Buscar

Aula 3 IMP

Prévia do material em texto

Teste de Verificação
Processo de auditoria de atividades e avaliação de documentos gerados em todas as fases do processo de desenvolvimento do software. Não envolve o processo de software, pois não existe uma encamação deste ainda. Os teste de verificação serão aplicados respeitando os estágios do desenvolvimento:
Modelo de Negócio
Garantir que os diversos documentos produzidos tenham total aderência às necessidades apontadas pelos clientes.
Especificação de Requisitos
Verificar as especificações do levantamento dos requisitos funcionais e não funcionais do software a ser desenvolvido.
Análise e Modelagem
Não está somente na avaliação da aderência da solução tecnológica aos requisitos funcionais e não funcionais estabelecidos pelo cliente, mas também em avaliar a modelagem da solução como um todo.
Implementação
Garantir a qualidade do código-fonte gerado pela equipe de desenvolvimento. Essa qualidade é atribuída pela prática das regras da boa programação. É um processo formal de verificação do código produzido.
Verificação e Validação
 O controle da qualidade é um processo contínuo e sistêmico de acompanhamento da eficiência do desenvolvimento do software em relação aos requisitos propostos. Normalmente temos uma tendência a pensar o desenvolvimento de software como uma linha de tempo na qual todas as etapas serão cumpridas e que existe uma etapa específica para a realização dos testes.
TEMPO
VALIDAR  ato ou efeito de validar, de tornar ou declarar algo válido, legítimo; validamento.
VERIFICAÇÃO  Ação ou efeito de verificar; ato de fazer uma averiguação; exame. Ação de cumprir ou realizar (alguma coisa); 
Objetivos de qualidade de software
É um equívoco pensarmos que somente obteremos qualidade após a codificação de partes do produto a ser desenvolvido.
Devemos garantir a qualidade de todas as etapas do processo de desenvolvimento, não sendo possível um processo de qualidade que não seja integrado ao processo de desenvolvimento. 
Garantir que todos os produtos previstos na metodologia empregada estejam em conformidade com os requisitos implementados.
“Qualidade não é uma fase do ciclo de desenvolvimento de software, é parte de TODAS as fases”.
Processo de qualidade de Software
O processo pode ser decomposto em fases que se organizam em um formato de “U” e consequentemente deve existir uma relação de “um-para-um” entre as fases de desenvolvimento e as atividades a serem desempenhadas pela equipe de qualidade conforme mostra a figura a seguir: 
Momentos do processo de desenvolvimento de software
O processo é dividido em dois momentos que possuem características diferentes e consequentemente necessitam de métodos de avaliação também diferentes:
É a coleta de informações de negócios e o planejamento da arquitetura do software. Nesta fase a principal preocupação é o entendimento e a coerência entre o negócio a ser atendido e o software a ser construído. Nesta fase não existem componentes tecnológicos, mas documentos que especificam o comportamento a ser seguido pelo software a ser desenvolvido.
Esta fase caracteriza-se pela existência de um componente computacional (seja em parte ou um todo da solução). 
Teste de Validação
Teste de Verificação
Momentos do processo de desenvolvimento de software
Os testes de verificação e validação são complementares, não devendo ser encarados como atividades redundantes. Cada um possui natureza e objetivo distinto, fortalecendo desta forma o processo de detecção de erros e aumentando a qualidade final do produto.
Teste de Validação
O que é?
É o processo formal de avaliação de produtos tecnológicos que podem ser aplicados em componentes isolados, módulos ou mesmo a totalidade do sistema.
Objetivo
O objetivo é avaliar conformidade do software com os requisitos e especificações analisados e revisados nas etapas iniciais do projeto.
Características
Caracteriza-se pela presença física do software e de seu processamento em um ambiente tecnicamente preparado. As validações serão aplicadas respeitando os estágios de desenvolvimento. 
Estágios de Desenvolvimento
Unidade Especificada ou Modificada
Integração Especificada ou Modificada
Sistema Especificada ou Modificada
Disponibilização de Solução
VALIDAÇÃO DA UNIDADE
É a primeira etapa do processo de validação que tem por objetivo testar componentes individuais de uma aplicação.
VALIDAÇÃO DA INTEGRAÇÃO
É uma continuação natural dos testes unitários. Estes testes têm por objetivo validar a compatibilidade entes componentes de um software. 
VALIDAÇÃO DO SISTEMA
Tem como objetivo validar a solução como um todo. Quando este estágio é atingido a maior parte das falhas de funcionalidade deve ter sido detectada pelos testes unitários e pelos testes de integração. 
VALIDAÇÃO DO ACEITE
É o último estágio do processo de validação. Trata-se do último processo formal de detecção de erros no sistema, antes de sua disponibilização no ambiente de produção. Nesta etapa o software é disponibilizado para clientes e usuários com o objetivo de estes validarem todas as funcionalidades requisitadas no início do projeto.
	Requisitos são solicitações, desejos, necessidades. Um requisito é a propriedade que um software exibe para solucionar problemas reais, é a conjuntura indispensável para satisfazer um objeto.
	Requisitos funcionais  onde há a materialização de uma necessidade ou solicitação realizada por um software. Ex.
Incluir/Excluir um nome em uma tela;
Geração de relatórios;
Consulta de estoque
	Requisitos não funcionais  Tratados geralmente como premissas e restrições técnicas de um projeto, são praticamente todas as necessidades que não podem ser atendidas através de funcionalidades. Ex.: 
A velocidade está ligada ao tempo de utilização da tela;
A facilidade de uso pode ser medida pelo número de janelas

Continue navegando