Buscar

Aula 4 IMP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO DE SOFTWARE
Professor Albertino Peres
Aula 4
Verificação e Validação
 O controle da qualidade é um processo contínuo e sistêmico de acompanhamento da eficiência do desenvolvimento do software em relação aos requisitos propostos. Normalmente temos uma tendência a pensar o desenvolvimento de software como uma linha de tempo na qual todas as etapas serão cumpridas e que existe uma etapa específica para a realização dos testes.
VALIDAR  ato ou efeito de validar, de tornar ou declarar algo válido, legítimo; validamento.
VERIFICAÇÃO  Ação ou efeito de verificar; ato de fazer uma averiguação; exame. Ação de cumprir ou realizar (alguma coisa); 
Fatores do Insucesso dos processos de Qualidade
Não é de hoje que as empresas, conscientes da necessidade de produzirem software com qualidade, tentem em vão inserir processos de qualidade dentro de suas estruturas de desenvolvimento. Mostrarei 10 dos principais fatores que influenciam esse insucesso das empresas na implantação de processo de aferição da qualidade do processo (verificações) e do produto (validações):
1- Ausência da gerência de qualidade independente
2 - Ausência de procedimentos de testes automatizados
3 - Qualidade é aplicada tardiamente no projeto
4 - Ausência de profissionais capacitados em qualidade
5 - Falta de um modelo corporativo de qualidade
Foco em testes progressivos aumenta riscos
6 - Deficiência no planejamento dos testes
7 - Sob pressão, os testes são sacrificados
8 - Ausência de um ambiente isolado de testes
9 - Transferir o planejamento ao analista de sistemas
10 - Dificultar o acesso do analista de testes ao software
Revisões Técnicas
À medida que os softwares são desenvolvidos  é possível que ocorram erros. As revisões técnicas são o mecanismo mais efetivo para descobrir erros antes que sejam passados para os usuários finais.  Por isso são utilizadas logo no início do processo de gestão de qualidade. 
É um processo "humano" de análise de determinado documento e consequentemente um processo subjetivo e passível de falhas. Este processo requer pessoas adequadamente treinadas para desempenhar seus papéis durante a condução das atividades de verificação.  
Revisões Isoladas
Esse método de verificação é muito eficiente apesar de pouco explorado, na detecção prematura de erros de definições e soluções registradas. Seu objetivo principal é antecipar a revisão de documento com entregas de versões ainda não acabadas para que possam ser analisados os tópicos já abordados, são realizadas validações parciais do documento. Desta forma possibilita correções nos documentos durante sua fase de concepção.
Neste caso, a ação dos revisores é isolada, sendo normalmente utilizado um único revisor que proporá as modificações necessárias.  O grande problema desta técnica é que o autor pode ter uma visão de conjunto mais apurada que o revisor já que a utilização de único revisor poderá propor mudanças que prejudiquem uma visão integrada do problema.
Revisões Formais
	As revisões formais exigem uma equipe multidisciplinar de profissionais de forma que as decisões sejam analisadas por diversos ângulos. É fundamental documentar tudo o que foi discutido, os principais problemas detectados, suas correções e as sugestões de melhoria. Esta documentação é produzida pela equipe de qualidade e posteriormente apresentada aos autores do documento para realização das modificações e posteriormente submetido a uma nova revisão. Normalmente em um processo de revisão podemos ter as seguintes fases:
Reunião de Acompanhamento
As reuniões de acompanhamento é a forma de verificação menor formal do que as reuniões de revisão, já que não necessita de uma adequada preparação por parte dos participantes. Neste caso somente o apresentador que normalmente é o autor do documento prepara-se para a reunião enquanto o demais participantes simplesmente comparecem. 
O Objetivo desta reunião não é a detecção de erros e sim democratizar as informações entre todos os participantes, o que permite envolver um número maior de pessoas que podem colaborar no processo de desenvolvimento do software. A dinâmica normalmente utilizada é a distribuição do material a todos os participantes para que possam realizar a análise antecipada dos documentos e que posteriormente em reunião pré-agendada todos poderão debater dúvidas e divergências existentes. 
Auditorias
auditorias concentram-se nas atividades críticas de um processo de engenharia de software. Seu objetivo de uma auditoria de qualidade é avaliar se: 
Um determinado projeto e as diversas equipes estão respeitando o processo de desenvolvimento;
Se estão registrando os defeitos encontrados;
Se estão produzindo as atas de reuniões;
Se estão realizando as reuniões de revisões;
Se estão realizando as documentações obrigatórias;
Se estão atualizando o mapa de riscos dos projetos;
E se estão envolvendo clientes e usuários nos processos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais