Buscar

Explicação Estágio Constitucional Caso 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

resumo de PRÁTICA EM DIREITO CONSTITUCIONAL – CASO 02
PERGUNTAS BÁSICAS
1ª) Qual é a peça?
Para se encontrar a peça, leia o enunciado do problema/caso proposto e nele analisar palavras chaves, onde com essas, se verifica qual a peça do caso (lembrando nessa fase só verificar as peças e não as teses jurídicas e nem qual ação em espécie, pois isso será objeto de uma fase posterior no estudo ora contido nessa aula).
Obs.:
Nota:
	Maiores informações, verificar no material encaminhado junto das explicações referente ao caso nº 01, no arquivo apostila e explicações gerais estágio I e livros recomendados de prática jurídica;
	Assim, neste material, iremos direto ao assunto, posto que maiores informações, como acima citado, deverão ser observadas na apostila 01 (explicações gerais) e dos livros de práticas recomendados, onde recomendo para melhor entendimento de como seria para descobrir qual seria a peça a ser produzida, como fazer a petição inicial, entre outros assuntos.
Problema não faz menção que existe ação judicial em andamento:
Petição Inicial – Neste caso, como no problema não informa que existe uma ação judicial já em andamento.
Nota:
	Assim, como já abordei em encontros anteriores os procedimentos de se fazer uma petição inicial, irei abordar nesta explicação somente os procedimentos específicos do M.S.;
	Só verificar que a petição inicial deste caso 2 é uma ação de procedimento em lei especial, LMS, como já expliquei em sala de aula;
	Como se trata de petição inicial, segue os requisitos do art. 319 do CPC e também da lei do MS para elaboração da peça.
PEÇA:
Mandado de Seguro Individual - Art. 5º, inciso LXIX, da CF e Lei n° 12.016/09.
EXEMPLO – COM INFORMAÇÃO/ARTIGO PARA ELABORAR A PEÇA DE CONSTITUCIONAL.
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) DESEMBARGADOR(A) PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ______ / UF 
OU 
À COLENDA CÂMARA CÍVEL DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ________/ UF
Pulas umas 10 lindas
NOME, nacionalidade..., estado civil..., profissão..., portador da Cédula de identidade R.G. nº..., devidamente inscrito no CPF/MF sob nº..., endereço eletrônico, residente e domiciliado na Rua..., nº..., bairro..., Cidade.../Estado..., CEP..., por seu advogado e bastante procurador, “in fine” assinado (Instrumento de Procuração em anexo – doc.), com endereço na... ou colocar ao final da ação o endereço profissional, abaixo dos dados do advogado), vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no artigo 5º, LXIX, da Constituição Federal, c/c a Lei nº 12.016/2009 impetrar a competente 
AÇÃO CONSTITUCIONAL DE MANDADO SEGURANÇA INDIVIDUAL REPRESSIVO COM PEDIDO LIMINAR
OU o competente
MANDADO SEGURANÇA INDIVIDUAL COM PEDIDO LIMINAR INAUDITA ALTERA PARS
em face do ato coator praticado pelo EXCELENTÍSSIMO SENHOR SECRETÁRIO DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ, SENHOR... (art. 6º LMS), vinculado a SECRETÁRIA DA SAÚDE DO ESTADO, com endereço..., pelas razões de fato e de direito a seguir aduzidos:
I – DOS FATOS
Descrever os fatos como apresentado no problema informado, não inventando nenhum fato que não contenha no problema...
II – DO DIREITO
Aqui sugiro, primeiro verificar no material sobre o caso proposto, os fundamentos já trazidos para fundamentar seus pleitos, como exemplo alguns abaixo, lembrando que existe fundamentação na CF e não lei própria do MS:
	Importante, por ser um procedimento especial “MS”, recomendável abrir um tópico específico para abordar sobre as hipóteses de cabimento do MS, exemplo, “DO CABIMENTO DA AÇÃO” (CF art. 5º, LXIX e art. 1º da LMS);
	Depois entra no mérito do MS – O Direito à Saúde e ao Fornecimento do medicamento pela autoridade coatora;
	Por último a liminar – urgência no atendimento frente ao estado de saúde e risco a vida.
Vide exemplo abaixo:
A) DO CABIMENTO DO MS
Neste tópico abordar que a ação possui procedimentos próprios e que estes requisitos foram atendidos, isto é, aqui será abordado o artigo 5º, LXIX, da CF e art. 1º e seguintes da LMS.
Também a competência do TJ para análise desta ação constitucional e também abordar a legitimidade da autoridade coatora (Art. 1º e 2º da Lei LMS e demais material indicado no caso 02, que aborda também sobre a competência do TJ);
Veja que além do art. 319 do NCPC, existe também os requisitos LMS (ler do artigo 1º ao 10º da lei).
	Como visto, a lei fala em ferir DIREITO LIQUIDO E CERTO, e este então deverá ser explicado neste tópico. 
