Buscar

Avaliando Direito Constitucional I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desemp.: 0,5 de 0,5
	18/04/2018 10:08:52 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201710023275)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Juiz do Trabalho/TRT8 - 2013) A respeito dos Direitos Políticos previstos na Constituição da República, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de sessenta e cinco anos, e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
	
	São inelegíveis somente os inalistáveis.
	 
	A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular.
	
	São condições de elegibilidade, na forma da lei, ser brasileiro nato, o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral, a residência na circunscrição, e a filiação partidária.
	
	Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período em que estiverem nas Forças Armadas, os soldados.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709171442)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 
(Questão 35  Exame 06 - OAB-RJ)
A doutrina tradicional conceitua Constituição, em sentido jurídico, como sendo "o conjunto de regras concernentes à forma do Estado, à forma do governo, ao modo de aquisição e exercício do poder, ao estabelecimento dos seus órgãos, aos limites de sua ação". Pode-se deduzir, deste enunciado, que é correta a afirmativa:
		
	
	As regras que cogitam desses elementos integram a denominada Constituição formal do Estado;
	
	A Constituição escrita do Estado é integrada, apenas, por normas materialmente constitucionais.
	
	As disposições que tratam desses elementos perfazem o que se denomina de cláusulas pétreas ou núcleo irreformável da Constituição;
	 
	Todas as regras, cuja matéria estiver nesse rol, são constitucionais e formam a denominada Constituição material do Estado;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201710038791)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB/ES 2004) A Constituição da República é rígida porque
		
	
	contém cláusulas pétreas.
	
	o exercício do poder constituinte decorrente restou limitado ao período de revisão constitucional.
	 
	a elaboração de emendas à Constituição envolve procedimentos e requisitos específicos que tornam a modificação do texto constitucional mais difícil que a alteração da legislação ordinária pu complementar.
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	é necessário maioria qualificada para realizar alteração do texto constitucional.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201710281221)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TRE-MT Prova: Analista Judiciário - Judiciária Com relação ao neoconstitucionalismo, às normas constitucionais e ao poder constituinte, assinale a opção correta.
		
	 
	O fenômeno da mutação constitucional é um processo informal de alteração do significado da CF, decorrente de nova interpretação, mas não de alteração, do texto constitucional.
	
	As normas constitucionais de eficácia contida, apesar de ter aplicabilidade imediata, somente produzem efeitos após edição de norma infraconstitucional integrativa.
	
	Decorre do poder constituinte derivado reformador a possibilidade de estruturação dos estados-membros, por meio de suas próprias constituições.
	
	d) O neoconstitucionalismo desenvolvido pelo modelo neoliberal de Estado revisita a concepção de liberdade de mercado, resultando no enfraquecimento dos direitos sociais.
	
	A norma constitucional que trata da ação direta de inconstitucionalidade constitui elemento formal de aplicabilidade da CF.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709171365)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As constituições compromissórias são aquelas que:
		
	
	encontram amparo na vontade popular.
	
	programam a evolução social do Estado.
	 
	trazem em seu texto princípios próprios do liberalismo e do socialismo democrático, com vistas a equilibrar a principiologia do ordenamento jurídico e conferir maior estabilidade ao seu texto.
	
	não são dotadas de efetividade.
	
	só podem ser modificadas por um processo diferenciado e mais dificultoso do que o reservado à alteração das normas infraconstitucionais.

Outros materiais