Buscar

Embriologia Aula Sistema Digestório II

Prévia do material em texto

Embriologia – Sistema digestório II
Aula escrita
 
Todo o tubo digestório começa a sua formação na 4ª semana (elongação, proliferação epitelial, oclusão da luz, recanalização, possíveis herniações (como no estômago e no intestino grosso), maturação histológica e maturação funcional (só conseguida após colonização pela microbiota, no período pós-natal)).
Luz do esôfago está sempre ocluída. Passagem do alimento requer atuação da musculatura esofagiana. 
 Intestino anterior
Órgãos derivados do intestino anterior
Esôfago
Estômago
Duodeno proximal
Glândulas associadas
Fígado
Vesícula biliar (mais precisamente, todo o trato biliar)
Pâncreas
 - Além de faringe primitiva e seus derivados e porções inferiores do trato respiratório. 
Irrigação: Tronco celíaco (irriga tudo menos os elementos superior á parte média do esôfago – faringe primitiva e seus derivados, vias respiratórias inferiores, e parte superior do esôfago não são irrigadas pelo tronco celíaco)
Inervação: Nervo vago (NC X)
Mesentério dorsal (mesogástrio dorsal)
Pregas peritoneais formando lâmina dupla e delimitando tecido mesodérmico esplâncnico configura o mesentério dorsal. O caminho mesenquimal formado permite a passagem de vasos e nervos. 
Mesentério ventral
Ligamento falciforme
Ajuda na formação do omento menor (ligamento hepato-duodenal e ligamento hepato-gástrico).
Degenera na região do intestino, mas permanece da região do fígado e do estômago (no fígado, formando o ligamento falciforme, e no estômago ajudando na sustentação do órgão (liga á parte anterior do estômago já girado á parede posterior)). (no fígado, ainda, o mesentério ventral – oruindo do septo transverso- dá origem ao peritônio visceral do órgão)
Estômago
Inicialmente, estômago é uma estrutura tubular, semelhante ao duodeno.
Proliferações epiteliais diferenciais fazem aparecer uma curvatura maior (posterior) e uma curvatura menor (anterior). 
Há uma rotação no eixo longitudinal estomacal (no sentido horário), fazendo curvatura maior ficar virada para a esquerda e curvatura menor ficar virada para a direita, assim como o duodeno. (a determinação de sentido horário é feita tendo-se uma vista do órgão a partir de sua extremidade cranial)
Também ocorre uma ligeira rotação no sentido antero-posterior, fazendo com que parte caudal se desloque posteriormente e ligeriamente para cima. (esse movimento leva o duodeno mais para junto da parede posterior, possibilitando que ele venha a se tornar retro-peritoneal no futuro, após compressão pelo colo expandido (a parte do duodeno derivada do intestino anterior tem mesentério))
Bolsas omentais
Formadas por crescimento do mesentério dorsal associada aos movimentos de torção do estômago
Na parte posterior do estômago, é formado um omento maior.
Aparece o forame omental, abertura para o futuro omento menor. 
Omento maior saindo da parede posterior, se ligando ao estômago, isso em conjunto com o mesogástrio.
 Mesentério ventral/fígado
Omento menor
Ligamento falciforme
(mais peritônio visceral do fígado)
Pâncreas
 