Obs.:
	Este em resumo, é o direito incontestável, onde a prova já é preexistente/preconstituida da violação do direito da parte – informar que estas já encontram-se nos documentos anexados/carreados na exordial, etc.;
	Verifique que acima só abordei para terem uma breve explicação que na peça processual seria pertinente demonstrar que seria cabível no caso em concreto o MS, isto é, que o procedimento escolhido é o procedimento legal a ser adotado no caso concreto.
	Lembre-se, isso demonstra o conhecimento por parte do aluno e pensando na OAB, também demonstra domínio deste no caso em tela;
Ex.: de como escrever.
O direito líquido e certo é aquele que pode ser comprovado de plano pela apresentação de documentos ou outros elementos objetivos, caracterizando-se tais dados materiais em prova preconstituída de violação da regra legal. 
Sobre o direito líquido e certo o autor... assim expressa (ex.).
Explique a violação/ilegalidade ou abuso de poder no ato praticado e a violação deste por parte da autoridade coatora (conforme consta do caso proposto);
Aqui não entra no mérito propriamente dito do direito a saúde etc., pois este vem no próximo tópico;
Lembrando que aqui, neste tópico, deverá ser indicado a fundamentação jurídica indicada no caso proposto, pois este traz as legislações, não se esquecendo de analisar se existem princípios, jurisprudência, súmulas e inserir doutrina.
Abaixo exemplo de como elaborar os tópicos acima informados.
Excelência, antes de adentrar ao mérito, oportuno destacar que (objeto do caso - MS), encontram-se caracterizados no(s) artigo(s) ____ e ____ do Código ____.
Conforme análise do(s) artigo(s) supra citado(s), conclui-se que o (argumentar o ocorrido no problema apresentado com a menção ao artigo acima suscitado – ou seja, a ligação do caso ao artigo de lei = cabimento do MS).
Ou seja, na simples leitura do artigo ____, do Código ____, conclui-se que (menção ao problema ocorrido – aqui você meio que insere o problema ao artigo de lei utilizado na tese adotada). Ressalta-se, caso estes dos autos em comento.
Nesse sentido, o autor ______, em sua obra... (uma ou mais doutrinas) entende/defende/etc que ... (pegar uma doutrina que aborda o assunto sustentando na sua peça).
Comentando tal entendimento o autor ____, em sua obra... (caso utilize outro autor. Se desejar outra doutrina, tornar mais rica sua petição, como exemplo)
Mas a frente, comenta ainda o autor (exemplo se desejar citar texto do mesmo autor – como exemplo), que...
Sobre esse assunto o (TJ/STJ/STF etc.) em julgado similar (assim entendeu/defendeu/julgou/etc – transcrever a jurisprudência)
Nesse contexto, conclui-se que... (fazendo um encaixe do problema a sua conclusão do assunto).
Sob este prisma, oportuno destacar então, que... (argumentando mais na conclusão caso deseje)
Portanto/Destarte/Conclui-se/Por tais razões/etc, resta demonstrado que os requisitos para o processamento da presente ação fora cumprido por parte do Impetrante, o que faz jus o pleito em questão na defesa de seu direito, nos termos da legislações acimas.
B) DO DIREITO À SAÚDE E A RESPONSABILIDADE DO ESTADO E MUNICÍPIO
Repetir os exemplos acima na abordagem, mas agora entrando no direito a saúde nos termos da CF, conforme artigos citados no caso 02 e também da legislação especial que o mesmo traz no caso proposto.
	Aqui deverá ser abordado
o direito a saúde e ao fornecimento do medicamento a impetrante;
	Para tanto, deverá ser observado a legislação:
	CF – art. 6, 23, 196;
	Lei nº 8.808/90, arts. 5º, 6º, 7º;
	Jurisprudência, Súmula, Doutrina etc..
III – DO PEDIDO LIMINAR INAUDITA ALTERA PARS (Art. 7º da LMS podendo também encontrar fundamento no art. 294 e seguintes do NCPC das Tutelas Provisórias)
O pedido liminar encontra-se inserido no caso e, portanto, abrir um tópico e justificar o pedido de acordo com os requisitos para o deferimento da liminar.
A liminar no caso proposto possui fundamentação própria na LMS, no art. 7º, mas se quiser procurar doutrina, alguns assuntos de como justificar pode ser procurado em doutrina de Constitucional ou de Processo Civil – assunto Tutela Provisória (Art. 294 e seguintes).
Assim, deverá demonstrar que existem os requisitos autorizadores para o deferimento do pleito, ou seja:
	O FUMUS BONI IURIS – explicar o que este vem a ser (ver alguma doutrina para verificar como explicar melhor) que no caso presente, em resumo, resta caracterizado pela flagrante fornecimento do medicamento...;
	O PERICULUM IN MORA - explicar o que este vem a ser (ver alguma doutrina para verificar como explicar melhor) dado que o fator temporal por si só, demonstra de plano, que a se o medicamento não for fornecido de forma imediata pela autoridade coatora etc. certamente irá causar sérios prejuízos etc.
Ou seja, que mediante ao exposto etc..., caso não seja observada urgência na concessão desta medida em caráter liminar inaudita altera pars, certamente irá causar prejuízo imediato a ordem constitucional etc.
