Buscar

Politica Ambiental Av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0206_AV1_201402184311 » POLÍTICA AMBIENTAL GLOBAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201402184311 - VANESSA DOS SANTOS
	Professor:
	MARCELO CASTELO BRANCO REIS
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 9,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 19/04/2016 14:38:59
	
	 1a Questão (Ref.: 201402324867)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A fim de compreender melhor a relação do homem com o planeta e caracterizar as estruturas de interação social com os recursos ambientais, diversos autores trabalham a idéia de 2 ambientes distintos, sendo o primeiro o ambiente natural e o segundo o ambiente social. A degradação ou a "questão ambiental" nasceria, portanto, da difícil relação entre esses escopos ambientais. Por isso é CORRETO afirmar que:
		
	
	ao se estabelecer em comunidades, o homem naturalmente substituiu o ambiente natural pela ambiente social, sem prejuízo para as partes.
	
	a incapacidade do homem em reveter as forças da natureza acaba por manter o ambiente natural sempre em vantagem em relação aos ambientes sociais, mesmo com os avanços da tecnologia.
	
	é possível uma perfeita relação entre ambientes naturais e ambientes sociais, para tanto basta que o segundo abdique de qualquer premissa de desenvolvimento industrial e econômico.
	
	o estabelecimento de comunidades não foi visto como uma ameaça ao meio ambiente a medida que as transformações na relação homem/natureza só começaram a se intensificar no séc. XX.
	 
	tradicionalmente o equilíbrio entre os ambientes naturais e sociais nunca aconteceu, por isso temos um cenário de degradação no primeiro escopo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402324875)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O termo mudança global, para indicar as consequências da atuação humana sobre o meio ambiente, começou a ganhar espaço após divulgações científicas, em torno da década de 1970, segundo as quais as emissões de gazes poderiam alterar a química da atmosfera, resultando em chuvas ácidas, aumento da exposição aos raios ultravioletas do sol e o aquecimento global por conta do efeito estufa"(PRESS, JORDAN, p. 585-98, 2006). Dessa forma, podemos dizer que:
		
	
	como tais mudanças estão em observação há cerca de 40 anos apenas, a própria evolução tecnológica deverá permitir uma solução para as consequências da ação do homem sobre o meio ambiente.
	
	o que diferencia o séc. XX de todos os períodos anteriores é que apenas com o surgimento das organizações internacionais - como a ONU - o tema ambiental passa a ser visto e compreendido pelos Estados e sociedades civis.
	
	o tema não ultrapassou as esferas civis da sociedade, pois praticamente nada foi debatido internacionalmente através das grandes organizações.
	 
	na década de 1970 houve, enfim, a constatação científica e acadêmica sobre uma histórica relação desequilibrada entre o homem e a natureza.
	
	as publicações científicas da década de 1970 foram documentos de comprovação das preocupações já manifestadas pelos Estados mais industrializados desde a virada do séc. XIX, por isso não tiveram um efeito decisivo nas orientações de políticas públicas para o setor.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402324944)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Conferência de Estocolmo demonstra que os países pobres ou em desenvolvimento são os que detêm as maiores reservas de recursos naturais e estão destruindo-as rapidamente para pagar suas dívidas externas. Por outro lado, em Estocolmo fica claro que os países ricos são os grandes consumidores desses recursos e, portanto, os maiores responsáveis pela manutenção do equilíbrio ambiental e preservação das espécies. Dessa forma, sugere-se que:
		
	 
	Países ricos e pobres atuem em cooperação no sentido de produzir bens de consumo que não tenham impacto relevante sobre o meio ambiente.
	
	Os fluxos de comércio entre os países ricos e pobres sejam redirecionados apenas para as nações preocupadas com a sustentabilidade ambiental em seus processos industriais.
	
	Os países ricos usem de seu poder político e econômico para pressionar os Estados menos desenvolvidos e com vastos recursos naturais a adotar tecnologias limpas.
	
