Buscar

AD2 BEATRIZ OLIVEIRA DA SILVA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso: Administração Pública
O Marketing Mix ou os 4P’s do Marketing são os quatro elementos que compõem qualquer estratégia de marketing, justamente por serem fundamentais para mostrar o que a empresa deve fazer para atingir um determinado público-alvo. Esse conceito está dividido em: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Produto é aquilo oferecido por uma empresa, ou uma pessoa, para suprir alguma necessidade. No marketing, ele é divido em três níveis: o central, que é o benefício ofertado para o uso, isto é, quando o consumidor compra o benefício fundamental do produto; real, que envolve as características do produto ofertado, por exemplo, em um restaurante o produto real são as organizações das mesas, a decoração do restaurante, etc; por último, temos o produto ampliado, que é quando o serviço excede aquilo esperado pelo consumidor, em um restaurante, podemos citar, por exemplo, a eficiência no atendimento, a gratuidade em serviços, como estacionamento, as promoções, etc. 
Após o oferecimento do produto, a empresa precisa definir os preços dele. Nesse quesito, a organização deve pensar em quanto e como será cobrado ao cliente e, a partir desse pensamento, que são empregadas as estratégias de adequação de preço. Dentre elas, temos: 
- Preços com descontos e concessões: estratégia de redução de preço através de cupons de descontos, preços reduzidos para grandes volumes de compra, etc. Essa estratégia pode ser classificada como incentivo financeiro.
- Preço segmentado: consiste em adequar os preços considerando as diferenças entre clientes, produtos ou localidade. Classifica-se em incentivo financeiro.
- Preço Psicológico: é a adequação de preços em função de efeito psicológico. Pode ser classificada como desincentivo financeiro.
- Preço promocional: é quando reduz-se temporariamente os preços para o aumento das vendas a curto prazo. É classificado como incentivo financeiro.
- Preço geográfico: adequação de preços, considerando a localização geográfica dos clientes. Pode ser considerado um desincentivo financeiro.
Depois que o produto é oferecido e o preço é definido, é preciso escolher os meios que utilizará para entregar as ofertas, isto é, o local em que o produto estará disponibilizado e os meios que o cidadão terá para acessá-los. Para isso, a empresa utiliza os Canais de Distribuição, mais conhecido como Praça.
As decisões sobre os canais (onde, como e quando) afetam a resposta dos cidadãos, no que concerne à Participação; à Utilização; ao Cumprimento; à Adesão; e à Satisfação.
Por último, a promoção, que aqui será utilizada como estratégia de comunicação, é utilizada com o objetivo de assegurar que o público-alvo conheça a instituição e as suas ofertas, ou seja, as estratégias de comunicação são os artifícios utilizados para divulgação do produto. Dentre esses artifícios, devem-se levar em consideração alguns fatores primordiais para que a comunicação seja processada, como a mensagem, que é aquilo que seja deseja comunicar; as fontes de mensagem, que são os porta-vozes responsáveis por entregar as mensagens; e os canais de comunicação, que são os veículos que portarão as mensagens, por exemplo, anúncios em ônibus, outdoors, propagandas em rádios e televisões, etc. No serviço público, é muito utilizado as parcerias, que são tipos de estratégias em que os dois lados ganham, como, por exemplo, a parceria público-privada, em que o setor público pode ganhar a prestação gratuita de serviços e em troca pode isentar a instituição de impostos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando