dos coordenadores pedagógicos
	
	da direção escolar
	
	dos técnicos da educação
	
	dos alunos
	 
	da comunidade escolar
		
	
	
	Podemos compreender que "prever os conhecimentos a serem trabalhados e organizar as atividades e experiências de ensino aprendizagem consideradas mais adequadas para o alcance dos objetivos, de acordo com a realidade dos alunos, necessidade e interesse" (Haydt, 2006 ) seja um bom conceito para o sentido de _____________.
	
	
	
	Estratégias
	
	Criar atividade
	
	Metodologia
	 
	Planejar
	
	Improvisar
	
	No contexto escolar, as análises de Bourdieu (2002 apud CHINALIA, 2006) ajudam-nos a compreender alguns dos critérios utilizados pela escola em relação à sua organização e ao seu funcionamento, que são fornecedores das desigualdades e da exclusão. Por que o autor analisa o contexto escolar como um lugar de exclusão?
	
	
	 
	Porque o autor, em suas análises, explica que durante muito tempo a escola foi reconhecida como um local destinado às pessoas pertencentes à classe social dominante.
	
	Porque as análises mostram que a escola sempre foi, ao largo da história, um local de respeito às diferenças.
	
	Porque segundo o autor a escola sempre foi um lugar de transformação social.
	
	Porque o autor considera que um dos fatores para a exclusão é a comunidade escolar.
	
	Porque o autor considera, em suas análises, que as diferenças existentes no contexto escolar deviam ser padronizadas.
	
	A crítica ao paradigma tradicional começa a ser mais forte nos anos de 1950 e primeira metade da década de 1960, realizada à luz da perspectiva escolanovista e progressista de Paulo Freire. Educadores brasileiros como Anísio Teixeira e Lourenço Filho, influenciados pelo pensamento de John Dewey, dão uma grande contribuição à "desestabilização" de conceitos defendidos pelo paradigma tradicional de ensino. Propunham novos princípios para o ensino- aprendizagem, assim como Paulo Freire que sinalizou para novos rumos na educação. Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e depois marque a alternativa CORRETA:
( ) O aluno passa a ser o centro do processo de ensino, configura-se como ser em desenvolvimento bio-psico-social, que necessita ter respeitada sua individualidade no modelo escolanovista.
( ) O educando recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito de informações fornecidas pelo educador que respalda a prática na pedagogia de Paulo Freire.
( ) O foco principal da pedagogia freireana é na resolução de exercícios e na memorização de fórmulas e conceitos.
( ) O professor
escolanovista passa a ser orientador da aprendizagem a ele cabe estimular, facilitar, criar condições para que a aprendizagem do aluno ocorra.
( ) O educando é o objeto a ser moldado deve se submeter ao ensino do educador, assimilando e reproduzindo o conhecimento dado na visão de Paulo Freire. 
	
	
	
	F F V V V
	 
	V F F V F
	
	F V F V F
	
	F F V F F
	
	V V F F V
	
	Acerca da didática magna é CORRETO afirmar:
	
	
	
	Foi elaborada por Paulo Freire que sinalizou para uma educação libertadora.
	
	Foi elaborada por Piaget que partiu de uma perspectiva interacionista, levando em consideração o indivíduo e o meio.
	
	Foi elaborada por Rosseau que privilegiou a abordagem antropológica ao invés da epistemológica, tornando o homem o centro dos estudos e não o saber.
	
	Foi elaborada por Maria Montessori que pensou numa escola ativa, de corrente vitalista.
	 
	Foi elaborada por Comênio que baseou sua tese em ideais ético-religiosos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Os princípios subjacentes ao ideal pedagógico de Comenius, educador do século XVII, sustentam-se nos ideais de uma escola na qual todas as classes sociais sejam educadas para se desenvolverem intelectual e moralmente, assim como Herbart, a partir de seu método único de ensino. Na perspectiva desses pensadores, analise as alternativas abaixo e marque a resposta CORRETA:
I - buscam por um método de ensino mais racional, ordenado, sistematizado e mais apropriado para garantir que os indivíduos se acomodem ao sistema escolar. 
II - buscam pela construção de uma sociedade democrática, a partir da educação transformadora.
III - defendem uma escola universal, partindo do pressuposto da generalização, da linearidade e da aplicação do conhecimento assimilado passivamente pelo aluno. 
IV - promovem a construção de um projeto educativo que seja inclusivo e que respeite a pluralidade cultural.
	
