Buscar

Resposta Av 1 Ed Comunicação Oral e Escrita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Alternativa B. Fundamentação teórica diz respeito à habilidade de, por meio de argumentos, sustentar uma idéia para transmitir credibilidade em relação ao que é dito e ter como conseqüência a persuasão (convencimento) acerca de uma opinião, como afirma Armandino no terceiro quadrinho.
2) A alternativa A.
A.(V) Independentemente do código selecionado, verbal ou não verbal, a clareza é fundamental. O caracteriza uma comunicação eficiente é o fato de o emissor e receptor se entenderem, ou seja, o fato de haver clareza. 
(F) A objetividade caracteriza, essencialmente, o rebuscamento de textos verbais e não verbais. A objetividade deve ser entendida como a transmissão de mensagem de forma sintética e clara. O rebuscamento, por outro lado, deve ser entendido como algo que é requintado e apurado excessivamente. Sendo assim, rebuscar a linguagem é o mesmo que "enfeitá-la" e isso é o contrário da objetividade. 
(V) O uso de dado código deve atentar-se a possíveis regulações normativas de um sistema.
Independente do código utilizado, sempre há normas (regras) implícitas ou sistematizadas, para usar com eficiência (prova disso é que, se alguém enviar um emoji de carinha triste: (para tentar mostrar felicidade, isso não será compreendido, pois foge à regulação do sistema de emojis)
3) A alternativa A. As modalidades da língua, sendo descritas como oral e escrita, caracterizam a forma como uma língua pode ser enunciada. Para compreender isso, é preciso saber o que significa "enunciar": expor, exprimir, declarar por escrito ou oralmente (pensamentos, idéias etc.).
Assim, em um ato de comunicação que envolve ao menos um emissor e um receptor da mensagem, o emissor irá enunciar algo oralmente (por meio da fala) ou na escrita (por meio de texto).
4)Alternativa E. (II) Elementos não verbais, como gestos e expressões faciais, afetam a comunicação oral. CORRETO Esses elementos contribuem para a segurança, persuasão, credibilidade ou o contrário disso, caso a pessoa não esteja se saindo bem.
III) Apresentar-se em público pode ser aprendido, por meio de técnicas de Oratória. CORRETO A oratória pode melhorar a habilidade de falar em público.
5) A alternativa D. Variação lingüística é um fenômeno natural de toda e qualquer língua e se caracteriza pela diversidade de falares que convivem dentro de uma língua, podendo variar de acordo com a idade, a região, a escolaridade e até a condição social do falante.

Outros materiais