Buscar

Trabalho Economia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Estácio 
Daniele Maciel Pereira
Matrícula: 201802318216
Moeda
Este trabalho tem como finalidade obtenção da nota do 1° semestre de Fundamentos da Economia.
Professor: Ricardo Jafé.
Carapicuíba
2018
SUMÁRIO
Origem da Moeda ................................................................04; 05
Funções da Moeda ..............................................................05; 06
Oferta da Moeda .........................................................................07
Atualidade / Moedas Virtuais (Bitcoin)..................................08; 09
Conclusão ...................................................................................10
Referências Bibliográfica.............................................................11
Origem da Moeda
A história da moeda está intimamente ligada à história do dinheiro e das trocas comerciais, especialmente no que diz respeito à passagem de uma economia baseada na troca direta para outra baseada na troca indireta, a mercadoria era avaliada na quantidade de tempo ou força de trabalho gasta para produzi-la ou até mesmo pela necessidade que o "comprador" tinha por determinada mercadoria. A moeda surgiu em diversas civilizações, com diversas formas de representação do valor monetário: conchas, o sal, o ouro, a prata etc..por volta de 2.000 a.C. . Em um sentido mais especifico, a palavra moeda refere-se à aparição de pedaços de metal estilizados e cunhados por uma instância governativa. A função das moedas metálicas e, posteriormente, do papel moeda, foi facilitar as trocas comerciais.
De uma forma geral cada nação possui a sua moeda, existe algumas moedas utilizadas em macrorregiões do mundo como o Euro que é uma moeda única usada pelos países que fazem parte da União Europeia. O uso do Euro facilita as transações comerciais entre os países membros além da circulação dos europeus pelos diferentes países.
O Euro (€) é a moeda utilizada por 19 dos 28 estados-membros da União Europeia. Os países que constituem a chamada zona Euro são: Áustria, Letônia, Eslovênia, Grécia, Estônia, Alemanha, Luxemburgo, Portugal, Bélgica, Eslováquia, Irlanda, Itália, Finlândia, Chipre, Países Baixos, França, Lituânia, Espanha e Malta.
Essa moeda é utilizada também por instituições que fazem parte da União Europeia além de outros países europeus. O uso dessa moeda também se dá em territórios ultramarinos que fazem parte da União Europeia. Depois do dólar dos EUA, o Euro, é a segunda moeda de reserva, ou seja, a segunda moeda mais usada em transações no mundo.
A nomenclatura de “Euro” começou a ser usada no dia 16 de dezembro de 1995. Ocorreu a introdução do euro nos mercados financeiros do mundo substituindo então a Unidade Monetária Europeia (ECU). A circulação das moedas e das notas de euro começou no dia 1° de janeiro de 2002.
A moeda oficial dos Estados Unidos é dólar que tem sua emissão feita pelo país e é utilizado em todo o mundo seja para reservas internacionais como para a circulação. O controle da sua emissão é feito pela Reserva Federal dos Estados Unidos.
A moeda oficial do Brasil é o Real que se estabeleceu depois de serem realizadas diversas trocas de moedas. O país já teve moedas com réis, passou para cruzeiro, então virou cruzeiro novo, seguiu para cruzado, então se tonou cruzado novo, retornou ao cruzeiro e o por fim foi cruzeiro real.
O Plano Real foi adotado no dia 1° de julho de 1994 junto com uma redução bem significativa das taxas de inflação que ajudou a fazer da moeda brasileira mais estável. 
O Real conseguiu se estabelecer como a segunda moeda mais negociada na América Latina e a quarta mais negociada de todas as Américas.
A libra esterlina é chamada de pound popularmente estilo formal. Trata-se da moeda usada oficialmente no Reino Unido desde o dia 15 de fevereiro de 1971. Com o uso do sistema decimal a sua divisão é feita em 100 pence que tem o seu singular como penny. 
A libra esterlina tem sua emissão feita por mais de um banco, contudo, o padrão é um só. Os bancos da Escócia e da Inglaterra trabalham de maneira coordenada mesmo que o comando e controle de política econômica estejam a cargo somente do banco inglês. Como a libra esterlina utiliza o ouro como padrão é considerado a moeda de circulação mundial mais valorizada chegando até mesmo passar o dólar dos Estados Unidos e o Euro.
