Buscar

ENERGIAS ALTERNATIVAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENERGIAS ALTERNATIVAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA
	A água é um recurso natural essencial para todas as formas de vida, presente o tempo todo em nosso dia a dia, na alimentação, na higiene, na produção de energia, na agricultura, na indústria. É um elemento insubstituível e ao contrário de que muitos pensam a ideia de que há bastante água em nosso planeta e que dificilmente este recurso se esgotaria é errônea, já que por diversas vezes recebemos comunicados da escassez de água em tantos lugares. Esses comunicados nos remetem a uma reflexão e posterior conscientização com ações para preservação deste recurso natural. Algumas estratégias estão sendo lançadas como energias alternativas para a redução do consumo de água e devem receber uma atenção especial por parte de toda população.
	O uso de cisternas para captar a água da chuva, é uma medida de desenvolvimento sustentável e se constituem em um sistema prático e com um bom custo beneficio. Sua vantagem está em utilizar-se dessa água para as situações que não necessitam de água potável, a irrigação responsável é um exemplo para este uso, lavagens de carros, calçadas e afins.
	Existe ainda o reuso de água que é um processo de purificação e tratamento especializado. Esta água deve seguir os parâmetros de qualidade estabelecidos pela legislação e pode ser utilizada para diversas finalidades, entretanto não para o consumo humano. 
	Bem importante também, a tecnologia se torna aliada a este processo de conscientização, muitos produtos ao serem produzidos já estão sendo feitos pensados na economia do uso da água, são conhecidos como produtos ecoeficientes. 
	Deste modo, para que daqui uns anos a água não nos falte, é preciso que haja mudança em nossos hábitos, conscientizar nossas crianças e utilizar-se das tarefas diárias como um marco para tais mudanças. A conscientização e as novas práticas nos trarão inúmeros benefícios, não somente para o recurso da água mas também para o meio ambiente.

Outros materiais