	Os países pobres preservem seus ecossistemas e importem produtos de consumo e bens de serviços dos países ricos, onde as reservas de recursos naturais já foram degradadas no séc. XIX.
	 
	Os países pobres construam modelos de desenvolvimento não-predatórios e os países ricos os ajudem nessa tarefa através de verbas e tecnologias de baixo impacto ambiental.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402325126)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Numa demonstração bastante evidente de que os problemas ambientais despertam enorme preocupação em todo o mundo, vários são foram os encontros realizados para tratar do tema, tais como a Conferência do Meio Ambiente em Estocolmo em 1972 e a ECO-92, no Rio de Janeiro. Sobre as questões ambientais, analise as seguintes informações:
I. Como apontam diversos relatórios científicos, a chamada ¿crise ambiental¿ é resultado direto da Revolução Industrial e do alto grau de desenvolvimento econômico, poir isso atinge exclusivamente os países ricos, já que os países pobres tem baixíssima ou nenhuma capacidade industrial praticamente;
II. As últimas décadas do século passado conheceram uma série de propostas dos países ricos de superação dos problemas ambientais a partir de uma modificação da matriz energética e nos modelos de produção industrial, propostas estas que não contaram com o apoio de todas as nações pois ameaçariam o desenvolvimento dos países pobres;
III. Por gerar problemas localizados e regionais, as organizações internacionais encontram grande dificuldade em conscientizar as nações sobre os riscos da degradação ambiental;
IV. Mesmo cientes dos riscos ao meio ambiente, o desenvolvimento industrial é visto como prioridade absoluta pelos países pobres, por isso a crítica de que o conceito de desenvolvimento sustentável não pode ser aplicado de maneira uniforme a todas as nações.
Estão CORRETAS as opções:
		
	 
	II e IV
	
	III e IV
	
	I, II e IV
	
	I, II e III
	
	I e III
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402324935)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos mais importantes nomes quando tratamos dos primeiros debates internacionais sobre o tema ambiental é o de Ignacy Sachs, acadêmico presente na Conferencia Preparatória para a I Conferencia Mundial do Meio Ambiente da ONU e responsável pela indicação da idéia do eco desenvolvimento, que significa:
		
	
	Um conceito mais tarde compreendido como "desenvolvimento sustentável", e que busca usar dos avanços tecnológicos para a preservação do meio ambiente.
	
	Uma abordagem econômica sobre o meio ambiente, mostrando a relação existente entre democracia, subdesenvolvimento, ecologia e degradação dos recursos naturais.
	 
	Um modo de desenvolvimento compatível com a renovação dos recursos naturais a fim de garanti-los às gerações futuras.
	
	Uma radical abordagem sobre os riscos do desenvolvimento sobre o meio ambiente, apontando, portanto, o fim do capitalismo como única saída para o equilíbrio do planeta.
	
	Uma visão resultante dos debates capitalistas sobre desenvolvimento sustentável e a necessidade de frear o consumo predatório das populações de países ricos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402437083)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A expansão desenfreada do capitalismo promovendo o crescimento econômico mundial ao longo das décadas de 1950 e 1960 trouxeram à tona uma principal preocupação. Assinale a alternativa que representa esta preocupação:
		
	 
	a sustentabilidade dos recursos naturais e as condições ambientais de vida na Terra num futuro próximo.
	
	a melhora da economia mundial para desenvolvimento tecnológico
	
	os investimentos na ciência sem retorno real e imediato
	
	a disponibilidade de mão de obra qualificada
	
	a piorano índice de desenvolvimento humano
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402324967)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico, sobretudo por parte dos países pobres cujas populações ainda vivem às margens das condições de consumo dos países ricos. Dessa forma, é CORRETO dizer que:
		
	
	Há uma forte resistência por parte dos países pobres em relação à aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável, para eles a medida pode se tornar a legitimação de um obstáculo ao desenvolvimento das nações subdesenvolvidas.
	
	Ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente, e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.
	
	Os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia de desenvolvimento sustentável, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
	 
	Se deve buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis para a satisfação das necessidades essenciais das gerações atuais e garanta as necessidades futuras.
	
	Como colocam os preservacionistas, o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402324963)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Através do texto "Nosso Futuro Comum", o conceito de desenvolvimento sustentável é finalmente formalizado e levado ao âmbito global como "saída" para a degradação ambiental, diferente da proposta feita anteriormente pelo Clube de Roma, onde o crescimento zero foi colocado como opção única para interromper a destruição do meio ambiente. Assim sendo, é CORRETO dizer:
		
	 
	Há uma forte influência do pensamento conservacionista na construção conceitual de desenvolvimento sustentável, isso porque aceita-se a necessidade de satisfação das gerações atuais, mas respeitando as demandas das gerações futuras.
	
	Segundo o relatório, o conceito de desenvolvimento sustentável é compatível apenas com a realidade econômica e social dos países ricos, pois aos pobres poderia significar um entrave ao desenvolvimento nacional.
	
	Buscando isentar os países pobres de qualquer responsabilidade sobre a degradação ambiental, o conceito de desenvolvimento sustentável se tornou possível apenas aos países de grande desenvolvimento econômico e industrial, cujas tecnologias estão aptas a atuar com menor impacto ambiental.
	
	Não podemos pensar em desenvolvimento sustentável sem o crescimento econômico dos países pobres, isso porque o requisito básico para o respeito ao meio ambiente é atingir os mesmos níveis de consumo e conforto dos países ricos e desenvolvidos.
	
	Há uma ampla convergência entre o pensamento desenvolvimentista e a formação conceitual de desenvolvimento sustentável, o que pode ser verificado pela continuidade dos antigos processos industriais e de extração de recursos naturais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402325091)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A dinâmica ambiental e a interação entre o que se entende por "mundo" e "planeta" se expressa pelo comportamento dos elementos da natureza, bem como pelos aspectos sócioeconômicos da sociedade. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmações:
I. A relação entre a sociedade e a natureza representa um conjunto fundamental para a compreensão das análises sócioambientais do espaço geográfico;
II. O processo de desmatamento pode ocasionar o rompimento do ciclo biológico natural, por outro lado, tais transformação não recebem influências das atividades humanas;
III. Como agente de transformação nas relações entre os homens e destes com a natureza, a industrialização implicou na urbanização baseada na degradação ambiental, adotando medidas de alto impacto ambiental;
IV. Nos países desenvolvidos o processo de urbanização e industrialização foi acompanhado de uma legislação voltada para a proteção dos recursos naturais, por isso, mesmo nos dias atuais, a emissão de poluentes nessas regiões mais ricas do globo é amplamente menor.
Estão CORRETAS as opções:
		
	 
	I e III
	
	I e IV
	
	I, III e IV
	
	I e II
	
	II e IV
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402325100)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os debates teóricos sobre a questão ambiental serviram de base importante para a construção de relatórios e para dar respaldo a trabalhos acadêmicos ao longo da segunda parte do séc. XX. A respeito da conservação e da preservação do meio ambiente, foram apresentadas as proposições seguintes:
I. Conservar, ou conservação dos recursos naturais, significa não aproveitar, isto é, guardar ou preservar;
II. A idéia de preservar normalmente implica tombar ou estabelecer um patrimônio cultural-ecológico;
III. A questão ambiental era mais importante, em nível internacional, durante a ordem bipolar, de 1945 a 1991;
IV. A biodiversidade é um assunto que ganhou crescente destaque nas discussões ambientais, a partir da Terceira Revolução Industrial.
Estão CORRETAS as proposições:
		
	
	I, II e IV
	
	II e III
	 
	II e IV
	
	I e III
	
	I e IV

Continue navegando