	
	
	I, II e III estão corretas.
	
	I, II e IV estão corretas.
	 
	Apenas a afirmativa I está correta.
	 
	I e III estão corretas.
	
	II, III e IV estão corretas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	A perspectiva tradicional da didática não a considera:
	
	
	
	Um ato politicamente neutro que trabalha conhecimentos válidos.
	
	Um ato neutro e científico
	 
	Um processo contextualizado que leva em consideração o aluno concreto e histórico;
	
	Um processo de ensino que privilegia o uso de métodos e técnicas específicas.
	
	Uma forma de ensinar tudo a todos
	
	Jorge é aluno do curso de Educação Física e no primeiro dia de aula de uma nova disciplina, depara-se com uma aula na qual não tem liberdade de opinar sobre o assunto abordado pela professora, que se mostra autoritária e dona da verdade diante daquilo que professa na aula, não dando espaço para opiniões adversas a sua, e, seus alunos restringem-se apenas a receber o conteúdo pronto. Considerando a situação hipotética é CORRETO afirmar que:
	
	
	 
	A situação apontada na questão é típica da abordagem tradicional, visto que mostra a notável passividade do aluno no processo de aprendizagem. E predominância da figura do professor no ministrar a aula e o conteúdo. O que caracteriza a educação bancária, ora rebatida por Paulo Freire.
	
	A posição da professora quanto mediadora do aprendizado assemelha-se à abordagem pedagógica progressista, levando-se em conta o contexto social, a realidade dos educandos.
	
	A abordagem pedagógica apresentada pela professora é muito próxima da tradicionalista, onde uma de suas características é a construção ativa dos saberes pelo aluno junto ao professor.
	
	Abordagem sociocultural é a apresentada na questão, pois a passividade do aluno no processo de aprendizagem é sua característica marcante.
	
	A passividade do aluno na captação das informações mostradas na questão é característica da corrente crítico social dos conteúdos. abordagem esta representada pela professora.
	
	Um dos maiores célebres educadores brasileiros, com atuação e reconhecimento internacional, ficou conhecido principalmente pelo seu método de alfabetização de adultos de cunho assumidamente político. Para ele, o objetivo maior da educação é a construção da consciência crítica, o que significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, proporcionando-lhes condições para entender a sua situação de oprimidas e agir em favor da sua libertação. O educador em pauta e a pedagogia que defendeu são, respectivamente:
	
	
	
	Silvio Gallo - Pedagogia Libertária
	
	William Kilpatric - Pedagogia de Projetos
	 
	Paulo Freire - Pedagogia Libertadora
	
	Anísio Teixeira - Pedagogia Renovada
	
	José Carlos Libâneo - Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos
	
	Paulo Freire, representante da pedagogia libertadora, faz uma crítica à pedagogia tradicional, atribuindo a esta prática o conceito de educação bancária e conteudista, uma vez que o professor deposita na mente do aluno uma massa de conhecimentos, visando o desenvolvimento moral e intelectual do mesmo. A perspectiva progressista libertadora da educação, por sua vez, tem como expectativa que os alunos:
	
	
	
	compreendam as matérias gravando os conteúdos e fazendo exercícios repetitivos.
	
	reproduzam de maneira clara e objetiva os conteúdos repassados pelo professor;
	
	aceitem sua condição de vida como fato consumado e não a questionem;
	
	desenvolvam o individualismo, exigindo cada vez mais realizar seus interesses pessoais.
	 
	critiquem a realidade social posta, e modifica-la a partir da compreensão dos conteúdos estudos, debatidos e contextualizados;
	
	A gente quer viver pleno direito A gente quer viver todo defeito A gente quer viver uma nação A gente quer é ser um cidadão. (Gonzaguinha). A letra da canção de Gonzaguinha nos remete a um capítulo da educação nacional, caracterizado pelas Tendências Pedagógicas como pedagogia progressista. Aassinale o item abaixo que melhor caracteriza a pedagogia crítico-social dos conteúdos.
	
	
	
	A valorização da escola é instrumento da apropriação do saber, porém este saber deve ser única e exclusivamente de interesse do aluno. Sendo este o principal ator deste cenário.
	 
