Buscar

resumo do texto a questão social segundo octavio ianni

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A questão social está na base das experiências democráticas e dos surtos de autoritarismo que caracterizam a história do Brasil Republicano. Ajuda a explicar avanços e recuos do processo político nacional. Uma questão que muda de figura, conforme a época e a região, mas desafia todo o tempo os governantes, os partidos políticos, os movimentos sociais e as correntes de opinião pública. Esse é um desafio que se reflete em textos fundamentais do pensamento brasileiro.

A questão social se estende pelo campo e a cidade. Acompanha a urbanização, a industrialização e o desenvolvimento extensivo e intensivo do capitalismo no campo. Está na base das desigualdades regionais. Sem ela não se explica o Nordeste, nem os laços do Nordeste com o Centro-Sul, por um lado, e a Amazônia, por outro. Envolve o operário e o camponês, inclusive com o negro, índio ou imigrante.

Os problemas de trabalho, salário, saúde, habitação, educação, transporte e outros repetem-se em muitos lugares, todo o tempo. Em um país em que a economia prospera continuamente, a questão social se recria continuamente. Em boa parte, a história do pensamento brasileiro também está polarizada pela questão social, enquanto condição fundamental da construção da democracia.

3
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais