Buscar

Aula 03 e 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DAS AULAS 3 E 4
01. Na aula 3 estudamos sobre a vida e os conceitos de Peter Drucker. Sendo assim responda:
a) Quem foi Peter Drucker? Qual foi sua contribuição para a administração moderna? 
 Peter Drucker foi um jornalista, economista, analista financeiro, consultor, autor, conferencista e professor. Viveu na Califórnia levando uma vida simples, baseada em descartar o passado e abraçar o futuro. Foi o pioneiro na descentralização, estimulando as empresas a olharem para os trabalhadores com respeito, deixando de serem apenas fontes de mão de obra. Enfatizou temas de inovação e boas práticas administrativas, sempre com simplicidade, os temas que hoje parecem básicos para novos administradores, mas na época eram revolucionários. Incentivou a ver os problemas como oportunidades de mudança e a criar uma empresa que esta do mesmo lado do cliente.
b) No material de aula foram citados 5 Boas Ideias de Drucker, explique com suas palavras a seguinte ideia: “Os seres humanos tendem a ser refratários aos estímulos, mas as organizações não existem para satisfazer a si próprias”.
Os seres humanos tendem a serem insubmissos, mas nem eles nem as empresas existem para satisfação própria, e sim do mercado. Compete aos líderes buscar no mundo exterior as necessidades e tendências exigidas pelos clientes. E assim dia após dia adequar as tarefas dos funcionários conforme elas. Drucker incentivou a criação de empresas que estivessem do mesmo lado dos clientes. Pois é ele uma das principais partes da empresa, ele que vai usufruir do serviço, faz gerar o lucro para que a empresa posa se manter em pé ou expandir, pagar os salários e ainda serve de propaganda, seja positiva ou negativa. 
02. Comente com suas palavras o que é responsabilidade social. Você considera importante as empresas adotarem formas de responsabilidade social? Justifique sua resposta.
Responsabilidade social nada mais é quando empresas voluntariamente e sem fins lucrativos promovem ações sejam internas ou externas, lembrando que a melhoria de vida dos funcionários ou da população que os cercam, amenizando impactos ambientas deixados pelo sistema econômico. Sim, é muito importante as empresas adotarem formas de responsabilidade social pois isso que a mesma não tem somente o objetivo de gerar lucros, mas também o compromisso em melhorar o meio social e ambiental onde está inserido.
03. Na aula 4, foram citadas algumas ideias inovadoras lançadas no mercado nos últimos anos. Escolha uma ideia inovadora do material de aula que você considera mais significativa. Justifique sua resposta. (Somente serão aceitas ideias citadas no material de estudo)
O produto que salvou uma empresa. Me chamou atenção dois fatores. O primeiro destaca a importância de sair na frente, fazer primeiro e melhor que a concorrência. O segundo, o mecanismo anti-inércia, promovendo o envolvimento e estimulando os colaboradores a serem criativos e competitivos. Recompensar financeiramente funcionários que tem ideias de sucesso é um ótimo estimulo. Faz com que busquem além do que se é da obrigação da função. 
Bom Trabalho!

Outros materiais

Outros materiais