Buscar

Oligospermia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Oligospermia por vezes também apelidada oligozooespermia, caracteriza a situação em que a contagem de espermatozóides no ejaculado masculino tem um valor inferior a 15 milhões por mililitro de sémen ejaculado(5). Trata-se de uma doença com a classificação da OMS ICD-10 N46. [1] A oligozooespermia pode ser transitória ou permanente.
Causas da Oligospermia
A oligospermia pode ser causada por vários motivos, dentre eles inflamação do testículo, local onde é produzido. Essa inflamação pode ser desde por roupas apertadas até alimentação e hábitos como tabagismo e alcoolismo.Outro fator pouco comentado é o stress diário, ele também pode causar baixa da quantidade e qualidade do esperma causando uma oligospermia transitória que é perfeitamente controlável. O consumo de alimentos extremamente gordurosos também podem afetar na qualidade e quantidade de espermatozoides, por isso alimentos naturais, folhas, saladas e carnes em geral devem ser adotadas pelo casal que busca a gravidez.O hipotireoidismo também é um das caudas da oligospermia, esse detectado por exame de sangue e ultrassom especificamente. Casos mais específicos como varicocele também podem ser tratados como oligospermia, porque ela também diminui a quantidade de espermatozoide no homem. Alguns sintomas podem aparecer na oligospermia, homens com baixa quantidade de esperma podem apresentar até mesmo um encolhimento dos testículos.
Tratamento Para Oligospermia
O tratamento para oligospermia pode variar do motivo de que ela se iniciou então, homens que tem oligospermia por motivos relacionados a stress, alimentação, falta de exercício e até mesmo roupas muito apertadas podem retomar a fertilidade em pouco tempo, apenas com mudança de hábitos.Casos mais severos como varicocele, por exemplo, serão avaliados pelo médico e se preciso for, uma cirurgia é feita para correção do problema e ai a oligospermia é afastada fazendo o homem voltar a quantidade ideal de esperma. Porém alguns casos mesmo com cirurgia, podem precisar de medicação.Existem medicamentos no mercado que podem ajudar a aumentar a quantidade de esperma, isso se a oligospermia for causada por inflamações que são causadas por bactérias, por exemplo, usar antibióticos específicos para esse caso podem dar muito certo!
Bactrin F é o mais receitado para casos de oligospermia por infecção bacteriana, sempre receitado pelo urologista que acompanha o caso. Se a oligospermia é causada por motivos hormonais (sim é possível) basta tratar com reposição hormonal, testosterona e demais hormônios masculinos podem ser usados no tratamento.
medicações como Vitergan e vitaminas E são os mais receitados para tratar oligospermia transitória, pois fortalecem o organismo e o revigora para retomada de espermas saudáveis e quantidade ideal.Se o homem for diagnosticado com oligospermia severa, o médico urologista irá encaminhar para o melhor tratamento e até mesmo para uma possível fertilização in vitro se for o caso. Isso viabiliza a gravidez e encurta a espera e o desgaste do casal.
A FIV 
1. Estimulação ovariana através da utilização de hormônios (gonodotrofinas) em doses suficientes para que ao invés do ovário produzir somente um óvulo, ele possa produzir um número maior de folículos, em média 8 a 12 (FIGURA 12). Essa etapa é controlada através da realização seriada de exames de ultra-som transvaginal e de dosagens sangüíneas de hormônio ovariano (estradiol).
2. Quando os folículos (cada folículo contém um óvulo) alcançam um bom tamanho ao ultra som (entre 18 e 20 mm) e as taxas de hormônio (estradiol) estão adequadas, é utilizada uma outra medicação (hCG) que vai terminar a maturação do óvulo.
3. Antes que o folículo se rompa espontaneamente e libere o óvulo, o que ocorre cerca de 36 a 38 horas após a aplicação do hCG, é realizada a punção de cada um dos folículos através de uma agulha guiada por ultra-som transvaginal. Os óvulos são, então, aspirados de cada folículo e identificados no líquido obtido.Essa etapa é realizada sob anestesia, sendo que a paciente retorna para casa do mesmo dia.
