Buscar

Embriologia Aula Sistema Genital

Prévia do material em texto

Embriologia – Sistema genital
Aula escrita
 
Desenvolvimento dos ductos genitais
Ducto paramesonefron, a partir do mesotelio da região, estão presentes nas gônadas indiferenciadas, se desenvolve na mulher mas no homem regride por conta do AMH.
Mesonefron n forma o rim mas contribui expressivamente, no homem, na formação da genitália.
Mesonefro  ducto ...
No homem: ducto epididimario, ducto deferente, vesícula seminal, ducto ejaculatório
Na mulher: regride deixando alguns resquícios embrionários... como apendice vesiculoso(em torno do ovário), ducto epoóforo
Mesonefro  túbulos mesonéfricos(não são todos pois ele eh comprido, desde a porção cervical até caudal do embrião) ...
No homem
-na região do testículo: ductos eferentes
Na mulher: regride, mas ainda sobram resquícios embrionários (epooforo, paraoforo)
--------Os túbulos seminíferos cada um tm um tubulo reto, mas saum soh poucos eferentes, então ocorrem anastomoses para que ocorra comunicação dos eferentes com a rede testicular.
Mesonefro  Gubernáculo ...
No homem: ligamento que auxilia a formação da túnica vaginal que se relaciona com a descida do testiculo
Na mulher: parte cranial forma o ligamento ovariano, parte caudal forma o ligamento redondo
--------o mesonefro encolhe, vai diminuindo, com o desenvolvimento do ducto paramesonefrico temos a formação do útero, e a ponta final do mesonefro se liga a ele, no menino se liga a região do lábio escrotal, na mulher sustentação do útero e ovário, ligamento ovariano e ligamento redondo, no homem o gubernaculo vai ficando tracionado e aos poucos vai sendo empurrado para baixo, o peritoneo na região inferior do abdomem forma uma hernia q vai acompanhar, a invaginação das camadas peritoneais forma a túnica vaginal
3) Desenvolvimento da bexiga e da região de genitália
Depois que formou-se o seio urogenital, pela formação do septo urogenital; uma região oclui e forma o uraco, e o septo separa a cloaca em duas regiões; septo conjuntivo cresceu e separou em duas regiões, intestino posterior e seio urogenital.Uma estrutura anterior que começa a se projetar é o falo, que originara a região de genitália externa.
Ligado ao seio urogenital temos ducto mesonefrico e divertículo mesonefrico(broto uretérico). Com o desenvolvimento do ducto para mesonefrico a estrutura começa a mudar de forma.
A porção mais superior da bexiga ainda em desenvolvimento eh chamada de vesical, a parte media de pélvica e a parte inferior é a fálica  seio urogenital.
Epitélio de origem endodérmica, mas qnd o ducto mesonefrico esta entrando (epitélio do ducto de origem mesodérmica) forma-se duas populações de células nesse trigono da bexiga. O epitélio da bexiga em formação eh do endoderma, o epitélio do ducto mesonefrico eh de origem mesodérmica e se funde nesse loocal formando o trigono da bexiga. 
A porção vesical forma a maior parte da bexiga
A parte pélvica forma também parte da uretra prostática(no homem) e a uretra(na mulher)
No homem a uretra eh mais longa pois se estende no penis, e essa parte “extra” eh formada pela porção fálica que se estende.
Membrana cloacal e tubérculo fálico
Quando ha diferenciação da genitália interna, há o ureter e akele ducto q vai descer, a bexiga jah esta “bem” formada. O que sobra eh o ligamento gubernaculo.
Uretra prostática se orgina na região pélvica mas se desliga dali.
A uretra cresce para a região do tubrculo fálico
Falo glande e penis e clitóris
Na menina o falo eh um pouco mais delicado, não tão exagerado qnt no homem.
Na menina os ductos paramesonefricos estão crescendo e vindo La de cima se fundem e formam a tuba uterina, o útero e a porção superior da vagina; o 1/3 superior da vagina vm do ducto mesofrico, e a parte inferior vm do seio urogenital.
GENITALIA INDIFERENCIADA
Vista de Frente: Falo(tubérculo fálico) se projetando pra fora, intumescência celular (prega urogenital) que no centro exibe uma depressão onde no fundo há a membrana cloacal, há por fora a intumescencia labio-escrotal [uma massa grande, uma massinha, uma depressão]e mais inferiormente há o anus.  na memina naum se diferencia mtu mas no homem há uma diferenciação enorme.
Mulher
Uretra se abre na região do vestíbulo
Vagina se abre na região do vestíbulo, ela se forma inicialmente como uma massa de células(cavidade são formadas como uma massa de células e então o epitélio regride e forma a cavidade), depois ela se abre. Glande do clitoris, lábios menores e dois orifícios (uretral e vaginal), lábios maiores, e anus
Homem
A uretra vai crescendo e empurrando o falo, produzindo nele uma depressão central, as intumescências se afinalam(formando na porção posterior mais afinalada há o períneo e o rafe do penis – “costura ligando” base do penis ao anus) mas ainda vê-se uma depressão(um sulco uretral – se não fechar normalmente urina por cima ou por baixo – vai se fechando de baixo pra cima), por fora há a bolsa escrotal ainda vazia
Lábio maior – bolsa escrotal
Lábio menor – corpo do penis
Glandulas acessórias
Homem: vesícula seminal(ducto mesonefrico), próstata(da uretra prostatica - uretra prostática possui varias invaginações de onde saem as varias glândulas que formam a prostata), bulbouretral (da uretra esponjosa), Littré (acinosa simples)
Mulher: glândulas uterinas(origem no ducto paramesonefrico), uretrais e parauretrais(homologia com próstata – origem na uretra q vm do seio urogenital), vestibulares maiores (da uretra)
Vagina não possui glândulas, a secreção vm do colon do útero e de glândulas acessórias.
A uretra feminina vm inteiramente do seio urogenital já a masculina só porção dela eh formada do seio urogenital.
Definição do sexo
Sexo cromossômico definido no ato da fertilização, XX menina, XY meninos, contribuem para formação dos hormônios e diferenciação das glândulas. Só a célula tem. Não basta ser XY para ser homem. Hermafroditismo verdadeiro, maior parte é XX, possuem ovários e testículos. Hermafroditismo feminino, é XX mas desenvolve testículos, comumente relacionada à hiperplasia da adrenal. Hermafroditismo masculino, é XY mas desenvolve genitália feminina, problemas na sensibilidade(insensibilidade ligada ao sexo, mutação no X não homologo) ou falta de produção
Sexo gonadal no homem depende de hormônios; na mulher independe, na ausência de hormônios se forma.
Sexo fenotípico (sexo somático) diferenciação da genitália externa.
Sexo outorgado
Sexo optativo  ocorre comumente na puberdade

Continue navegando