Funções da Moeda
A moeda tem diversas funções reconhecidas, que justificam o desejo de as pessoas a reterem (demanda):
Meio de troca: A moeda é o instrumento intermediário de aceitação geral, para ser recebido em contrapartida da cessão de um bem e entregue na aquisição de outro bem (troca indireta em vez de troca direta). Isto significa que a moeda serve para solver débitos e é um meio de pagamento geral.
Unidade de conta: Permitem contabilizar ou exprimir numericamente os ativos e os passivos, os haveres e as dívidas. Esta função da moeda suscita a distinção entre preço absoluto e preço relativo. O preço absoluto é a quantidade de moeda necessária para se obter uma unidade de um bem, ou seja, é o valor expresso em moeda. O preço relativo exige que se considerem dois preços absolutos, uma vez que é definido como um quociente. Assim, P1 e P2 designam os preços absolutos dos bens 1 e 2, respectivamente. P1/P2 é o preço relativo do bem 1 expresso em unidades do bem 2. Ou seja, é a quantidade de unidades do bem 2 a pagar por cada unidade do bem 1.
Reserva de valor: A moeda pode ser utilizada para acumulação de poder aquisitivo, a usar no futuro. Assim, tem subjacente o pressuposto de que um encaixe monetário pode ser utilizado no futuro. Isto porque pode não haver sincronia entre os fluxos da despesa e das receitas, por motivos de precaução ou de natureza psicológica. A moeda não é o único ativo a desempenhar esta função; o ouro, as ações, as obras de arte e mesmo os imóveis também são reservas de valor. A grande diferença entre a moeda e as outras reservas de valor está na possibilidade de mobilização imediata do poder de comprar (maior liquidez), enquanto os outros ativos têm de ser transformados em moeda antes de serem trocados por outro bem. 
 Sachs e Larrain (2000) observam ainda que, em períodos de alta inflação, a moeda deixa de ser utilizada como reserva de valor, mas, em outros casos (embora haja ativos tão seguros quanto a moeda mas que rendem juros), ela é preferida como reserva de valor por alguns grupos (especialmente aqueles que realizam atividades ilegais), pois mantém o anonimato de seu dono - ao contrário, por exemplo, dos depósitos a prazo, que podem ser facilmente rastreados.
Oferta da moeda
A oferta de moeda (em inglês, “money supply”) pode ser definida como o estoque total de moeda na economia, geralmente o estoque de M1. Se a relação (M1)/ (PIB) for muito grande, os juros tendem a cair e os preços a subir, e se for muito pequena a tendência é oposta. Os bancos centrais controlam a oferta de moeda principalmente através da alteração da taxa de reservas bancárias (uma taxa maior de reservas bancárias reduz a oferta de moeda) e da compra e venda de títulos, mas também através do controle da quantidade de papel moeda emitido.
Atualidade
A prática de troca de moeda mais conhecida como escambo vem se revitalizando com a Internet, através de sites na web para troca on-line de mercadorias e serviços. A troca empresarial, como por exemplo, a utilização do Bitcoin, também vem ganhando espaço, com estimativas atribuindo a ela a circulação em valor equivalente ao de bilhões de dólares anuais. O escambo também tem a tendência de ser utilizado em países onde a moeda oficial está a desvalorizar.
Moedas virtuais (Bitcoin)
Em 2017 ocorreu um boom de moedas virtuais em uma delas é o Bitcoin. Pioneira no segmento, o Bitcoin é, atualmente, a criptomoeda mais famosa do mundo. Utilizada anteriormente por apaixonados por tecnologia, o crescimento da moeda despertou a atenção de investidores em todo
o mundo. 
Assim como o Dólar ou o Real, o Bitcoin é uma moeda. Sua principal diferença, no entanto, é que a sua emissão não é feita por nenhum Banco Central. Na verdade, o Bitcoin não existe no mundo material, então não é possível ver notas de Bitcoin circulando por aí. Criada em 2008, a moeda virtual é gerada por sistemas computacionais de forma descentralizada e criptografada, o que garante a segurança dos dados.
