Buscar

caso concreto 03

Prévia do material em texto

Direito Civil I 
Caso Concreto – Semana 3 
A) Pode-se afirmar que o Dr. Carlos Henrique tem como único domicílio a cidade do Rio de Janeiro onde reside com sua família com ânimo definitivo? Justifique sua resposta indicando os dispositivos legais pertinentes. 
R: Não, no caso exposto evidencia – se o Domicílio Plúrimo (múltiplos), previsto nos artigos 71 e 72 do Código Civil. Serão considerados domicílios todos eles cada um para as relações que lhe corresponderem. O Art 71 diz: “Se, porém, a pessoa natural tiver diversas residências, onde, alternadamente, viva, considerar-se-á domicílio seu qualquer delas.” Já o Art 72 diz: “É também domicílio da pessoa natural, quanto às relações concernentes à profissão, o lugar onde esta é exercida. ... Se a pessoa exercitar profissão em lugares diversos, cada um deles constituirá domicílio para as relações que lhe corresponderem.” 
B) No caso em tela há hipótese (s) de domicílio necessário? 
Fundamente e Justifique sua resposta conceituando este tipo de domicílio. 
R: Como o médico trabalha na Universidade Rural (Pública), seus filhos, que são incapazes, também têm domicílio necessário na forma do artigo 73 caput e parágrafo único. Art 73: Ter-se-á por domicílio da pessoa natural, que não tenha residência habitual, o lugar onde for encontrada.
	Receipt of delivery
	
	Success delivering task
Receipt code: 7900182 
Task delivered: SEMANA 3 
Task delivered: 03/19/2018 01:08 PM 
Observations: 
File sent caso concreto 03.pdf

Continue navegando