	O papel da escola é dar um passo a frente no processo transformador da escola, a partir das condições existentes e dos conteúdos vistos criticamente.
	
	Não basta que os conteúdos sejam ensinados, é fundamental avaliá-los através de maneira formal e quantitativa para ser apresentado ao final de um período.
	
	A educação é uma atividade mediadora quanto aos aspectos da aprendizagem, mas o aluno não deve intervir nem questionar os conteúdos que são apresentados.
	 
	A escola é arte integrante do todo social, porém se deve agir fora dela para a garantia do processo de ensino-aprendizagem.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	No início da história da humanidade, o planejamento era utilizado sem que as pessoas percebessem sua importância, porém com a evolução da vida humana, principalmente no setor industrial e comercial, houve a necessidade adaptá-lo para os diversos setores. Nas escolas ele também era muito utilizado; a princípio, o planejamento era uma maneira de controlar a ação dos professores de modo a não interferir no regime político da época. Hoje o planejamento já não tem a função reguladora dentro das escolas, ele serve como:
	
	
	
	roteiro a ser seguido pelo professor
	
	determinante técnico
	
	solução para todos os problemas do cotidiano escolar
	 
	instrumento que norteará a prática docente
	
	resposta conclusiva da prática
	
	Quando a educação envolve a transmissão do conteúdo do professor para o aluno e a assimilação do saber por este último, podemos dizer que se trata:
	
	
	 
	do modelo linear de ensino
do método dialético
	
	da mediação dos saberes
	
	da problematização da ciência
	 
	da construção do conhecimento
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	São elementos estruturantes da Didática:
	
	
	 
	objetivos, conteúdos, metodologia, recursos, relação professor-aluno, avaliação.
	
	objetivos, políticas de ensino, tecnicismos, recursos, relação professor-aluno.
	
	inteligências múltiplas, temas transversais e avaliação
	
	objetivos, conteúdos, tecnicismos, políticas de ensino, recursos e avaliação.
	
	objetivos, métodos de pesquisa, conteúdos, programas, políticas educacionais.
	
	"O verbo ensinar é transitivo e admite tanto complemento direto, respondendo à pergunta: 'ensino o quê?', quanto indireto, indicando 'a quem' ensino. Ora, essa função de ensinar algo a alguém vai encontrar seu território preferencial na escola. Nesta, assume seu aspecto formal e as situações didáticas são organizadas, planejadas, deliberadas, escalonadas em etapas e subdivididas conforme as características dos produtos do ensino" (CASTRO; CARVALHO, 2002, p. 16). Logo, o que contribui para a eficiência do ensino é:
	
	
	
	A competência das instituições de ensino para organizar os currículos.
	
	Apenas os conhecimentos do professor na disciplina que leciona.
	 
	A constituição de um corpo de conhecimentos sobre o ensino, denominado Didática.
	
	Apenas a utilização de métodos e técnicas de ensino em sala de aula.
	
	Apenas a definição de conteúdos e de técnicas de aprendizagem.
	
	A construção de uma memória sobre o significado renovador do trabalho dos Pioneiros da Educação Nova foi tarefa a que se dedicou Fernando de Azevedo, com o maior empenho, durante praticamente toda a sua vida. O movimento renovador está presente em vários "lugares de memória" (topográficos, monumentais, simbólicos e funcionais) (BRANDÃO, 1999). O significado renovador deste documento "o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova" encontra-se na posição de defender:
	
	
	
	princípios morais e religiosos ligados à tradição cristã.
	 
	uma nova escola, promotora da ciência e da pedagogia moderna sob a égide do ensino público, gratuito, e laico.
	
	uma educação integral do homem, enquanto ser criado por Deus.
	
	o professor como o técnico e responsável pela eficiência do ensino.
	
	a ampliação das discussões sobre a educação brasileira pautada na moral, na ética e no respeito à verdade cristã.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Com base nos saberes, fazeres e atitudes do professor, analise as alternativas abaixo e marque a opções correta:
	
	
	 
	A avaliação do tipo somativa é aquela na qual o professor enfatiza a quantificação, o produto final em detrimento do processo de aprendizagem.
	
	No procedimento metodológico de um plano de ensino são descritos, por exemplo, todo o material didático a ser utilizado ao longo do ano letivo.
	
