Buscar

Resumo de Direito Constitucional 1ª unidade do 5° período

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Constitucional:
	A Constituição Federal, através do art. 2°, consagra a tripartição dos poderes harmônicos e independentes entre si, através do poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Cada poder tem suas funções típicas e atípicas. As funções típicas do Poder Legislativo são legislar e fiscalizar – a parte financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Poder Executivo. Suas funções atípicas são julgar – crimes de responsabilidade do Presidente da República, por exemplo – e administrar – exemplificativamente, “quando o Legislativo dispõe sobre sua organização e operacionalidade interna, provimento de cargos, promoções de seus servidores. 
	O Poder Legislativo Federal é bicameral, o qual possui o Congresso Nacional, que é composto pela Câmara dos Deputados – tem 513 deputados – e Senado Federal – o qual tem representantes de todos os Estados-membros e do Distrito Federal e tem 81 senadores. O Congresso Nacional se reunirá, anualmente, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1° agosto a 22 de dezembro. “Cada legislatura terá a duração de quatro anos, compreendendo quatro sessões legislativas ou oito períodos legislativos”. Cada uma das Casas se reunirá no primeiro ano de legislatura, no dia 1° de fevereiro, para a posse de seus membros “e eleição das respectivas Mesas, para mandato de 2 anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição subsequente”. Há a possibilidade de convocação extraordinária, feita pelo Presidente da República, Presidente da Câmara dos Deputados, Presidente do Senado Federal ou pela maioria dos membros de ambas as casas Legislativas. Mesmo feita pelo Presidente da República, tem que ter a concordância da maioria absoluta dos membros das Casas Legislativas. “Salvo a convocação extraordinária monocraticamente feita pelo Presidente do Senado Federal, em caso de decretação de estado de defesa ou de intervenção federal, de pedido de autorização para a decretação de estado de sítio e para o compromisso e a posse do Presidente e do Vice-Presidente da República, todas as demais convocações extraordinárias deverão passar pelo crivo da maioria absoluta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.” Poderá haver dupla convocação extraordinária para o mesmo período, com assuntos diversos, necessitando da aprovação da maioria absoluta dos membros das Casas Legislativas. “A Mesa do Congresso Nacional será presidida pelo Presidente do Senado Federal, e os demais cargos serão exercidos, alternadamente, pelos ocupantes de cargos equivalentes na câmara dos Deputados e no Senado Federal (...) Assim, será composta pelo Presidente do Senado, 1° Vice-presidente da Câmara, 2° Vice-presidente do Senado, 1° secretário da Câmara, 2° Secretário do Senado, 3° Secretário da Câmara e 4° Secretário do Senado.
*Ver o art. 57, parágrafo 4°, sobre as mesas da Câmara e do Senado.
	A Câmara dos Deputados é composta por 513 deputados federais, os quais representam a população dos Estados, Territórios e Distrito Federal. Cada Estado não pode ter menos de 8 deputados e não mais que 70. Eles são eleitos pelo sistema proporcional.

Continue navegando