Buscar

Avaliação Parcial HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL
	Aluno(a): JOSEPH ARIVANAS
	Matrícula: 20170770077
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 17/04/2018 07:07:27 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201609028908)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Revolução do Porto foi um fato histórico que contribuiu para acelerar o processo de Independência do Brasil. Assinale, abaixo, a opção que melhor define a chamada Revolução do Porto:
		
	
	Foi um movimento que visava restaurar o absolutismo em Portugal depois da derrota de Napoleão.
	
	Foi uma revolução que teve inicio no porto da cidade de Belém, na província do Para, e que se espalhou por todo o Brasil em decorrência do antilusitanismo, obrigando D. Pedro a proclamar a Independência do Brasil.
	 
	Foi um movimento revolucionário que ocorreu na cidade do Porto, em Portugal, em 1820, baseado em idéias liberais, que exigia a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte para acabar com o regime absolutista no Império Português.
	
	Foi uma revolução ocorrida na cidade do Porto, em Portugal, envolvendo militares portugueses, ingleses e franceses.
	
	Foi uma revolução de escravos ocorrida no porto do Rio de Janeiro.
	
	
	2a Questão (Ref.:201608101325)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil é CORRETO afirmar:
		
	
	A chegada da família real ao Brasil e sua instalação no Rio de Janeiro e São Paulo trouxeram para as metrópoles o status de Reino Unido de Algarves;
	 
	A tensão em meio as disputas com a França e o comprometimento português com a Inglaterra foi um dos seus elementos primordiais no projeto de mudança da corte.
	
	Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições militares para enfrentar os franceses, a família real resolveu transferir a corte portuguesa para sua mais importante colônia, o Brasil. Contando com a ajuda dos aliados alemães e espanhóis;
	
	Enquanto o Brasil se vangloriava por ter deixado de ser colônia e o Rio de Janeiro se transformava na sede do reino, em Portugal a situação era das melhores, o povo encontrava-se em harmonia e o comércio estava em ascensão devido à abertura dos portos brasileiros;
	
	O Brasil, enquanto colônia, possuía vários meios de comunicação até então permitido oficialmente, contudo, a vinda de D. João mudou essa realidade;
	
	
	3a Questão (Ref.:201608770408)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a Lei Eusébio de Queirós (1850) assinale a afirmativa INCORRETA:
		
	
	As pressões inglesas contribuíram para que o governo brasileiro redigisse lei extinguindo o tráfico.
	
	Extinguiu o tráfico transatlântico de escravos.
	 
	Findou com o tráfico transatlântico, bem como com o tráfico interno de escravos no Brasil.
	
	O projeto de Lei Eusébio de Queirós (1850) reforçava a lei de 1831.
	
	Foi uma lei brasileira sobre o tráfico de escravos.
	
	
	4a Questão (Ref.:201608207048)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na moderna historiografia, muitos trabalhos têm abordado a problemática dos quilombos. Em Liberdade por um fio, diversos autores apresentam
		
	
	a idéia de que o quilombo de Palmares entrou para a história porque foi o maior e o mais difícil de ser vencido, sendo o único que merece novos estudos.
	
	a influência marxista na análise dos quilombos, colocando em segundo plano a problemática cultural e as relações dos quilombolas com a sociedade colonial.
	 
	a formação de quilombos como forma de resistência dos escravos negros, em diferentes áreas, como no Nordeste, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Amazônia e região sul.
	
	as estratégias de repressão adotadas pela metrópole e a passividade dos senhores no combate à resistência dos escravos, principalmente nos engenhos de açúcar do Nordeste.
	
	uma nova interpretação sobre a escravidão africana, desvinculada de questões econômicas, e as várias formas de reação dos índios à condição de escravos na colônia.
	
	
	5a Questão (Ref.:201608247460)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao proclamar a sua emancipação, Dom Pedro I deu o pontapé inicial para a formação da nação brasileira. Mas, por que não podemos falar em nação antes do período da independência?
		
	
	Proclamar a república foi apenas o primeiro passo. A construção da nação estava só começando.
	
	Proclamar a independência foi um erro. A construção da nação estava só começando.
	
	Proclamar a independência foi apenas o primeiro passo. A construção da nação era impossível.
	 
	Proclamar a independência foi apenas o primeiro passo. A construção da nação estava só começando.
	
	Proclamar a independência foi apenas o primeiro passo. A construção da nação estava terminado.
	
	
	6a Questão (Ref.:201609019007)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	¿Entre outros aspectos, esboçou-se aí uma vida cultural. O acesso aos livros e a uma relativa circulação de ideias foram marcas distintivas do período. Em setembro de 1808, veio a público o primeiro jornal editado na Colônia¿. (FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2009. p. 125) A publicação de um jornal na colônia nunca havia ocorrido em virtude dos seguintes aspectos:
		
	
	O desinteresse das elites brasileiras pelas informações e o baixo nível de alfabetização dos estratos mais ricos da sociedade.
	
	A inexistência de uma intelectualidade letrada e o atraso da técnica jornalística no Brasil.
	
	A carência de uma Escola de Jornalismo no Império Ultramarino Português e o caráter periférico da colônia no contexto imperial.
	 
	A proibição do estabelecimento de manufaturas e o esforço de controle ideológico da Coroa sobre a colônia.
	
	A concorrência desleal dos periódicos lisboetas e o gosto cultural da elite colonial pelo consumo de elementos da metrópole.
	
	
	7a Questão (Ref.:201608100404)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia o texto abaixo e responda: 
A independência do Brasil ocorre no contexto histórico das primeiras décadas do século XIX, quando um duplo movimento revolucionário está em marcha no mundo ocidental. De um lado, a Revolução Industrial, superando as antigas formas de produção e consolidando o capitalismo. De outro, as revoluções liberais burguesas que, a partir da Revolução Francesa e em ondas sucessivas (1820, 1830 e 1848), vão sepultando o Antigo Regime e afirmam a nova sociedade burguesa. A presença do Estado português no Brasil (1808-1821), cuja vinda decorreu das circunstâncias da política europeia da época, acelerou o processo de independência. Imerso em crise, o I Reinado pouco durou (1822-1831). A seguir veio o conturbado período regencial (1831-1840), contexto de revoltas armadas e de disputas entre setores das elites brasileiras. Um golpe branco, em 1840, dá início ao II Reinado (1840-1889), cuja fase de maior estabilidade foi garantida pelo singular modelo de parlamentarismo e pelos capitais gerados pelo café. 
A partir das informações contidas no texto e considerando a realidade histórica da primeira metade do século XIX, assinale a opção correta acerca do processo de indepen-dência do Brasil:
		
	
	O título de defensor perpétuo do Brasil que lhe foi conferido atesta o grau de aceitação de D. Pedro I pelas elites brasileiras e a quase inexistência de oposição política ao seu governo.
	
	A estrutura política do Império foi montada de forma a tornar D. Pedro I uma ¿figura decorativa¿, sem poderes efetivos de mando
	 
	Foi determinado por fatores internos e por injunções externas, inclusive pelas transformações econômicas trazidas pelo capitalismo industrial, incompatíveis com a tradição colonial dos monopólios
	
	A Revolução do Porto, em 1820, liberal em todos os aspectos, estimulou a independência do Brasil na medida em que destruía o modelo absolutista vigente em Portugal.
	
	O fim do I Reinado se explica, a rigor, tão somente pelas injunções da política portuguesa,as quais obrigaram o imperador brasileiro a retornar ao seu país de origem para enfrentar seu irmão D. Miguel.
	
	
	8a Questão (Ref.:201608255836)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a opção na qual podemos ver a ruptura entre Brasil e Portugal como o resultado da conjugação de três ambições.
		
	
	As ambições colonizadoras do movimento conservador espanhol, a ambição de certos grupos da América Latina em manter a autonomia e o estatuto jurídico conseguidos com a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves e a ambição do jovem Pedro, o Príncipe da Beira, em ser protagonista do teatro político do Império Português;
	
	As ambições colonizadoras do movimento conservador português, a falta de ambição de certos grupos da América Portuguesa em manter a autonomia e o estatuto jurídico conseguidos com a elevação de Portugal à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves e a ambição do jovem Pedro, o Príncipe da Beira, em ser protagonista do teatro político do Império Português;
	 
	As ambições recolonizadoras do movimento revolucionário português, a ambição de certos grupos da América Portuguesa em manter a autonomia e o estatuto jurídico conseguidos com a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves e a ambição do jovem Pedro, o Príncipe da Beira, em ser protagonista do teatro político do Império Português.
	
	As ambições recolonizadoras do movimento revolucionário português, a ambição de certos grupos da América Portuguesa em manter a autonomia e o estatuto jurídico conseguidos com a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves e a ambição do jovem Arthur, o Príncipe da Beira, em ser protagonista do teatro político do Império Russo;
	
	As ambições recolonizadoras do movimento revolucionário russo, a ambição de certos grupos da América Espanhola em manter a autonomia e o estatuto jurídico conseguidos com a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves e a ambição do jovem Pedro, o Príncipe da Beira, em ser protagonista do teatro político do Império Português;
	9a Questão (Ref.:201609028987)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A partir de 1850, observamos o crescimento de intervenções militares brasileiras na região do Prata. Assinale, abaixo, a melhor opção que explica essa politica externa brasileira.
		
	
	A politica expansionista do Uruguai, que queria dominar a região que antes constituira o Vice_Reino do Prata.
	
	A politica externa brasileira ligava-se as pretensões de Carlota Joaquina de tornar-se imperatriz do Prata.
	
	A politica expansionista da Bolivia, temerosa, também, das tentativas expansionistas uruguaias.
	 
	A politica externa do Brasil Imperial foi marcada, de um lado, pela dependência e submissão a Inglaterra e, por outro, uma interferência e dominância em relação a questões platinas.
	
	A politica expansionista imperial durante os sucessivos ministérios saquaremas.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201608100503)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Brasil e Cuba durante muitos anos foram expoentes produtores de café. A partir de 1820, a produção brasileira no Vale do Paraíba, ultrapassa em larga escala a cubana. "a incapacidade de os produtores cubanos competirem com os produtores brasileiros em um quadro de queda acentuada dos preços, somada á sua exclusão do mercado dos Estados Unidos, selou o destino da cafeicultura na ilha". 
(MARQUESE, Rafael e TOMICH, Dale. In: GRINBERG, Keila e SALLES, Ricardo. O Brasil Imperial Volume II. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2009, pág. 363). 
Em relação ao tema em destaque é correto afirmar:
		
	
	Cuba, a partir desse período, perdeu o interesse na produção do café por este produto já não ser mais tão rentável no mercado internacional.
	 
	O aumento da entrada de negros escravos no Brasil, entre 1821 e 1830, para trabalharem nas lavouras do Vale do Paraíba é uma das justificativas que corroboram para o aumento da produção Brasileira.
	
	A produção agrícola no vale do Paraíba não era exclusiva da cultura do café, por isso o grande esforço dos cafeicultores desta região em contratar muita mão de obra para tentar alavancar a produção do café.
	
	A produção brasileira de café nunca competiu com a cubana, o que ocorreu neste período, foi uma queda na produção em Cuba em função de diversos furacões que assolaram a ilha, inutilizando as terras férteis.
	
	O aumento crescente do tráfico negreiro no período que antecede a 1830, ano emblemático para o fim do tráfico proposto pela convenção ente Inglaterra e Brasil, em nada influenciou a questão do aumento de escravos neste período.

Outros materiais