Buscar

trabalho de quimica

Prévia do material em texto

Conhecendo os métodos de separação da mistura.
SUMÁRIO
Separação Magnética, Dissolução Fracionada............................03
Flotação, Catação ...................................................................... 04
Peneiração, Ventilação ..............................................................05
Levigação, Filtração Comum.......................................................06
Filtração a vácuo, Decantação ....................................................07
Decantação em funil de separação, Centrifugação....................08
Câmara de Poeira, Evaporação ..................................................09
Destilação Simples, Destilação Fracionada ................................10
Destilação do Petróleo ................................................................11
Conclusão ....................................................................................12
Referencial Bibliográfico..............................................................13
Separação Magnética : 
 
 É um método utilizado para separar um ou mais componentes de uma mistura heterogênea formada por sólidos. Vale ressaltar que pelo menos um dos componentes da mistura deve apresentar propriedades magnéticas (pode ser atraído por um imã ou um eletroímã).
No Brasil, é um método muito utilizado na área de processamento ou purificação de minérios, assim como na separação de componentes metálicos presentes no lixo que podem ser reciclados. Alguns exemplos de produtos obtidos a partir da separação magnética são: Cobalto, Ferro e Níquel.
Dissolução Fracionada:
Dissolução Fracionada é uma técnica ou método de processo de separação para separar misturas heterogeneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente.
Exemplo:
Temos uma mistura de sal mais areia e a ela adicionamos água aonde somente o sal irá se dissolver. Portanto, temos solução salina mais areia, uma mistura ou sistema heterogêneo, na qual em seguida será feita a filtração sendo a areia retida no papel de filtro. O filtrado, no caso a solução salina, passará por processo de evaporação ou destilação simples, isto é, a água líquida passará para o estado gasoso e o sal permanece no fundo do balão de destilação ou outro recipiente
Flotação :
A flotação é um tipo de processo físico de separação de misturas heterogêneas. Essa técnica consiste em adicionar bolhas de ar ao meio, o que faz com que as partículas em suspensão no líquido passem a aderir-se a essas bolhas. Essa espuma formada pode então ser removida, arrastando consigo as partículas de impurezas.
Catação:
A catação é o tipo de separação de misturas do tipo "sólido-sólido" , onde as substâncias são separadas manualmente, com uma pinça, colher, ou outro objeto auxiliador. É utilizada na separação de grãos bons e ruins de feijão, por exemplo, e também na separação dos diferentes tipos de materiais que compõem o lixo: vidro, metais, borracha, papel, plásticos, etc, para serem destinados à reciclagem.
Peneiração:
A peneiração pode ser mecânica ou manual. Para a peneiração mecânica usa-se um peneiro mecânico. Os peneiros mecânicos são constituídos por um conjunto de redes metálicas, em que os orifícios apresentam aberturas de diferentes tamanhos, sendo os de cima aqueles que têm maior abertura e os de baixo os mais estreitos. A mistura é colocada em cima, o aparelho inicia a vibração e os sólidos distribuem-se pelos vários patamares de acordo com a sua granulometria.
Ventilação: 
A ventilação pode exercer três diferentes funções em relação ao ambiente construído:
Renovação do ar;
Resfriamento psicofisiológico;
Resfriamento convectivo.
 
