Buscar

trabalho de sustentabilidade e gestão ambiental

Prévia do material em texto

6 de outubro de 2015
	[sustentabilidade e gestão ambiental]
Introdução
O desenvolvimento sustentável estabelece a utilização consciente dos recursos naturais, visando mantê-los afim de que gerações futuras possam desfrutar desses bens necessários (água potável, ar não poluído, solo sem degradação), consequentemente a preservação da vida na Terra.
O conceito para a sustentabilidade é regido pela capacidade de reunir questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais, preservando o meio ambiente.
Mas, hoje, a ideia que se tem de desenvolvimento é de acúmulo de riquezas, domínio de novas tecnologias, com base na extração dos recursos naturais e exagerado consumismo. Este tipo de progresso, apenas beneficia uma pequena quantidade da população mundial, enquanto que o planeta tem sido devastado por esta exploração, trazendo a preocupação e até fazendo com que os governantes pensem seriamente sobre assunto.
A partir de 1972, que os governantes começaram a se reunir para discutir as questões ambientais de cunho mundial:
Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano (1972 – Suécia) 
Conferência das Nações Unidas para sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento – ECO92 (1992 – Brasil)
Cúpula do Clima e Aquecimento Global (1997 – Japão)
Reunião Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável – RIO+10 (2002 – África do Sul)
Tópico 1: Gestão da Sustentabilidade
“Gestão sustentável: é a capacidade para dirigir o curso de uma empresa, comunidade ou país, através de processos que valorizam e recuperam todas as formas de capital, humano, natural e financeiro.”
Atualmente as empresas tem se preocupado com processo produtivo para obter uma gestão responsável dos recursos, e não apenas visam o lucro, esse comportamento acaba transformando em resultados favoráveis, inclusive com ganhos financeiros.
Elas influenciam o comportamento do consumidor em relação a sua responsabilidade como consumido pode gerar resíduos, ou seja, consumir sem necessidade apenas para saciar o desejo consumista. 
Como a indústria é quem mais faz uso dos recursos naturais, já tem oferecido diversas soluções para reintegrar seus resíduos ao processo produtivo. Um caminho viável é a constituição de acordos setoriais que indiquem o percurso mais adequado para cada tipo de resíduo. Com essa experiência será possível aprimorar a legislação, ainda frágil. Para viabilizar a proposta em andamento, é fundamental o comprometimento do poder público, das empresas e da sociedade como um todo. Identificando os aspectos negativos e como neutralizá-los, gerenciar riscos e mapear.
Conforme o site da ABNT, abaixo está listado alguns dos benefícios das empresas com rotulagem ambiental:
O mercado consumidor está cada vez mais preocupado em adquirir produtos produzidos de forma ecologicamente correta;
Garante ao mercado que a sua empresa está preocupada com as próximas gerações;
Preservação do meio ambiente;
Redução de desperdícios;
Aumento das possibilidades de exportação.
Ainda está em processo inicial ter uma atividade exploratória que conserve a florestas, mas há uma expectativa otimista dos especialistas, já que estudos informam que o Brasil é o país que mais reduziu emissões de carbono devido ao desmatamento. 
As empresas precisam incentivar campanhas para o uso com responsabilidade, reciclagem, reutilizar.
Tópico 2: Gestão Compartilhada 
A gestão compartilhada é a gestão realizada em conjunto por vários setores que se reúnem para gerir projetos ou processos visando um objetivo comum. O diferencial desta estratégia é aliar qualidades indispensáveis para que os resultados sejam alcançados e imediatos.
A gestão compartilhada pode ser aplicada para resolver dificuldades em como gerir o negócio sem perder o foco, para atuar com mais precisão em outras áreas como estratégia, finanças, tecnologia, etc. 
O trabalho com profissionais de diferentes setores é uma forma de conseguir bons resultados para problemas complexos, mapear riscos e contribuir assim para o desenvolvimento dos profissionais.
Tópico 3: Como gerir sem prejudicar o meio ambiente
“É preciso que a empresa estabeleça metodologias de trabalho que favoreçam um cenário mais sustentável, ou seja, uma situação onde haja o desenvolvimento da instituição, produção e venda de produtos em equilíbrio com aquilo que a natureza proporciona e também a maneira como tudo é retornado através dos mais variados resíduos. É fundamental que exista um planejamento adequado e políticas ambientais efetivas e que realmente apliquem uma responsabilidade social e ambiental nas empresas.”
Atualmente, é aplicada nas empresas a conscientização da preservação do meio ambiente em todos os setores, do nível hierárquico mais alto ao menor. Todos participam de palestras (ou treinamentos) que ensinam o ecologicamente correto, a maneira de como se pode ajudar no crescimento da empresa sem trazer maiores danos ao meio ambiente. 
Tomando as medidas necessárias, esse empreendimento pode alcançar o resultado positivo para a sustentabilidade.
Podemos perceber maior responsabilidade social e ambiental nas empresas quando há o reaproveitamento da água da chuva para limpeza de pátios e equipamentos, mas os funcionários também devem contribuir, por exemplo, consumindo menos papel para impressão e quando possível reutilizá-lo. Além disso, o descarte adequado do lixo produzido pelos funcionários, sobras de materiais e demais resíduos gerados na produção, também faz a diferença no campo social e na imagem que a empresa passa para seus consumidores e mercado em geral.
Um grande benefício da responsabilidade social e ambiental nas empresas é o impacto positivo no meio ambiente. Quanto menos matérias-primas são extraídas, e quanto mais destes recursos naturais são reaproveitados dentro do mesmo processo produtivo, menor é o impacto da empresa na natureza.
Com isso ocorre a valorização da empresa junto aos consumidores, pois em uma época onde a consciência ambiental das pessoas é transmitida diretamente para as marcas que consomem diariamente, ou seja, a população está mudando seus hábitos e passando consumir produtos
 de empresas que tenham uma responsabilidade social e ambiental durante a produção dos bens de consumo.
Bibliografia 
http://www3.ethos.org.br/conteudo/gestao-socialmente-responsavel/meio-ambiente/#.VhQdIuxViko 06/10/2015
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade 06/10/2015.
http://www.nuredam.com.br/files/documentos_mec/mma/gestao_ambiental_compartilhada_MMA.pdf 06/10/2015
http://www.academiadetalentos.com.br/05.pdf 06/10/2015
http://www.mundocarreira.com.br/administracao/responsabilidade-social-e-ambiental-nas-empresas/ 06/10/2015
Ciências do Ambiente 	Página 1

Continue navegando

Outros materiais