Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
QUESTIONÁRIO  A1 - FILOSOFIA

Pré-visualização | Página 1 de 1

QUESTIONÁRIO A1 – FILOSOFIA
1 - Chamamos ao prazer princípio e fim da vida feliz. Com efeito, sabemos que é o primeiro bem, o bem inato, e que dele derivamos toda escolha ou recusa e chegamos a ele valorizando todo bem com critério do efeito que nos produz (Epicuro).
Nem a posse das riquezas nem a abundância das coisas nem a obtenção de cargos ou de poder produzem a felicidade e a bem- aventurança; produzem-na a ausência de dores, a moderação nos afeta,  se a disposição de espírito que se mantenha nos limites impostos pela natureza (Epicuro)
Os textos acima são do filósofo Epicuro, nos quais podemos entender que:
Estão certas apenas as afirmações:
Escolha uma:
I. A ética epicurista é hedonista,
II. O prazer epicurista consiste em eliminar a necessidade, atingindo a ataraxia.
I e II..
2 - A meta  pregada por Epicuro é atingir a ataraxia, propondo uma vida simples, de acordo com a natureza. Ataraxia quer dizer:
Escolha uma:
A imperturbabilidade de espírito;
3 - De acordo com Platão, para Sócrates o homem verdadeiramente feliz é aquele que:
Escolha uma:
É governado pela razão e pela busca do saber
4 - Aos gregos interessava o cidadão na sua relação, sempre visível, com os destinos da pólis amada. Quando os gregos falavam de pólis estavam se referindo a que.
Escolha uma:
A cidade;.
5 - Hoje, como jovens e adultos socializados nas regras de um mundo burocrático e imediatista e vigiados continuamente para nos mostrarmos eficientes na conquista de metas já traçadas, esse espanto, que se traduz pela curiosidade filosófica, soa deslocado: perda de tempo ou coisa de quem não tem algo mais importante para fazer. A vida já foi loteada e a nova ordem histericamente nos obriga a lutar por um espaço num mercado cada vez mais agressivo. A filosofia insiste: o conhecimento pode ser entendido como mais do que o domínio de uma técnica que nada tem a ver com nossas vidas.
Tendo como referência o texto acima, analise as AFIRMATIVAS  abaixo. 
Tanto o cientista quanto o filósofo necessitam cultivar esse estado de abertura expresso no espanto diante do mundo.
O domínio do conhecimento requer uma atitude de curiosidade contínua, de uma inquietação cultivada.
Acerca desse enunciado, assinale a opção correta.
Escolha uma:
 As duas afirmativas são proposições verdadeiras;.
6 - Sobre as regras que facilitam a formulação de argumentos válidos, analise as assertivas abaixo: 
I - Um silogismo categórico válido deve conter três termos (maior, menor e médio); 
II - Somente poderá constar da conclusão um termo que também conste das premissas;
III - O termo médio pode constar da conclusão; 
IV - Se duas premissas forem afirmativas, a conclusão não poderá ser negativa.;
III e IV estão incorretas;
7 - Originário da Grécia Antiga, o empirismo foi reformulado através do tempo na Idade Média e Moderna, assumindo várias manifestações e atitudes, tornando-se notável as distinções e divergências existentes. Porém, é notório que existem características fundamentais, sem as quais se perde a essência do empirismo: 
Assim, sobre o empirismo analise as assertivas: 
I - O empirismo pode ser definido como a asserção de que todo conhecimento sintético é baseado na experiência;
II -  empirismo, como a corrente de pensamento que sustenta que a experiência sensorial é a origem única ou fundamental do conhecimento; 
III - Sustenta a tese de que todo e qualquer conhecimento sintético haure sua origem na experiência e só é válido quando verificado por fatos metodicamente observados, ou se reduz a verdades já fundadas no processo de pesquisa dos dados do real, embora, sua validade lógica possa transcender o plano dos fatos observados;
I, II e III estão corretas;.
8 - "A Alma é a forma do corpo". Sobre esta afirmação feita por Aristóteles, é INCORRETO:
Escolha uma:
A alma tende a formar um corpo, a ordená-lo organicamente;.
9 - Os estoicos  travaram uma luta contra os céticos. Em função disso, eles estabeleceram um critério firme e seguro da verdade. Qual era o principal  principio da ética estoica.
Escolha uma:
Viver de acordo com a natureza..
10 - Em que livro Platão levanta a questão sobre se a conduta  correta dos homens se daria por medo de punição  ou por convicção da necessidade de um comportamento justo.
Escolha uma:
A República;.
11 - O processo de construção do repertório de crenças e opiniões, a "aculturação", ocorre de uma maneira tal que não nos damos conta normalmente de que a ele estamos submetidos.
Trata-se de uma forma tácita, sutil de conhecimento que, uma vez internalizado, nos permite estar em perfeita sintonia com a tradição dentro da qual fomos feitos sujeitos.
Esse tipo de conhecimento é denominado de
Escolha uma:
Senso comum.
12 - A condição de cidadão se aplicava  a bem poucos na Grécia, mesmo  em seu auge como exemplo de democracia para o ocidente. Quem não era considerado cidadão  na Grécia antiga.
Escolha uma:
As mulheres;.
 13 - Platão, contrapondo-se a Aristóteles, afirmava que a virtude é inata  no homem. Para Aristóteles, a virtude  pode e deve ser ensinada pois é.
Escolha uma:
Hábito;.