No mesmo dia que a paciente retira os óvulos, o parceiro colhe o sêmem.
4. Já no laboratório, cada óvulo é colocado junto a número adequado de espermatozóides em uma placa com meio de cultura para que ocorra a fertilização.
5. Após a fertilização, os embriões resultantes podem permanecer de 2 a 6 dias em cultivo no laboratório,dependendo da técnica utilizada e do número de embriões obtidos.
6. Os embriões são, então, transferidos para o útero através de um cateter especialdurante um exame ginecológico comum indolor. O estágio de transferência varia de 4 a 8 células, o que corresponde a 2-3 dias de cultivo, até a fase de blastocisto, equivalente a 5-6 dias de cultivo no laboratório.
7. Cerca de 14 dias após a retirada dos óvulos, é realizado o teste de gravidez (-hCG).
8. Geralmente, um dia após a retirada dos óvulos a paciente inicia a utilização de reposição de progesterona. Na FIV o ovário produz a progesterona, mas em quantidades insuficientes. Por isso, de rotina usamos a progesterona natural para complementarmos a produção ovariana. A paciente deverá usar a progesterona até o dia do resultado de gravidez, e se o resultado for positivo, ela deverá utilizá-la até a 12ª semana de gravidez. Existem outras medicações tais como o hCG que podem ser usados em injeções a cada 3 dias, mas geralmente os testes de gravidez irão detectar as moléculas desta substância e o teste poderá dar falso positivo criando, desta maneira, falsas expectativas.
As chances de uma FIV resultarem em gravidez giram em torno de 20 a 35 % por tentativa, dependendo principalmente da idade da paciente
Fertilização Natural Espontânea
É um evento reprodutivo onde ocorre a combinação do material genético presente nos gametas : do espermatozóide (masculino) e do óvulo (feminino) para formação de um embrião. Ocorrendo sem a interferência do Homem na união dos gametas, isto é, de maneira natural e espontâneo.  Fisiologicamente ocorre dentro da tuba uterina (in vivo),                Adaptado por FertiClin: Clínica de Fertilização Artificial , especializado Fertilização Humana Assistida
Fertilizacao Natural por Coito Programado : : É um evento reprodutivo onde ocorre a combinação do material genético presente nos gametas : do espermatozóide (masculino) e do óvulo (feminino) para formação de um embrião. Ocorrendo com a interferência do homem para favorecer o momento mais oportuno para favorecer a concepção, natural. Isto é , Programa se o “timing” mais adequado possível para o momento mais otimizado para o coito .  Fisiologicamente ocorre dentro da tuba uterina (in vivo),                Adaptado por FertiClin: Clínica de Inseminação Artificial , especializado Fertilização Humana Artificial.
ANEXOS EMBRIONARIOS
São Estruturas que derivam São Estruturas que derivam dos folhetos germinativos, dos folhetos germinativos, mas que não fazem parte do corpo do embrião mas que não fazem parte do corpo do embrião. São elas: 
vesícula Vitelínica ( Saco Vitelínico) => Armazém dos Alimentos mnion ( Bolsa D’água) => Proteção órion ( Serosa) => Trocas Gasosas
 lantóide => Armazém das excretas lacenta cordão Umbilical
Vesícula Vitelínica Vesícula Vitelínica É o primeiro anexo a surgir nos vertebrados e se caracteriza por ser a fonte e nutrição do embrião que não tem contato com a mãe. Corresponde a uma estrutura em forma de saco ligada a região ventral do embrião. Sua principal função é armazenar reservas nutritivas.
interface feto-materna:
- PLACENTA: Local básico das trocas de nutrientes e gases entre a mãe e o filho Órgão materno-fetaL , Cresce em tamanho e espessura até 18ª sem • Totalmente desenvolvida cobre de 15 a 30% do endométrio • Pesa 1/6 do feto,KKKKKKKKKKKKKKKKKKI
- CÓRION
- ÂMNIO  epiblasto - amnioblastos
- VESÍCULA UMBILICAL (Saco Vitelino)
- ALANTÓIDE

Outros materiais