Buscar

INTRODUÇÃO.docx rosangela

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
A fibrose cística também conhecida como mucoviscidose, é uma doença sistêmica, hereditária autossômica recessiva, crônica e progressiva; costuma atingir na sua maioria indivíduos de cor branca sem distinção de sexos. O portador da mesma costuma apresentar secreções mucosas espessas e viscosas, que causam a obstrução das glândulas exócrinas, que contribuem para o aparecimento três características básicas: doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência pancreática com a má digestão, má absorção e consequentemente a destruição secundária, apresentando altos níveis de eletrólitos no suor(1-3). Em torno de aproximadamente 1:2.500 crianças nascidas-vivas da raça branca, onde ocorre uma diminuição na raça negra1:17.000(4).Devido os grandes avanços na área da medicina e tecnológicos que auxiliam no diagnóstico, pode se afirmar que a expectativa de vida tem aumentado , nos últimos anos. Estima-se uma sobrevida em torno de 25 a30 anos(5-7).
Também pode ser afirmado que outros fatores contribuem para essas melhorias nas taxas de sobrevida nos pacientes, onde se referência: melhor suporte nutricional, terapia antibiótica precoce e mais agressiva, desenvolvimento de centros de referências para diagnóstico e tratamento da doença cujo objetivo principal seja a melhoria na qualidade de vida desses pacientes, além da existência de suporte médico e promoção da educação dos pacientes e suas famílias(9)
RESUMO
O estudo tem como finalidade acompanhar e avaliar a evolução nutricional de uma criança hospitalizada, admitida na enfermaria do HIAS com o diagnóstico de fibrose cística. A avaliação do seu estado nutricional e da sua ingestão energética terá como base os dados obtidos através das medições antropométricas que foram possíveis de se aferir devido o quadro clínico do paciente.
9. Reis FJC, Damasceno N. Fibrose Cística. J Pediatr 1998;
1. Barbieri D, Quarentei G. Mucoviscidose (Fibrose Cística). In: Marcondes E. Pediatria básica. São Paulo (SP): Sarvier; 1994. p.1206-12.
3. Bentley P. Understanding cystic fibrosis, improving life expectancy. Nurs Times 1999; 95(43):50-1.
 4. Nelson WE, Vaughan VC, Mckay RJ. Tratado de Pediatria.
5. White KR, Munro CL, Pickler RH. Therapeutic implications on recents advances in Cystic Fibrosis. MCN 1995; 20:304-8.
7. Bush A, Wallis C. Time to think again: Cystic Fibrosis is not “all or none” disease. Pediatr Pulmonol 2000; 39:139-44.

Continue navegando