Levigação :
O objetivo é manter a substância mais densa no fundo de um recipiente, ao mesmo tempo que a substância menos densa é levada pela água.
A levigação é utilizada para separar misturas sólidas (sólido + sólido).
Esse processo é utilizado por garimpeiros para separar o ouro ou outros metais preciosos da areia e das pedras.
Filtração Comum:
A filtração comum é o método de separação utilizado para separar os componentes presentes em misturas classificadas como heterogêneas. O objetivo é a completa separação do sólido contido na mistura. Os tipos de misturas heterogêneas separadas por esse método são:
Sólido em um líquido (Exemplo: água e areia);
Filtração a vácuo:
Assim, a filtração a vácuo é adotada quando queremos filtrar de forma mais rápida, como no caso da separação dos componentes de uma mistura pastosa.
Trata-se de um método utilizado de forma exclusiva para a separação dos componentes presentes em uma mistura heterogênea e, para isso, eles devem estar obrigatoriamente nos estados sólido e líquido.
Decantação :
A decantação é um processo de separação de misturas heterogêneas, principalmente de misturas compostas por líquidos (imiscíveis ou não (que não se misturam)). O recipiente contendo as substâncias é inclinado, derramando a substância mais leve (que fica em cima), em outro recipiente.
Decantação em funil de separação : 
A decantação é um método físico usado para separar misturas heterogêneas que podem ser de dois tipos: (1) líquido- sólido e (2) líquidos imiscíveis.
No primeiro caso, considere uma mistura heterogênea de água e areia. Se a deixarmos em um recipiente em repouso por certo tempo, a ação da gravidade fará com que as partículas do sólido sofram uma sedimentação, ou seja, depositem-se no fundo do recipiente, separando-se da água.
Centrifugação :
Centrifugação é um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos com líquidos ou somente de líquidos.
Um dos fatores mais importantes da centrifugação é a densidade. Isso porque a centrifugação separa o que é mais denso daquilo que é menos denso. O que é mais denso fica num nível inferior, enquanto o menos denso, sobe.
Camara de Poeira :
São poucas as substâncias encontradas puras na natureza. Entre elas, há o ouro e o cobre. Para as substâncias serem obtidas de forma pura, é necessária a utilização de métodos de separação de misturas.
Para separar uma mistura, é preciso, em primeiro lugar, observar se ela é heterogênea ou homogênea e, em seguida, escolher o processo mais adequado para fazer a separação.
Evaporação :
O que a água fervendo na panela e a roupa secando no varal têm em comum? Nos dois casos, a água está passando por uma transformação física chamada vaporização, que é a mudança do estado físico da água, de líquido para gasoso. Embora os dois sejam um exemplo de vaporização, cada um recebe um nome diferente, já que se dão de forma muito distinta. No caso da roupa secando no varal, temos o que chamamos de evaporação.
Destilação simples :
A destilação simples serve para a separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido, como NaCl e H2O, por exemplo. É importante que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam bastante diferentes. A solução é colocada em um balão de destilação, feito de vidro com fundo redondo e plano, que é esquentado por uma chama. A boca do balão é tampada com uma rolha, junto com um termômetro. O balão possui uma saída lateral, inclinada para baixo, na sua parte superior. Nessa saída é acoplado o condensador.
Destilação Fracionada:
A destilação fracionada serve para separar uma mistura homogênea composta por dois líquidos, com ponto de ebulição diferentes.
O aparato de destilação fracionada é constituído por um balão de vidro com fundo plano, que é aquecido por uma chama. Nesse balão está a mistura homogênea. 
Destilação do Petróleo :
O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fracionada.
Os derivados do petróleo são hidrocarbonetos (compostos por átomos de carbono e hidrogênio), sendo os mais levesformados por pequenas moléculas, como, por exemplo, o etano (C2H6), e os mais pesados contendo até 70 átomos de carbono. A destilação acontece justamente por essa diferença de tamanho das moléculas, quanto menor a molécula de hidrocarboneto, menor é a sua densidade e temperatura de evaporação.
Acompanhe agora a utilização de cada um dos subprodutos do petróleo:
Gás de petróleo: dá origem ao gás de cozinha.
Gasolina: usada como combustível de motores automotivos.
Querosene: combustível próprio para aviões.
Diesel: é o combustível de ônibus, caminhões, tratores.
Lubrificante: aplicado em máquinas e peças para aumentar a vida útil desses equipamentos.
Óleo: também chamado de óleo combustível, é ele o responsável pela movimentação de navios.
Asfalto: este é o último produto a ser fracionado, e apresenta aspecto denso, é usado na pavimentação de ruas e estradas.
Conclusão
Os processos de separação de misturas auxiliam na obtenção de substancias que são encontradas apenas como um subproduto ou separar os componentes de uma mistura feita.
Por exemplo, o petróleo é uma materia prima valiosa porque seus subprodutos podem ser utilizados em várias áreas, desde a criação de energia elétrica até a criação de plasticos e o petrolato, que é utilizado em comesméticos tanto para os cabelos quanto para a pele. 
Nesse caso, o petróleo sofre um processo de destilação fracionada, onde a temperatura é o fator que influencia qual substancia será obtida. 
Além disso, outro processo interessante de separação de misturas é a levigação, método utilizado pelos garimpeiros para separar o ouro da terra.Também é importante falar que usamos esses processos no dia a dia, como quando coamos café.
Referências Bibliográficas
Separação magnética: https://manualdaquimica.uol.com.br/quimica-geral/separacao-magnetica.htm
Dissolução fracionada: https://www.infoescola.com/quimica/dissolucao-fracionada/
Flotação: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/flotacaoum-processo-separacao-misturas.htm
Catação: https://www.infoescola.com/quimica/catacao/
Peneiração : http://www.explicatorium.com/cfq-7/peneiracao.html
Ventilação: http://projeteee.mma.gov.br/estrategia/ventilacao-natural/
Levigação: https://www.todamateria.com.br/levigacao-ventilacao-e-peneiracao/
Filtração Comum : https://escolakids.uol.com.br/filtracao-comum.htm
Filtração a Vácuo : http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/filtracao-vacuo.htm
Decantação : https://www.infoescola.com/quimica/decantacao/
Decantação em funil de separação : http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/decantacao.htm
Centrifugação : https://www.todamateria.com.br/centrifugacao/
Camara de Poeira : https://www.coladaweb.com/quimica/quimica-organica/separacao-de-misturas
Evaporação: https://www.infoescola.com/fisico-quimica/evaporacao/
Destilação simples : https://www.infoescola.com/quimica/destilacao-simples/
Destilação fracionada: https://www.infoescola.com/quimica/destilacao-fracionada/
Destilação do petróleo: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/destilacao-petroleo.htm

Continue navegando