Buscar

Aula 1 a 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 1: Conceitos Introdutórios
Há indícios de que há 3.000 anos já se faziam censo na China, Babilônia e Egito.
Mesmo na Bíblia, varias passagens insinuavam o uso da estatística como o pedido feito a Moisés de realizar um mapeamento de quantos homens estariam aptos para guerra.
Por várias vezes no período Clássico e Medieval, os censos erma fontes para informação para auxiliar a coleta de impostos. Cabe lembrar que a palavra censo provém do latim “Censere” que significa “taxar”.
Cabe destacar também a utilização do século XVII das Tábuas de Mortalidade que consistiam na análise exaustiva no acompanhamento de nascimento e mortes. Esta análise contribuiu para o monitoramento de riscos das Companhias de Seguros.
Definição de Estatística
O termo estatística vem da palavra latina “Status”, que corresponde a informações e descrições que seriam úteis para o estado. É desde então uma ferramenta administrativa utilizadas para várias áreas como: Recursos Humanos, Finanças, Logística, Produção e Marketing.
Logo, Estatística é a ciência que estuda quantitativamente os fenômenos naturais ou sociais, cuja avaliação está baseada em métodos científicos de coleta, organização, apresentação e análise de dados.
Podemos considerar a Ciência Estatística como dividida basicamente em três partes:
- Estatística Descritiva: que se preocupa com a organização e descrição dos dados experimentais.
- Estatística Indutiva: (Estatística Inferencial), que cuida de sua análise e interpretação, ou seja, tirar conclusões sobre populações com base no resultados obsrvados em amostras extraídas dessas populações.
- Estatística Probabilística: representa os estudos de planejar jogadas ou estratégias de jogos de azar, bem como o risco e o acaso em eventos futuros.
População
É um conjunto de elemento sobre o qual se faz alguns estudos ou Interferência Estatística.
À Estatística não interessa concluir a respeito de unidades individuais de observação, mas sim de grupos, conjuntos ou agregados, porque seu objetivo é o estudo da chamada POPULAÇÂO, a qual pode ser finita ou infinita.
A população finita é aquela em que o numero de unidades de observação pode ser contado e é limitado.
Confira agora alguns exemplos de População
Exemplo de população infinita: gases, líquidos e alguns sólidos, como o talco, porque as unidades não podem ser contadas.
O numero de unidades de observação na população denominam-se tamanho e, no caso finito o numero desta unidade e designado pela letra N.
Em uma população realiza uma pesquisa estatística, observando-se todas as unidades e uma ou, mas característica passive de estudos: também se identifica a área de abrangência, aquela que, fisicamente, limita as unidades de observação que se deseja estudar
Exemplo de população finita: Aluno matriculado nas escolas publica estaduais
Todas as declarações de imposto de renda recebidas pela receita federal 
Todas as pessoas que compram telefone celular
Uma população e infinita se a quantidade de unidades de observação e ilimitada, ou a sua composição e tal que as unidades da população não podem ser contadas 
Exemplos de áreas de abrangência: alunos matriculados nas escolas publicas estaduais em 1999.
Todas as declarações de imposto de renda recebidas pela receita federal em 1999.
Todas as pessoas que compraram telefone celular na região sudeste do Brasil.
Ao se descrever uma população estatística, deve- se diferenciar unidades de observação das características da população.
Exemplo de unidade de observação e características: em uma população de municípios, ema universidade de observação e o município o qual apresenta uma característica entre as quais a área o numero de habitante e a renda per capita.
Variáveis
Em estatística, variável e uma atribuição de um numero a cada característica de unidade de observação, ou seja, e uma função matemática definida na população.
Quando uma característica variável e não numérica, denomina–se variável qualitativa ou atributo
Exemplo de variável qualitativa
Sexo 
Religião
Naturalidade 
Cor dos olhos 
Faixa etária 
Uma variável qualitativa é expressa em categorias.
 Exemplo de categoria variável qualitativas 
Em sexo: Masculino e feminino 
Em religião: Católica, judaica e protestante 
Em naturalidade: Carioca e paulista 
Em cor dos olhos: castanhos, azul e verde 
Em faixa etária: ate 25 anos de 26 a 49 anos e acima de 50 anos 
Quando os dados são qualitativos, o interessante encontra-se, normalmente, na quantidade ou na proporção de cada categoria em relação à população. 
Quando pode se expressar numericamente, a variável estudada denomina-se variável quantitativa. 
Exemplo de variáveis quantitativas 
Quantidade de valores de uma moeda. Duração de bateria de um telefone celular.
As variáveis quantitativas podem ser discretas ou continuas. Variáveis discretas podem assumir apenas determinados valores e resultam de uma contagem.
Exemplos de variáveis quantitativas continuas
Duração de bateria de um telefone celular 60h, 46h37min12s ou 39h13min(dependendo do tipo de bateria ou da sua utilização). 
 
 Amostra 
A amostra e constituída por n unidades de observação e que deve ter a mesma característica de população. Essa coleta recebe o nome de amostragem, qua envolve pelo menos dois passos: 
Escolha das unidades 
Registro das observações
A amostragem pode ser sem reposição e com reposição; na amostragem sem reposição, normalmente utilizada nos trabalhos estatísticos, as unidades são selecionadas apenas uma vez; na amostragem com reposição, selecionadas as unidades mais de uma vez. 
 Exemplo de amostragem sem reposição
Pesquisa eleitoral: As pessoas devem ser ouvidas apenas uma vez, porque, em uma eleição o voto e individual. 
Exemplo de amostragem com reposição 
Fila de banco: a mesma pessoa pode ser observada duas ou mais vezes, a cada vez que retorna ou banco.
Tipos de amostragem 
Há diferentes maneiras pelas quais as amostras podem ser selecionadas, cada qual com vantagens os desvantagens, e um dos problemas associados á amostragem é a definição do tamanho.
Amostragem sistemática
Uma amostragem é sistemática quando a retidas das unidades de observação é feita periodicamente, sendo o intervalo de seleção calculado, para uma população finita, por meio da divisão do tamanho da população pelo tamanho da amostra a ser selecionada.
Amostragem aleatória Simples
O processo de retirada de uma amostragem de uma população na qual cada unidade tem a mesma chance (ou oportunidade) de ser retirada denomina-se amostragem aleatória simples.
O processo de amostragem aleatória simples exige que se atribuam números consecutivos ás unidades da população e proceda-se a um sorteio, colocando-se todos os números em um recipiente, por exemplo, e retirando um numero, situação nas qual cada unidade de observação tem a mesma chance de ser selecionada.
Técnicas de Amostragens
Definida a população, é preciso estabelecer a técnica de amostragem, isto é, o procedimento que será adotado para escolher os elementos que irão compor a amostra, conforme a técnica utilizada tem-se um tipo de amostra.
Amostra Estratificada
A amostra estratificada é composta por elementos provenientes de todos os estratos da população. Devem ser obtidas amostras estratificadas sempre que a população for constituída por diferentes estratos. Por exemplo, se as pessoas que moram nos vários bairros de uma cidade são diferentes, cada bairro é um estrato. Para obter uma amostra de pessoas desta cidade, seria razoável obter uma amostra de cada bairro e depois reunir as informações numa amostra estratificada. 
Amostra de Conveniência
A amostra de conveniência é formada por elementos que o pesquisador reuniu simplesmente porque dispunha deles. Os estatísticos tem muitas restrições ao uso de amostras de conveniência. A amostra de conveniência são comuns na área de saúde, onde se fazempesquisas com pacientes de uma só clinica ou de um só hospital. A amostra de conveniência constituem, muitas vezes, a única maneira de estudar determinador problema.
�PAGE �
�PAGE �4�

Outros materiais