Buscar

Texto Neuroanatomia

Prévia do material em texto

SISTEMA NERVOSO
Anatomicamente o sistema nervoso é dividido em sistema nervos central e sistema nervoso periférico.
O Sistema Nervos Central (SNC) é a parte do sistema nervoso composto pelo Encéfalo e pela Medula Espinhal.
O Sistema Nervoso Periférico (SNP) é a parte do sistema nervoso que estuda os nervos.
Sistema Nervoso Central
O sistema nervos central localizado no neuro-eixo é composto pelo Encéfalo e pela Medula Espinhal.
O encéfalo localiza-se no interior do crânio. Ele é composto pelo bulbo, ponte, mesencéfalo, cerebelo e pelo cérebro.
A medula espinhal localiza-se no interior da coluna vertebral.
Cérebro ou Telencéfalo
O cérebro é o órgão mais volumoso do encéfalo e a parte mais importante do sistema nervoso humano, pois controla toda a nossa atividade voluntária e a maioria das funções involuntárias do organismo, encarregando-se igualmente dos processos mentais (inteligência, memória, etc.). Tem uma estrutura muito complexa, pois é formado por milhões de neurônios, cujos grupos de células agrupam-se em vários setores, constituindo a denominada substância cinzenta, enquanto os restantes setores são compostos essencialmente por fibras nervosas revestidas pela mielina que nasce dos mesmos ou chega até eles provenientes de outras zonas, formando a denominada substância branca.
O cérebro está situado no crânio e encontra-se adaptado a sua superfície interna, tendo a face superior convexa e a face inferior plana e irregular. Está dividido em duas metades simétricas: os hemisférios cerebrais. A sua superfície é muito irregular, pois o córtex cerebral apresenta diversos giros e sulcos. Alguns sulcos dividem os hemisférios cerebrais em lobos, cujo nome corresponde ao osso do crânio que os reveste: os lobos frontal, parietal, temporal e occipital. Cada lobo é sulcado por fissuras menos profundas, que delimitam longas zonas denominadas giros.
O lobo frontal localiza-se à frente do sulco centra. Neste lobo existe o giro pré-central e o sulco pré-central principal área da motricidade.
Lobo parietal localiza-se entre o sulco central e o sulco pós-central. Neste sulco localizam-se o sulco pós-central e o giro pós-central principal áreas da sensibilidade.
	O lobo temporal localizado abaixo do sulco lateral é responsável pela audição.
O lobo occipital localizado atrás do sulco parieto-occipital, possui o sulco calcarino que é a principal área da visão.
 Na face medial do cérebro existe o corpo caloso que a estrutura formada por substância branca que tem a função de unir os hemisférios cerebrais.
Acima do corpo caloso existe o giro cíngulo que está relacionado com as emoções.
Diencéfalo
Localiza-se acima do Mesencéfalo. Na região central do Diencéfalo existem os tálamos que são duas massas ovais que estão relacionadas com a dor.
Os tálamos dividem o Diencéfalo em regiões, sendo que o Hipotálamo é a região do Diencéfalo localizada abaixo dos tálamos.
Na região do Hipotálamo localiza-se a glândula hipófise que possui dois lobos: o lobo anterior é chamado de adeno-hipófise e o lobo posterior é chamado de neuro-hipófise. A hipófise é considerada a glândula mestre do corpo , porque os hormônios que ela produz comanda as demais glândulas do corpo. Também, no Hipotálamo localiza-se o centro da fome, da sede e da temperatura corporal.
Na região posterior do Diencéfalo localiza-se a glândula Pineal que secreta a melatonina que está relacionada com ciclo de sono-vigília.
Tronco Cerebral
O tronco cerebral é constituído pelo bulbo, ponte e o mesencéfalo. 
Mesencéfalo
O Mesencéfalo é a estrutura superior do tronco cerebral. Na face anterior do mesencéfalo estão localizados os pedúnculos cerebrais direto e esquerdo que fazem a união do mesencéfalo com o cérebro. Na face posterior existe a lâmina quadrigêmina que é constituída pelos colículos superiores e inferiores.
Ponte
A Ponte é a estrutura mediana do tronco cerebral localizada entre o bulbo e o mesencéfalo.
Bulbo
O Bulbo é a estrutura inferior do tronco cerebral. No centro da face anterior existe a fissura mediana anterior, que é continuação da medula espinhal; e no centro da face posterior existe o sulco longitudinal posterior . No bulbo localiza-se o centro respiratório que comanda a respiração.
Cerebelo
O cerebelo localiza-se abaixo do cérebro e atrás do tronco cerebral. Tem uma forma semelhante a de uma borboleta, sendo composto por duas porções laterais, os hemisférios cerebelares, separados por uma parte central denominada vérmis. Tal como o cérebro, o cerebelo também apresenta uma região chamada córtex que tem coloração cinzenta e localiza-se na periferia; e uma região central de substância branca, chamada região medular. O cerebelo é responsável pelo equilíbrio, postura e coordenação dos movimentos.
Medula Espinhal
A medula espinhal localiza-se no interior da coluna vertebral e possui dois limites: o limite superior é o forame magno e o limite inferior é o espaço entre L1 e L2.
A medula espinhal não possui a mesma largura desde o início até o final sendo mais larga próxima do limite superior e a medida que se aproxima do final fica estreita terminando no cone medular.
Abaixo do limite inferior existe a cauda equina que é uma estrutura formada pelas raízes nervosas.
Na região central da face anterior da medula espinhal existe a fissura mediana anterior e na face posterior existe o sulco longitudinal posterior.
Externamente a medula espinhal possui coloração branca e internamente possui coloração cinza.
A estrutura interna da medula espinhal formada por substância cinza é o H medular, que é composto pelo cornos anteriores direito e esquerdo que tem função motora(responsável pelos movimentos) e pelos cornos posteriores direito e esquerdo que são responsáveis pelas sensações(dor, calor, frio).
As regiões de substância branca da medula espinhal são chamadas de funículos.
A medula espinhal é responsável pelos reflexos.
Líquor ou Líquido Cerebroespinhal
O líquor banha o sistema nervoso central. Ele é produzido pelos plexos coróides no interior dos ventrículos do sistema nervoso central. Fisiologicamente o líquor tem trajeto unidirecional: o líquor produzido nos ventrículos laterais, desce para o III ventrículo e depois passa para o IV ventrículo. Do IV ventrículo o líquor passa para o espaço subaracnóideo onde irá circular pelo encéfalo e a medula espinhal.
Meninges
	As meninges são membranas que revestem e protegem o encéfalo e a medula espinhal.
	Existem três meninges:
Dura-màter: é a meninge mais externa e mais espessa.
Aracnóide: localiza-se abaixo da dura-máter. Ela é a meninge mediana.
Pia-máter: é a meninge mais interna, muito fina que está aderida ao encéfalo e a medula espinhal.

Continue navegando