Considerado retroperitoneal, tendo somente sua superfície anterior coberta por peritônio.
Formado a partir de duas contribuições: broto pancreático ventral e broto pancreático dorsal. O pâncreas ventral, além de anterior ao pâncreas dorsal, também está localizado superiormente á vesícula biliar. 
O broto pancreático ventral dá origem á cabeça do pâncreas e ao processo uncinado. 
O broto pancreático dorsal dá origem ao colo do pâncreas e ao corpo do pâncreas, 
Rotação do broto pancreático ventral faz haver fusão dos brotos pancreáticos (ventral se fundindo com o dorsal). 
Ducto do broto pancreático ventral se junta á parte distal do ducto do broto pancreático dorsal, formando o ducto pancreático principal. Parte proximal remanescente do ducto pancreático dorsal pode formar o ducto pancreático acessório. 
O ducto pancreático principal e o ducto pancreático acessório desembocam no duodeno (papilas duodenais)
Fígado
Enorme (especialmente no período embrionário e fetal inicial) (grande tamanho no fígado contribui, conjuntamente com o par de rins, para o relativo pouco tamanho da cavidade abdominal. Essa falta de espaço levará a uma herniação fisiológica da alça intestinal média, que ocorre na 6ª semana e regride por volta da 10ª semana)
Cordões epiteliais vindos do endoderma do intestino anterior se misturam ao estroma (tecido conjuntivo de sustentação) vindo do mesoderma esplâncnico. As células endodérmicas formam cordões epiteliais entrelaçados de células epiteliais do fígado e células de revestimento dos ductos biliares intra-hepáticos.
Parte do fígado cresce entre os folhetos do mesentério anterior, vindo do septo transverso, e é por isso que o septo transverso contribui para a formação do peritônio visceral do fígado. Além disso, o mesênquima do septo transverso (originalmente também vindo do mesoderma esplâncnico) contribui para formação, no fígado, de tecido fibroso, tecido hematopoético e células de Kupffer. 
Divertículo hepático
Herniação do intestino começa na 4ª semana (ocorrendo finalmente na 6ª semana), com o próprio dobramento o embrião, e só volta a se situar dentro da cavidade abdominal na 10ª semana.
Estrutura volta a se situar na cavidade abdominal, principalmente com o aumento de volume desta. 
Estrutura intestinal (alça intestinal média) sofre uma rotação no sentido anti-horário em 90 graus.
Parte do intestino grosso (justamente a parte oriunda do ramo caudal da alça intestinal média (intestino médio)) sofre uma rotação anti-horária de 180graus, assumindo sua forma característica, com uma parte ascendente, transversa e descendente (essa última vinda do intestino posterior). 
Intestino médio fica todo enrolado na parte central da cavidade abdominal, emoldurado pelo intestino grosso. 
Saco vitelino (porção não-englobada, localizada na parte proximal do cordão umbilical, e que depois vai ser degenerada) permite elongamento do intestino.
Baço
 
Baço: maior órgão linfóide interposto na circulação sanguínea, sequestrador de eritrócitos envelhecidos, além de conter células relacionadas á imunidade inata e milhares de nódulos linfáticos. 
No baço, há formação de dois tipos de circulação: circulação aberta (cordões de Billroth) e circulação fechada (arteríola, capilar, vênula). Circulação conta com presença de capilares sinusóides (membrana basal e células endoteliais descontínuas, com presença de poros diafragmáticos). 
Dilatação no espaço entre as lâminas mesentério dorsal dá espaço para a formação do baço.
Baço é responsável pela retirada também de eritrócitos infectados, podendo apresentar tamanho aumentado em casos de infecções que afetem os eritrócitos.
Ligando o estômago ao fígado está uma parte do mesentério ventral, configurando o ligamento hepato-gástrico.
Ligando o estômago ao baço está uma parte do mesentério dorsal, configurando o ligamento gastro-esplênico. 
Ligando o baço ao rim está o ligamento espleno-renal. (ligação do baço com o rim é permitida pelo fato de, durante a rotação do estômago, o mesentério dorsal ligado á face posterior do órgão ter sido rebatido para a esquerda. Além de aumentar o tamanho da bolsa omental, essa movimentação do mesentério dorsal deixou parte da lâmina mesotelial em íntimo contato com a parede posterior, levando á fixação de um ligamento direto entre baço e rim).
Na parte anterior, visível, está o fígado, o estômago e o baço (além dos omentos e dos intestinos)
Na parte posterior, não-visível, está o pâncreas.
Intestino médio
Duodeno distal
Jejuno-íleo
Ceco
Apêndice
Cólon ascendente
Parte proximal do cólon transverso (metade a dois terços)
Intestino posterior
Reto
2/3 superiores do canal anal
Parte distal do intestino posterior (cloaca) seencontra com parte do alantóide (indo para a futura bexiga)
Porções são separadas pelo septo uro-retal.
Membrana cloacal (endoderma da cloaca com ectoderma do proctodeu (fosseta anal)) é dividida pelo septo uro-retal em duas partes: parte ventral que origina a membrana urogenital, e parte dorsal, que origina a membrana anal)
Região do proctodeu permanece fechada (membrana cloacal) durante o período embrionário, só se abrindo no final da 8ª semana.

Continue navegando