	O processo de aprendizagem na perspectiva crítica da educação não depende do processo de ensino.
	
	Na visão critica da Educação Física, o corpo é um ser puramente biológico.
	
	A assimilação ativa acontece quando o aluno memoriza os conteúdos repassados pelo professor
	
	Marque a alternativa correta: Na Pedagogia Escolanovista:
	
	
	
	O professor é considerado autoritário, e o aluno considerado o facilitador da aprendizagem.
	 
	O professor exerce o papel de orientador e facilitador da aprendizagem, e o aluno é considerado o centro da aprendizagem.
	
	O professor exerce o papel hierárquico de transmitir conteúdos e o aluno considerado ouvinte.
	
	O professor é considerado o centro da aprendizagem, e o aluno é considerado sujeito ativo.
	
	O professor exerce o papel de orientador e facilitador da aprendizagem, e o aluno é considerado um ser passivo.
	
	Na perspectiva tecnicista, entendia-se que a função principal do professor seria planejar, executar e avaliar o ensino. Esta concepção trazia subjacente a ideia de que a ação pedagógica poderia ser completamente prevista, predeterminada e totalmente controlada pelo professor. Mais recentemente, as diversas perspectivas críticas em educação têm contribuído para redefinir o fazer pedagógico, tendo em vista seus múltiplos determinantes, suas contradições e sua complexidade. Nessa abordagem crítica, podemos considerar como elementos fundamentais do planejamento:
I. a seleção de saberes que considere os conhecimentos prévios dos estudantes; o uso de diferentes fontes de informação e de conhecimentos.
II. a opção por estratégias de ensino baseadas somente nos livros didáticos que devem nortear o ensino do professor.
III. o estabelecimento de articulações entre o conhecimento escolar e os saberes do cotidiano que possibilitem a ampliação do conhecimento dos estudantes.
IV. a previsão dos encaminhamentos metodológicos, o conjunto de técnicas que devem ser adotadas como um fim em si mesmo.
Marque a resposta correta:
	
	
	
	Todas as afirmativas são corretas.
	 
	As afirmativas I e III são corretas.
	
	As afirmativas II e IV são corretas.
	
	As afirmativas I e IV são corretas.
	
	As afirmativas I, III e IV são corretas.
	
	Numa perspectiva progressista, Freire (1996) defende que o primeiro saber necessário à formação docente é:
	
	
	
	A criação de um clima de amizade e deixar os alunos escolherem seus conteúdos de ensino.
	 
	O ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
	
	Ouvir os alunos mais velhos, para possibilitar a construção adequada dos conteúdos planejados anualmente.
	
	O conhecimento que deverá ser gradativamente construído somente pelo professor.
	
	A organização dos recursos didáticos para que possa fazer a letura do conteúdo nos livros e nos slides projetados em sala de aula.
	
	A escola é um espaço sociocultural marcada pela pluralidade cultural, cabendo ao professor mediar os diversos saberes, legitimá-los no processo de aprendizagem. Isso significa dizer que o professor ao adotar essa prática, ele está:
	
	
	
	hierarquizando os saberes dos alunos
	
	padronizando as respostas sobre o objeto de estudos
	
	impedindo a participação dos sujeitos educativos
	 
	rompendo com o determinismo técnico
	 
	adotando o método da transferência do saber
	
	
	
	
	( SESI, 2013, DF) Referindo-se à sala de aula, Zuben (2006, p.125) afirma que "é nesse 'espaço de ação', que é a sala de aula, que se desenrolam mais intensamente as articulações e contradições entre o eu e o outro, entre o passado e o futuro, entre o eu e o outro, entre a criatividade e o conformismo, entre a fala dialógica e a fala impositora, entre a difusão de ideias entre pessoas e a infusão de ideias sobre as pessoas". Acerca do tema, julgue os itens a seguir. I- A sala de aula deve ser um espaço de aprendizagens. II- A sala de aula deve ser um desafio cognitivo cotidiano para o estudante. III- A organização da sala de aula em fileiras irá garantir a disciplina e a aprendizagem significativa. IV- A sala de aula deverá ser um espaço de trocas, de cooperação entre os pares, de criatividade e de diálogo. É correto o que se afirma apenas em:
	
	
	
	II, III e IV.
	 
	I, II e IV.
	
	III e IV.
	
	I e III
	
	IV.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando