Buscar

Embriologia Resumo Moore 5 Quarta á oitava semana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Embriologia – Quarta á oitava semana
Resumo
Moore
No início da quarta semana, o dobramento nos planos mediano e horizontal converte o disco embrionário trilaminar achatado em um embrião cilíndrico, em forma de C. A formação da cabeça, da eminência caudal e das pregas laterais é uma sequência contínua de eventos que resulta em uma constrição entre o embrião e o saco vitelino.
Com o dobramento cefálico ventral, parte da camada endodérmica é incorporada pela região cefálica do embrião, formando o intestino anterior. O dobramento da região cefálica também leva a membrana bucofaríngea e o coração a se deslocarem ventralmente, tornando o encéfalo em desenvolvimento a parte mais cefálica do embrião. 
Com o dobramento ventral da eminência caudal, parte da camada germinativa endodérmica é incorporada pela extremidade caudal do embrião, constituindo o intestino posterior. A parte terminal do intestino posterior se expande, formando a cloaca. O dobramento da região caudal também resulta no deslocamento da membrana cloacal, do alantoide e do pedículo do embrião para a superfície ventral do embrião.
O dobramento do embrião no plano horizontal leva á incorporação de parte do endoderma do embrião, constituindo o intestino médio.
O saco vitelino permanece unido ao intestino médio através de um estreito pedículo vitelino. Durante o dobramento no plano horizontal, formam-se os primórdios das paredes lateral e ventral do corpo. Como o âmnio se expande, envolve o pedículo do embrião, o pedículo vitelino e o alantoide, formando, assim, o revestimento epitelial do cordão umbilical. 
As três camadas germinativas se diferenciam nos vários tecidos e órgãos, de modo que, ao final do período embrionário, já estão estabelecidos os primórdios de todos os principais sistemas de órgãos. 
O aspecto externo do embrião é grandemente influenciado pela formação do encéfalo, do coração, do fígado, dos somitos, dos membros, das orelhas, do nariz e dos olhos. Com o desenvolvimento destas estruturas, o aspecto do embrião muda de tal modo que, ao final da oitava semana, ele possui características indubitavelmente humanas.
Como os primórdios das estruturas externas e internas mais essenciais se formam da quarta á oitava semana, este é o período mais crítico do desenvolvimento. Perturbações do desenvolvimento durante este período podem originar grandes anomalias congênitas no embrião.
Avaliações razoáveis da idade do embrião podem ser determinadas a partir do dia do início do último período menstrual normal (UPMN), tempo estimado da fecundação, medidas ultra-sonográficas do saco coriônico e do embrião, e exame das características externas do embrião.

Continue navegando