Buscar

Resumo IA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIFACS – Universidade Salvador
	Aluno: Alex Santos, Leonardo Barros, Matheus Barbosa, Rafaela Reis, Thainá Nery e Vagner Maciel.
	Disciplina: Sistema de Informação
	Professor: Ricardo Jesus
	Curso: Sistemas de Informação – 1º Semestre, noturno
Inteligência Artificial
	O que é exatamente inteligência artificial? Segundo Elaine Rich, inteligência artificial é o estudo de como fazer os computadores realizarem tarefas em que até o momento as pessoas são melhores. O termo “inteligência artificial” começou a surgir por volta de 1956 num famoso encontro em Dartmouth – uma faculdade localizada na região nordeste dos Estados Unidos – que reunia alguns cientistas que ao invés de construir sistemas baseados em números tentassem manipular símbolos. O sistema de inteligência artificial possui um banco de dados em que o programador/usuário insere informações relacionadas a seu segmento, porém a cada nova busca o sistema se alimenta tornando seu grau de conhecimento muito maior. Nos sistemas de I.A. existem algumas áreas de interesse, entre elas estão os sistemas especialistas; agentes inteligentes; redes neurais artificiais; linguagem natural e robótica.
Os sistemas especialistas são programas destinados a solucionar problemas em campos específicos de conhecimento. Estes programas devem ter desempenho comparável ao dos especialistas humanos na execução dessas tarefas.
Agentes inteligentes executam continuamente três funções: percebem as condições dinâmicas do ambiente, agem alterando as condições do ambiente e raciocinam de modo a interpretar percepções, resolver problemas, fazer inferências e determinar ações.
As redes neurais artificiais são circuitos elétricos que simulam redes neurais do cérebro afim de incrementar computadores para fazer com que se comportem da mesma forma que a mente humana se comportaria, vale salientar que a o cérebro humano possui bilhões de neurônios enquanto as redes neurais podem ter centenas ou milhares, apenas.
Processamento de Linguagem Natural (PLN), ou linguagem natural é uma subárea da inteligência artificial e da linguística que estuda os problemas da geração e compreensão automática de línguas humanas naturais. Sistemas de geração de linguagem natural convertem informação de bancos de dados de computadores em linguagem normalmente compreensível ao ser humano, e sistemas de compreensão de linguagem natural convertem ocorrências de linguagem humana em representações mais formais, mais facilmente manipuláveis por programas de computador.
Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação direcionada as pessoas (Seres Vivos), não passam de fios unidos e mecanismos. Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas.
No entanto, a inteligência artificial está mais presente do que pensamos. Outrora ilustrada em filmes de ficção científica a I.A. nos é apresentada em diversas formas, dentre elas encontramos: assistentes de voz para dispositivos mobile, reconhecimento facial em web sites, câmeras, computadores portáteis, ou outros dispositivos que acomodem uma câmera digital; sistemas especialista que ajudam estudantes em diversas áreas do conhecimento. Contudo, a inteligência artificial tem suas vantagens e desvantagens. Encontramos as vantagens no aumento de volume de produção, precisão de peças produzidas, redução de tempo, menor tempo de maquinação, entre outras. Ainda é uma tecnologia emergente e seu investimento inicial é alto, exige manutenção especializada, não elimina completamente os erros humanos e necessita operadores mais especializados.
De fato, a inteligência artificial é o futuro da tecnologia e nela se amparam todas as áreas de conhecimento para resultados mais eficientes e ágeis.

Outros materiais