Buscar

A radiologia digital-

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Radiologia digital e informatização
A radiografia digital se baseia nos mesmos princípios de emissão de raios-x e de sua interação com o organismo humano. A diferença está apenas em como os raios-x atravessam a matéria serão capturados e processados de modo a gerar a imagem, nesse caso, não há necessidade do uso de placas de filme ou do processo de revelação.
Na radiografia digital direta, o raios-X são capturados por uma placa de circuitos sensíveis à radiação que gera uma imagem digital e a envia ao computador na forma de sinais elétricos. Uma vez no computador, a imagem pode ser processada, enviada para os profissionais de saúde, armazenadas ou até mesmo impressas. Já na radiografia digital indireta, os raios são capturados por uma placa de fósforo que precisa ser escaneada a fim de que a imagem seja transmitida ao computador. A partir daí, ela pode ser processada e destinada para os mais diversos locais, da mesma forma que a radiografia direta.
Sendo superior em relação à nitidez, ao contraste, aos detalhes e à diferenciação de densidades, a imagem gerada pelo sistema digital exige uma exposição menos rigorosa à radiação do que a radiografia convencional. E só isso já reduz os riscos do exame para o paciente, além de tornar o ambiente de trabalho mais seguro para o profissional. Fora isso, como a imagem é imediatamente gerada no computador, pode ser rapidamente encaminhada para o médico radiologista. Esse profissional logo emite o laudo para um especialista remoto ou para o médico responsável pelo paciente dentro da instituição, que já pode então diagnosticar e iniciar o tratamento adequado, trazendo assim maior agilidade e eficiência a todo o processo de cuidado.
Toda essa mobilidade do arquivo digital da radiografia é facilitada ainda pelo Sistema Digital de Arquivamento e Comunicação (PACS) integrado ao Radiology Information System (RIS), utilizado em todo o mundo pelos serviços da área médica, seguindo os padrões de qualidade estabelecidos pelo Digital Imaging and Communications in Medicine (DICOM). Assim, a instituição economiza no quesito tempo de processamento e transporte, ganhando produtividade.
Outra grande vantagem da radiografia digital se vê pela possibilidade de processamento da imagem no computador, o que permite o ajuste do contraste, a equalização por histograma e até mesmo a subtração de imagens de forma a favorecer a identificação de lesões. Tudo isso sem o uso de filmes e substâncias poluentes, o que torna a radiologia digital bem mais sustentável. 
Quais as desvantagens da radiografia digital?
Por ser uma tecnologia relativamente recente, a radiografia digital demanda um investimento maior em termos de equipamentos e de atualização dos técnicos, que devem estar aptos para lidar com o processamento da imagem no computador.
 A informatização, Ferramentas digitais são usadas para tornar a rotina de trabalho e o encaminhamento de pacientes mais ágil e otimizado. em contra partida, a empresa precisa investir na informatização de todos os envolvidos para que estejam aptos para lidar com o novo.

Continue navegando