O processo de criação de um Bitcoin é chamado de “mineração”. Em 2009, qualquer pessoa que tivesse o software poderia “minerar”, mas a partir do crescimento da moeda, o número de mineiros de Bitcoin foi reduzido, ficando a tarefa de criar Bitcoins restrita apenas para quem tem computadores com hardware robusto. O sistema foi desenvolvido para que sejam produzidas apenas 21 milhões de unidades em todo o mundo.
Pela fabricação de moedas, os mineradores recebem criptomoedas em troca. Apesar disso, a mineração não é a única forma de adquirir Bitcoins. É possível comprar a criptomoeda em corretoras ou vendendo produtos/serviços em sua troca. Os Bitcoins ficam armazenados em uma carteira virtual, gerada ao usuário no momento de seu cadastro no sistema. Para isso, é emitido ao usuário um endereço com letras e números que deverá ser utilizado para a efetivação das transações. 
Todas as transações podem ser vistas por qualquer pessoa. Transação pública é possível verificar os valores das transferências e os números das carteiras responsáveis pelos negócios. A identidade dos envolvidos, no entanto, se mantém no anonimato. Para isso, todas as transações efetuadas ficam armazenadas no "blockchain", que funciona como um banco de dados descentralizado que utiliza criptografia para identificar todas as movimentações.
Assim como a cotação de moedas tradicionais, o valor do Bitcoin varia de acordo com a demanda. Quanto maior a procura, maior o valor. Apesar das oscilações de cotação, a moeda chegou a atingir o patamar de US$ 18 mil (aproximadamente 59 mil reais).
Ao que tudo indica, o boom do Bitcoin teve alguns fatores como origem. De acordo com especialistas, um dos principais pontos foi à chegada da criptomoeda no mercado financeiro tradicional com a Chicago Board Options Exchange. 
A popularidade do Bitcoin tem aberto espaço para o mercado comum, hoje já é possível encontrar empresas que aceitam a criptomoeda como forma de pagamento. O número de estabelecimentos comerciais que trabalham com moeda virtual ainda é pequeno, mas a tendência é que haja aumento considerável nos próximos anos. Prova disso é que alguns países já estão procurando meios para regulamentar à moeda. 
Conclusão
Antigamente as civilizações de diversos países utilizavam moeda - mercadoria (Conchas, Sal, e etc..) como meio de troca conhecida mais como Escambo. Ou seja, trocavam serviços por mercadorias e até mesmo alimentos. 
Para facilitar o meio de troca, pagar pelos bens e serviços foram criados a Moeda Metálica e papel pelo governo. Foi considerado o instrumento básico para operar no mercado.
A Moeda- Papel tem como função fornecer um padrão para as mercadorias expressarem seus valores cotados no mercado, realizar troca no mercado e reservar o valor da compra e rentabilidade ao longo do tempo.
Como demandamos a moeda ao comprar e vender mercadorias, o governo e o banco central acabam tendo como tarefa controlar essas movimentações através das reservas, na qual é chamado de Oferta da moeda.
Porém nos dias atuais, a tecnologia invadiu a população e inovou a moeda e papel através de moedas virtuais, a mais conhecida e utilizada é o Bitcoin.
 O Bitcoin é uma moeda na qual não se pode tocar, devido estar guardado na carteira do universo digital, todos que possui esta moeda conseguem ver a transação um do outro, ou seja, aberto ao cliente/ usuário. O valor desta moeda virtual varia de acordo com a procura pela sociedade, quanto maior a procura, maior será o valor. No mercado de diferentes países já é possível localizar empresas que aceitam esta moeda como forma de pagamento para obter o produto.
Independente da moeda- papel ou digital o conceito da moeda é o mesmo.
Referencia Bibliográfica
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_moeda 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Escambo
https://canaltech.com.br/criptomoedas/o-que-e-e-como-funciona-o-bitcoin/
https://politicamonetaria.webnode.com.br/moeda/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando