Buscar

prova objetiva EJA

Prévia do material em texto

Questão 1/5
“A história da EJA no Brasil é, portanto, uma história recente. Com o desenvolvimento industrial e a reorganização do processo do trabalho, iniciou-se uma mudança de postura e interesses da elite em relação à formação do trabalhador. A partir daí, houve valorização da educação de adultos, buscando a capacitação profissional desses trabalhadores. Novas iniciativas têm surgido a fim de garantir uma metodologia adequada a discentes com esse perfil” (CRUZ; GONÇALVES; OLIVEIRA, 2012) 
Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0326.html. Acesso em: 03 fev. 2016.
Segundo o fragmento e o livro base, metodologias diferenciadas e adequadas à educação de jovens e adultos passam a ser criadas quando se compreende que o perfil dos discentes desta modalidade de ensino apresenta especificidades. Sobre esta questão, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. (V) Os sujeitos da EJA começam a ser pensados como pessoas que possuem uma vasta experiência de vida.
II. (V) Os discentes da EJA passam a ser considerados como pessoas que trabalham e concomitantemente estudam.
III. (V) Os adultos e jovens que frequentam a EJA estão inseridos em determinados contextos culturais.
Questão 2/5
No Programa Brasil Alfabetizado, é necessário que o alfabetizador, antes de iniciar as atividades de ensino, conheça o grupo com o qual irá trabalhar. Esse conhecimento prévio pode ser pelo cadastro dos alunos e pelo diagnóstico inicial que deve servir de base para o planejamento das atividades. A intenção é tornar o processo de alfabetização participativo e democrático. A formação de alfabetizadores compreende a formação inicial e a formação continuada.
http://www.cereja.org.br/pdf/revista_v/Revista_SelvaPLopes.pdf 
De acordo com o livro-base da disciplina, a quem se destina o Programa Brasil Alfabetizado?
Jovens, adultos e idosos.
Questão 3/5
(...) é preciso mobilizar alunos, pais, educadores e dirigentes escolares na conscientização de que esse fenômeno é resultado de um construto social complexo e relacionado a questões identitárias e à construção e ressignificação das práticas educativas com jovens e adultos (Pedralli; Cerutti-Rizzatti, 2013)
LIMA, J. R. MAGNA, J. R. Educação de jovens e adultos sujeitos, saberes e práticas. São Paulo: Cortez, 2015. p. 132.
Sobre o movimento, legislação e prática educativa cotidiana, proposto para a EJA no VII ENEJA, é correto afirmar que:
Incentivo a continuidade dos estudos, favorecendo a chegada ao nível superior.
Questão 4/5
É meta do Plano Nacional de Educação: “estabelecer políticas que facilitem parcerias para o aproveitamento dos espaços ociosos existentes na comunidade, bem como o efetivo aproveitamento do potencial de trabalho comunitário das entidades da sociedade civil, para a educação de jovens e adultos” (PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2001, p. 47).
Sobre as parcerias criadas entre o poder público e a sociedade civil, cada uma das partes tem sua obrigação. Relacione corretamente, de acordo com o livro base:
I. Governo
II. Organização social/empresa
III. Comunidade
(III) organização para a participação nas turmas de EJA.
(II) encaminhamento pedagógico.
(I) financiamento. 
Questão 5/5
“(...) É preciso lembrar, entretanto, que a realidade social é produto da ação de homens e que ela não se transforma por acaso (Freire, 1997)”.
LIMA, J. R. MAGNA, J. R. Educação de jovens e adultos sujeitos, saberes e práticas. São Paulo: Cortez, 2015. p. 116.
Sabe-se que no Brasil, a maioria das experiências de EJA se efetiva por meio das parcerias entre as instâncias governamentais e à sociedade civil organizada. Com relação a essas parcerias, analise as afirmativas a seguir:
I. Estabelecer políticas que facilitem as parcerias para o aproveitamento dos espaços ociosos existentes na comunidade, bem como efetivo aproveitamento do potencial de trabalho comunitário das entidades da sociedade civil, para educação de jovens e adultos; (V)
II. Incentivar estados e municípios a procederem um mapeamento, por meio do censo educacional, visando localizar e induzir a demanda e programar a oferta de educação de jovens e adultos para essa população; (V)
III. Reestruturar, criar e fortalecer, nas secretarias estaduais e municipais de educação, setores próprios incumbidos de promover a educação de jovens e adultos; (V)
IV. Restringir a concessão de créditos curriculares aos estudantes da educação de jovens e adultos, da educação superior e de curso de formação de professores em nível médio para que as crianças e os jovens se alfabetizem na idade certa. (F)

Continue navegando