Buscar

atividade hari

Prévia do material em texto

Aluno: Ariele Beatriz Simões da Silva
Matrícula: 378923
Respostas:
Entre os problemas mais comuns causados por alterações nos terrenos vizinhos (escavação, compactação, perfuração e aterros) estão o excesso de vibração, trincas e rachaduras. Infiltração, afundamento do piso da casa ou de áreas do jardim e, em casos mais graves, o colapso de partes da estrutura também podem ocorrer. O impacto de uma escavação profunda nas construções vizinhas vai além de danos à estética, fissuras ou trincas nas paredes, tetos e pisos. Há também interferência em funcionalidades, como emperramento de portas e janelas, desnível no piso, infiltrações, obstruções para passagem ou retirada de cabos em dutos subterrâneos de utilidades públicas e vazamento de piscinas. Em casos mais extremos, causa até a ruína das estruturas.
Quando ocorrem modificações no uso de uma estrutura as solicitações podem variar, ocasionando elevação ou alteração de cargas incompatíveis com suas fundações (Por exemplo, a fundação foi feita para uma sala de aula, no entanto resolve-se construir uma biblioteca no local; a Biblioteca exige uma estrutura mais forte, pois o peso a ser suportada é maior. Muito provavelmente não irá suportar a carga.). Em relação à alteração de uso de terreno vizinhos, dois tipos de situação podem ocorrer: Uma nova construção edificada sem o cuidado essencial de promover junta entre a nova e a já existente. Pode ocorrer em ampliação de obras em que a nova etapa é construída sem a junta. A outra situação ocorre quando são realizadas construções de grande porte ou estocagem de materiais pesados junto a prédios com fundações diretas ou profundas leves, o que ocasiona superposição de pressões e recalques adicionais na edificação antiga.
Qualquer escavação executada próxima a fundações existentes exige previsão de metodologia construtiva, com programação cuidadosa das etapas e consideração dos efeitos na estabilidade das construções vizinhas. Escavações realizadas abaixo do nível do lençol freático ou em solos instáveis são as ocorrências mais notáveis dessa situação.
Existem duas maneiras de apresentar instabilidade na execução de fundações em encostas ou nas proximidades de taludes; provocando a instabilidade localizada no talude, ou, ser envolvida pela instabilidade geral preexistente. São utilizados métodos baseados na teoria de equilíbrio limite para examinar a estabilidade dos taludes. Escavações decorrentes de construção ou provocadas por fenômenos naturais como erosão alteram o equilíbrio de esforços e eventuais deslizamentos, sejam estes localizados ou generalizados. A instabilidade localizada de um elemento de fundação é provocada pela ausência de verificação do efeito da sobrecarga na estabilidade do talude.
A construção, por sua própria natureza, e mesmo sem culpa de seus executores, comumente causa danos à vizinhança, por recalques do terreno, vibrações do estaqueamento, queda de materiais e outros eventos comuns na edificação. Vibrações provocadas por estaqueamento, percussão de máquinas industriais, ou tráfego externo, escavações, rebaixamento de lençol freático, influência do bulbo de pressão de fundações diretas de obra de grande porte em construção ao lado, trombadas de veículos e alta velocidade com a edificação. O emprego de explosivos para o desmonte de rochas ou demolição de estruturas de concreto pode provocar vibrações e lançamento de fragmentos e pressões sonoras, que podem ainda ocasionar outros problemas. O Lançamento de fragmentos provoca acidentes graves. Devem ser respeitadas as seguintes etapas: Avaliação Geotécnica do Local; Investigação da estabilidade das fundações; Investigação e avaliação de respostas das estruturas próximas a vibrações; Análise da sensibilidade a vibrações dos equipamentos; Avaliação de obras subterrâneas; Informação dos moradores sobre possíveis vibrações, sons e pós e Investigação detalhada sobre relação entre valores de velocidade de pico das partículas, cargas explosivas utilizadas e distâncias.

Continue navegando