Buscar

avaliação discursiva online (A1C)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão A
A teoria desenvolvida por Piaget apresenta estágios de desenvolvimento que são marcados por conquistas do desenvolvimento cognitivo da criança, conquistas essas que representam uma evolução. Palangana (2001) citou as características da fase de desenvolvimento da criança no estágio pré-operacional, que compreende a fase dos 02 aos 08 anos, de acordo com a teoria de Piaget, e aborda a “conduta egocêntrica” ou “autocentrada” das crianças nessa faixa etária. Contudo, quando ela supera essa fase, ela conquista a descentração. Considerando esse estágio e suas características, discorra em um texto entre 10 a 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres), sobre a definição da descentração estabelecendo relações com a autora citada:
 
Questão B
Em uma determinada sala de aula, os educandos estão revoltados com a professora que ministra a disciplina de práticas profissionais, pois acreditam que os conteúdos desta disciplina não acrescentam em nada para a formação acadêmica, fazendo com que todos os acadêmicos da turma se sintam desmotivados em estudar. Você como professor ou professora dessa sala de aula, como reagiria diante dessa situação? Que ações tomaria para motivar os alunos a obterem interesse pela disciplina de Práticas Profissionais a mostrando a importância da mesma para formação acadêmica de todos.
Questão A
Descentração.
 Segundo Moreira (1999), Piaget o desenvolvimento do conhecimento humano é dividido em quatro estágios, sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e por fim operatório formal.
 Para que esse desenvolvimento ocorresse, Piaget desenvolveu a teoria de centração e descentração. A centração segundo o autor impunha limites ao pensamento da criança, concentrando-o apenas em um aspecto de uma determinada  situação esquecendo das outras caracteristicas.
 A descentração é a capacidade de pensar em vários pontos de uma mesma situação simultaneamente, rompendo assim as barreiras do pensamento, potencializando o desenvolvimento da criança.
 Piaget acreditava que crianças em idade pré-escolar chegam à conclusões ilógicas por não saber descentrar. A centração pode agir como um limite no pensamento das crianças sobre relações sociais e físicas.
Referência:
MOREIRA, M.A teorias de aprendizagem. Ed. Pedagógica e Universitária. 2°ed. São Paulo - SP 1999.
Questão B.
 Inicialmente, utilizaria métodos que promovam a inclusão da turma na disciplina.
 Além disso, iria utilizar temáticas que possam ser aplicadas no dia a dia dos alunos, pois somente assim eles se sentirão motivados a participar das aulas, visto que quando a desmotivação existe, sendo preciso analisar cada caso atentamente visando um melhor aproveitamento da disciplina.

Outros materiais