Buscar

Mitocôndrias: Organelas Produtoras de Energia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que são mitocrondias ?
São organelas esféricas ou mais frequentes alongadas, aparecem constituída por duas unidades de membranas, sendo inteiras preguedas, originando dobras em forma de prateleiras ou de túbulos. 
Membrana externa: Possui alta fluidez, é composta 50 % de lipídios e 50% de proteínas. É permeável e enriquecido de proteína chamadas de porinas. Não é barreira.
Membrana Interna: Tem função especifica relacionada a proteínas existentes. Quanto mais proteína possui na membrana, mais função terá. É impermeável aos íons, seletivamente permeável a moléculas e possui um fosfolipídio exclusivo chamado de cardiolipinia o que tem de diferente e que possui fosfolipídio duplo, dobra-se se formando as cristas mitocondriais. 
Proteínas de cadeiras respiratória (NADH)desidrogenese, citocromo e ATP sintase, succina desidrogenase TCA e Cycle, proteinas transportadoras que regulam o ciclo metabólico.
Qual a sua função?
É liberar gradualmente energia das moléculas de ácido graxos e glicose, provenientes dos alimentos, com a produção de calor e moléculas de ATP (adenosina- trifosfato). Essa energia produzida amarzenada pelo ATP é usada para celular realizar diversas atividades, como divisão meiótica, secretação e movimentação. Participam também de outro processo do metabolismo celular ( chama-se de metabolismo o conjunto de processos químicos de degradação e síntese de moléculas), muito mais viáveis conforme o tipo de célula.
Matriz mitocondrial
Possui várias copias mitocondrial, RNAT, ribossomos e enzimas para expressão desde genes .
Teoria endossibiotica: Diz que as mitocôndrias são originadas de bactérias ( cloropatos)simbióticas. Os dois possuem varias semelhanças.

Outros materiais

Outros materiais