Buscar

CÓDIGOS DIGITAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CÓDIGO BCD
O código BCD codifica o sistema decimal em binário, codificando os algarismos de 0 a 9, onde cada dígito é representado pelo seu equivalente binário de 4 bits.
O código BCD apresenta uma vasta aplicação em equipamentos onde a saída é um display digital, como por exemplo: contadores de frequência, voltímetros digitais, calculadoras e etc.
CÓDIGO GRAY
O código Gray é um  código elaborado para evitar erros de interpretação em circuitos digitais, ou seja, para evitar que na mudança de números ocorra erros de interpretação. Este código aparentemente simples utiliza-se de uma estratégia interessante, é usada a variação de um único bit do número por vez, ao contrário do código BCD. Observe na tabela a seguir:
	
	
	
O código Gray é comumente utilizado em codificadores de posição (encoders). Geralmente acoplados à eixos de peças girantes como o rotor de um motor.
Uma das aplicações mais empregadas é nos transconductores de posição, angular ou linear. Em robótica, as posições angulares dos eixos detectam-se mediante uns discos codificados (encoders) que fornecem uma combinação binária de cófigo Gray correspondente a uma posição, podem dar informação sobre a velocidade do movimento.
Código Johnson
Sua vantagem é a facilidade de gerar palavras código. Abaixo há uma tabela exemplificando o código Johnson. 
O código Johnson (Johnson-Mobius) é um código especial utilizado na construção do Contador de Johnson, utilizado em sistemas digitais de alta velocidade.
Código 2 de 5
Código 2 de 5, às vezes confundido com biquinario, é um código usado para detectar erros em transmissões digitais.
Código Excesso 3 
Ele foi criado para facilitar as operações de subtração no sistema binário devido ao fato do complemento de um algarismo do sistema decimal corresponder ao complemento bit a bit do código excesso 3.
Código 9876543210 
Este código de 10 bits foi bastante utilizado na época em que os sistemas 
mostradores de algarismos eram válvulas eletrônicas (Nixie e Numitron). Algumas dessas válvulas possuíam cada algarismo composto por uma placa ou filamento, arranjado apropriadamente no formato do número.

Outros materiais