Buscar

TECIDO CONJUNTIVO

Prévia do material em texto

TECIDO CONJUNTIVO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DASAÚDE
DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA
SETOR DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
ALUNA: LUISE NICOLE DA SILVA
TERESINA
2016
Os tecidos conjuntivos unem e sustentam outros tecidos.
 Formado por células amorfas com abundante matriz intercelular, sendo responsável pelo preenchimento, sustentação e transporte de substâncias pelo corpo.
 São tecidos quase sempre vascularizados , isto é, possuem vasos sanguíneos que garantem a sua nutrição e oxigenação. 
Participam ativamente nas funções de defesa do organismo. 
INTRODUÇÃO
Morfologicamente apresenta grande quantidade de material extracelular → MATRIZ: constituída por uma parte não-estrutural, denominada de substância fundamental amorfa (SFA), e por outra porção fibrosa. 
MORFOLOGIA
Em geral o tecido conjuntivo é constituído: 
• Células 
• Fibras 
•Matriz de substância fundamental 
Substância fundamental - Circunda as células e as fibras do tecido conjuntivo.Não têm estrutura histológica e é por isso considerada amorfa, sendo constituída por: 
• proteogliganas(PG) 
• glicosaminoglicanas (GAG) 
CONSTITUIÇÃO
TIPOS DE TECIDO CONJUNTIVO
Os tecidos conjuntivos propriamente ditos apresentam-se amplamente distribuídos no corpo humano. Eles dão suporte a todos os tecidos epiteliais e formam a derme da pele. Este grupo de tecidos é dividido em: 
TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO
 Tecido conjuntivo frouxo Tecido conjuntivo denso
Maior distribuição no corpo humano. 
Sua substância fundamental é viscosa e muito hidratada. Essa viscosidade representa, de certa forma, uma barreira contra a penetração de elementos estranhos no tecido.
Substância intercelular: Muita substância amorfa, poucas fibras (com predomínio de fibras colágenas e fibras elásticas)
Funções: Suporte, preenchimento, cicatrização, nutrição e proteção. 
TECIDO CONJUNTIVO FROUXO
Células típicas: Fibroblastos,Macrófagos, Mastócitos e Plasmócitos 
Constituído por três componentes principais:
•células de vários tipos,
•três tipos de fibras
•matriz. 
CÉLULAS DO TECIDO CONJUNTIVO
Capazes de formar qualquer outra célula do tecido conjuntivo, com exceção dos macrófagos e dos plasmócitos. Fornecer ao tecido conjuntivo os tipos celulares específicos, de acordo com a necessidade
CÉLULA MESENQUIMAL
É pobre em substância fundamental amorfa, porém relativamente rico em fibras, principalmente as colágenas. A célula mais frequente desse tecido é o fibroblasto.
Dependendo do modo de organização dessas fibras, pode ser classificado em: 
Não modelado
Modelado
TECIDO CONJUNTIVO DENSO
Não modelado: fibras colágenas entrelaçadas, dispostas em feixes que não apresentam orientação fixa, confere resistência e elasticidade. Forma as cápsulas envoltórias de diversos órgãos internos, e forma também a derme, tecido conjuntivo da pele. 
Modelado: formado por fibras colágenas dispostas em feixes com orientação fixa, dando ao tecido características de maior resistência à tensão do que a dos tecidos não-modelados e frouxo; ocorre nos tendões, que ligam os músculos aos ossos, e nos ligamentos, que ligam os ossos entre si.
Tecido adiposo é uma especialização do tecido conjuntivo, caracterizado pela presença de adipócitos, células que armazenam gordura. 
Os adipócitos são encontrados isolados ou em aglomerados, formando o tecido adiposo.
TECIDO ADIPOSO
Esse tecido tem a função de produzir as células típicas do sangue e da linfa. Existem duas variações: tecido hematopoiético mielóide e tecido hematopoiético linfóide.
TECIDO CONJUNTIVO HEMATOPOIÉTICO
Também chamado de cartilagem, o tecido cartilaginoso é formado por células grandes e globosas denominadas condrócitos, que se acham localizadas nos condreoplastos, pequenos espaços (lacunas) escavados na matriz extracelular.
TECIDO CARTILAGINOSO
Cartilagem hialina: Essa cartilagem forma o esqueleto inicial do feto.
Cartilagem fibrosa: A fibrocartilagem está presente nos discos intervertebrais, na sínfise púbica, nos discos articulares das articulações dos joelhos e em certos locais onde os tendões se ligam aos ossos.
Cartilagem elástica: pavilhão auditivo.
CLASSIFICAÇÃO
O tecido ósseo é o principal componente dos ossos. É bem mais resistente que o cartilaginoso, pois é constituído de uma matriz rígida – formada basicamente por fibras colágenas e sais inorgânicos – e composto pelos seguintes tipos de células: osteoblastos, osteócitos e oesteoclastos. É um tecido vascularizado.
TECIDO ÓSSEO
JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
Referencia

Continue navegando