	A PROVA DO DIREITO ALEGADO E DO DIREITO LIQUIDO E CERTO - explicar o que este vem a ser (ver alguma doutrina para verificar como explicar melhor), ou seja, isso conforme narrado no caso 02, encontra-se comprovado e existem documentos, enfatizar isso.
Exemplo de como escrever:
Excelência, o presente remédio constitucional se torna fundamentado nas razões de direito supra citados, ocasião que encontra-se devidamente demonstrado a flagrante violação constitucional, vez que a CF em seu art..., informa que é obrigação do Estado e Este não pode fugir desta responsabilidade frente a Carta Magna.
Ademais, verifica-se que o direito da Impetrante encontra-se previsto na (informar a legislação) e assim a recusa no fornecimento do medicamento, encontra-se eivado de vício e por consequência a negativa no fornecimento pela autoridade coatora deve ser afastado por esse r. juízo, vez que tal direito é amplamente assegurado pela CF, conforme fundamentação supra citada. 
Por outro lado, conforme consta dos documentos médicos acostados a presente, verifica-se que a Impetrante necessita dos medicamentos de forma urgente para a manutenção da sua saúde, o que sendo negado pela autoridade coatora, certamente a condiciona numa situação de enorme risco à sua saúde...
Frisa-se, que o lapso temporal é um enorme inimigo da Impetrante, vez que não pode ser interrompido o tratamento médico de que tanto necessita a mesma, haja vista que os danos podem ser irreversíveis no seu quadro clínico, isto é, a demora no fornecimento médico de que tanto necessita a Impetrante, poderá trazer enorme prejuízo a sua saúde etc...
Por tais razões, resta justificado a urgência na análise da presente medida liminar, vez que estão presentes os requisitos ensejadores inseridos no art. 7º da LMS, isto é, o fumus..., periculum... e urgência...
Excelência, o fumus... (explicar o que vem a ser)
Nesse sentido, o autor ______, em sua obra... (uma ou mais doutrinas) entende/defende/etc que ... (pegar uma doutrina que aborda o assunto sustentando na sua peça).
Comentando tal entendimento o autor ____, em sua obra... (caso utilize outro autor. Se desejar outra doutrina, tornar mais rica sua petição, como exemplo)
Já o periculum... (explicar o que vem a ser)
Nesse sentido, o autor ______, em sua obra... (uma ou mais doutrinas) entende/defende/etc que ... (pegar uma doutrina que aborda o assunto sustentando na sua peça).
Comentando tal entendimento o autor ____, em sua obra... (caso utilize outro autor. Se desejar outra doutrina, tornar mais rica sua petição, como exemplo)
Trazer jurisprudência.
Desta forma / ante o exposto / por tais razões / etc, resta devidamente justificado que a presente liminar deverá ser acolhida por esse Nobre Julgador, no sentido de determinar a imediata suspensão do ato coator praticado no qual se fundamenta a presente lide e por conseguinte requer seja deferida a presente liminar em caráter inaudita altera pars assegurando o direito da impetrante em obter os medicamentos de que tanto necessita....
Este é apenas uma forma para explicar em como redigir o pleito liminar, devendo se atentar mais aos detalhes contidos no caso 02 e também no material de apoio que encaminhei junto do primeiro caso e demais doutrinas recomentadas (lembrando que deverá abordar a jurisprudência, doutrina, legislação etc... – isto é, não se prender a forma que escrevi para se elaborar citado pedido liminar)
DO PEDIDO (Art. 319, IV, do NCPC)
Sobre pedido ler o artigos 322 e seguintes
“Ex positis”, requer a Vossa Excelência:
Ou
Ante ao exposto e tudo que dos autos constam, requer a Impetrante que se dignem-se Vossa Excelência:
a) a concessão de medida liminar, nos termos ora propostos, com fundamento no art. 7º da LMS, a fim de que.. (ver o que o caso requer que seja pedido no pleito liminar – fornecimento de medicamento) e consequentemente, expedindo-se notificação à autoridade impetrada/coatora, para cumprir integralmente a decisão;
b) a notificação da autoridade impetrada/coatora para que seja dado ciência da presente ação e por derradeiro preste, no prazo de lei, as informações que entender pertinentes (art. 7º, LMS);
c) seja determinado a intimação do Ministério Público para que analise e se manifeste diante do presente remédio constitucional, diante o interesse público (art. 12, LMS);
d) ao final, que seja JULGADO TOTALMENTE PROCEDENTE o presente WRIT/Mandado de Segurança (Art. 319, IV, do NCPC), confirmando os efeitos da liminar postulada nos termos do art. 7º LMS, no sentido de determinar... (descrever o pedido liminar recomendado no caso apresentado).
Não há que se falar em pedido de Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos - posto não existir no MS – prova preconstituída.
Dá-se a causa o valor de R$... (... reais) para fins de alçada (Art. 319, V e 291 do NCPC – toda causa deve possuir um valo da causa, mesmo que fictício).
Termos em que,
Pede deferimento.
Local... e data....
Nome do Advogado
OAB/UF nº...
Endereço profissional – caso não tenha inserido no preambulo da inicial, após qualificação do Impetrante.
Página de

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais