Buscar

Aulas de Aglomerantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Adriana Amorim Coutinho			RA 308200847		6ºD
Trabalho de Materiais II
Descreva o processo de obtenção da cal. Para essa descrição transcreva as reações químicas que ocorrem em cada etapa. 
R.: Depois de extraído, selecionado e moído, o calcário é submetido a altas temperaturas, processo conhecido como calcinação, que dá origem ao CaO (óxido de cálcio: cal) e CO2 (gás carbônico), a equação química dessa calcinação fica assim: 
CaCO3 + Calor ▬► CaO + CO2 
Para essa reação ocorrer à temperatura do forno da caieira deve ser de, no mínimo, 850ºC, mas a eficiência total da calcinação se dá à temperatura de 900º a 1000ºC. Essa temperatura é garantida pela queima de um combustível, que pode ser: lenha (gasogênio), óleo combustível, gás natural, gás de coqueira, carvão e material reciclado. 
Para a obtenção da cal hidratada é necessário promover a reação da cal virgem com água. 
CaO(cal virgem)+ H2O(água) ▬► Ca(OH)2 (cal hidratada)
O que é cal viva ou virgem? 
R.: Cal virgem, cal viva ou cal ordinária, é o produto inicial resultante da queima de rochas calcárias, composto predominantemente dos óxidos de cálcio e magnésio. Já a cal hidratada, como o próprio nome sugere, é uma combinação da cal virgem com água. Ou seja, CaO + H2O -> Ca(OH)2. Tem propriedades aglomerantes como o cimento, com a diferença de que o cimento, para endurecer, reage com a água e a cal com o ar. É a chamada cal aérea, enquanto o cimento recebe o nome de aglomerante hidráulico.
Como é processada a cal virgem em obra e quais os cuidados que devem ser tomados? 
R.: A utilização da cal hidratada é muita difundida, principalmente em argamassas para assentamento de tijolos e revestimento de paredes, devido a algumas características da cal, como as relativas a trabalhabilidade e durabilidade das argamassas. A cal hidratada tem características aglomerantes como o cimento, sendo que, enquanto o cimento reage com água, o endurecimento da cal aérea ocorre pelo contato com o ar. Essa reação transforma a cal hidratada num carbonato tão sólido quanto o calcário que a originou. O uso da cal como aglomerante, deve-se: à dispersão geográfica das suas usinas de fabricação, ainda que para cales especiais, o suprimento às vezes implique transporte mais longo e ao seu baixo custo – o menor entre os reagentes químicos alcalinos e os aglomerantes cimentantes. 
Cuidados a serem tomados:
O nome “cal hidratada”, que deve estar bem visível na frente e no verso da embalagem, constatar a marca do fabricante de forma clara.;
Ficar atento para produtos que denominam na embalagem “cal hidratada com adição” ou “cal hidratada com leucofilito” ou “cal hidratada pozolânica”. Esses produtos não possuem norma técnica e buscam confundir o consumidor justamente pela forma como são comercializados;
Verificar na embalagem se a cal é do tipo CH I, CH II ou CH III (os únicos tipos previstos na norma técnica da cal hidratada) informação que deve constar na frente e no verso;
Quais as principais propriedades da cal hidratada como material de construção que são de interesse para a construção? 
R.: A cal é usada na construção desde a antiguidade para unir e revestir as alvenarias, devido à plasticidade e durabilidade que acrescenta às argamassas. Deve ser comprada e preparada com conhecimento para evitar problemas como rachaduras e despreendimento.
Suponha que você seja o engenheiro de uma empresa construtora e é sua responsabilidade decidir pela forma de utilização da cal nas obras da empresa. Você tem duas opções: (i) comprar cal virgem a granel e extinguir na obra, obtendo cal em pasta; ou (ii) comprar cal hidratada pronta para uso em sacos. Qual das opções você escolheria? Quais as justificativas técnicas para essa escolha? 
R.: Quando a cal hidratada é no produtor é justamente a garantia de uma boa e completa hidratação. Além disso, a argamassa preparada com cal hidratada pode ser utilizada logo após a sua mistura. 
Qual tipo de cal você utilizaria na sua obra, CH I ou CH III? Justifique sua resposta, estimando que um saco de cal CH I de 20 kg custa 30 % a mais que um saco de 20 kg de cal CH III. 
R.: A cal CH III pode conter até 13% de CO2,Indicada para confecção de argamassas para assentamento e revestimento de paredes têm a função de proporcionar consistência à argamassa, poder de incorporação de areia, aderência, retenção de água, resistência a tração, homogeneidade, além de dar boa estética e acabamento.
Suponha que você seja o engenheiro de uma obra na qual se utiliza cal hidratada fornecida em sacos. Supondo que a obra, por motivos comerciais, tenha mudado a marca de cal. Cite alguns procedimentos práticos que você adotaria para avaliar, na obra, a qualidade da nova marca de cal. 
R.: A cal deve ter reação rápida com a água, para se testar a qualidade da cal, deve-se misturar uma porção da cal com água.; 
Quais as principais propriedades do gesso como material de construção? 
R.: Após a extração da pedra de gesso, este material é britado mecanicamente formando pequenos pedaços de pedra. É feita em seguida a calcinação desses dos fragmentos num forno rotativo a cerca de 160°C. Neste processo o material perde água, formando assim sulfato de cálcio semi-hidratado (CaSO4 ½ H2O). Uma vez calcinado, o material é moído formando o característico pó branco que é comercializado.
O gesso é um material que retarda a ação do fogo. Descreva, em suas palavras, a(s) razão(ões) que explica(m) esse fenômeno. 
R.: Além do baixo coeficiente de conductibilidade térmica possui ainda a característica de libertar água quando exposto ao calor do fogo.
Considere a seguinte afirmação: “Como o gesso reage com a água não se pode considerá-lo um aglomerante aéreo”. Essa afirmação é correta? Por quê?
R.: Não, porque o gesso é Aglomerante inorgânicos

Outros materiais