Buscar

PROVA DISCURSIVA DIREITO TRIBUTÁRIO E METODOLOGIA DA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA DIREITO TRIBUTÁRIO E METODOLOGIA DA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
1 – METODOLOGIA DA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO:
A construção do Questionário consiste em traduzir os objetivos da pesquisa em perguntas claras e objetivas. Quais os três tipos de questões, utilizadas na elaboração do questionário?
R: ABERTAS, FECHADAS E SEMI-ESTRUTURADAS.
2 – DIREITO TRIBUTÁRIO:
 De acordo com Silva (2012, p.56) que cita Francisco Pinto Rabello Filho, manifesta assim: “A Carta Política, de 1988, consagra a irretroatividade como direito fundamental do cidadão em seu artigo 5°, inciso XXXVI, proclamando que “a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada”.
Descreva o PRINCÍPIO DA IRRETROATIVIDADE.
R: É aquele que estabelece que não haverá cobrança de tributo sobre fatos que aconteceram antes da entrada em vigor da lei que o instituiu.
3 - METODOLOGIA DA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO:
O trabalho científico apresenta elementos denominados pré-textuais, textuais e pós-textuais. Qual o elemento pré-textual obrigatório em trabalho acadêmico e/ou TCC?
R: O ELEMENTO PRÉ-TEXTUAL OBRIGATÓRIO EM TRABALHO ACADÊMICO E/OU TCC É O RESUMO.
4 - DIREITO TRIBUTÁRIO:
O Estado, mediante a instituição de tributos, tem como escopo obter meios para o desempenho de suas funções, programas de governos, executando, com isso, normas programáticas constitucionais aptas a nortear políticas sociais e individuais em seu amplo conceito.
Descreva o PRINCÍPIO DA VEDAÇÃO AO CONFISCO.
R: É aquele que determina que a imposição de um determinado tributo não pode ter por consequência o desaparecimento de um determinado bem. Em outras palavras, o valor d uma exação deve ser razoável e observar a capacidade contributiva do sujeito passivo.

Continue navegando