Buscar

Exercício sobre Laplantine

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS ANTROPO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
*Qual foi o dilema do antropólogo do século XX?
A antropologia percebe que o objetivo empírico escolhido (as sociedades “primitivas’’) está desaparecendo, pois, o próprio universo dos “selvagens” não é de forma alguma, poupado pela evolução social. Ela se vê, portanto, confrontada a uma crise de identidade.
O antropólogo aceita, por assim dizer, sua morte e volta para o âmbito das outras ciências humanas. Sai em busca de uma outra área de investigação: o camponês, este selvagem de dentro, objeto ideal para seu estudo.
*De acordo com Laplantine, existe um modo próprio do antropólogo pesquisar que é diferente de outros pesquisadores em ciências humanas. No tópico “O Estudo do Homem em sua diversidade” você encontrará algumas características da abordagem antropológica, do modo próprio de um antropólogo fazer sua pesquisa. Faça uma síntese deste tópico.
A antropologia é o estudo de todas as sociedades humanas, ou seja, das culturas da humanidade como um todo em suas diversidades históricas e geográficas, a especificidade da contribuição dos antropólogos em relação aos outros pesquisadores em ciências humanas não pode ser confundida com a natureza das primeiras sociedades estudadas (as sociedades extra europeias).
Laplantine diz que ao ver dele o estudo das sociedades são indissociavelmente ligadas ao modo de conhecimento que foi elaborado a partir do estudo dessas sociedades.
A distância em relação a nossa sociedade nos permite fazer esta descoberta, aquilo que tomávamos por natural em nós mesmos é, de fato, cultura, o evidente é infinitamente problemático. 
A aptidão infinita para inventar modos de vida e formas de organização social caracteriza a unidade do homem, no entanto o projeto antropológico consiste no reconhecimento, conhecimento, justamente com a compreensão de uma humanidade plural.
Uma verdadeira revolução epistemológica é provocada através da abordagem antropológica, começando por uma revolução do olhar. Diz-se afirmando que o pensamento antropológico por sua vez considera que, assim como uma civilização adulta deve aceitar que seus membros se tornem adultos, ela deve igualmente aceitara diversidade das culturas, também adultas.
No decorrer de todo estudo de um antropólogo surgem dificuldades de imediato nos níveis as palavras, seguindo ao que diz respeito ao grau de cientificidade que convém à antropologia. A nossa prática oscila sem parar, surge então uma outra dificuldade que segue também para o que diz respeito à natureza dessa obra.
Laplatine conclui que a antropologia é a ciência do homem por excelência e pertence a todo o mundo, diz respeito a todos nós.